DyslexiPlay: um jogo para auxílio de crianças disléxicas

Data
2022-11-07
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Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que se caracteriza pela dificuldade de associação entre palavras, sua forma escrita e sua forma fonética, que afeta grande parte da população mundial. A dislexia causa dificuldades principalmente para crianças que estão em fase de desenvolvimento, visto que o ensino convencional tem problemas em auxiliar as crianças disléxicas. Com o intuito de ajudar essas crianças disléxicas, este trabalho apresenta a criação de um aplicativo móvel, chamado DyslexiPlay, que utiliza gamificação para o auxílio no ensino de crianças que apresentem características da dislexia. O DyslexiPlay usa técnicas encontradas na literatura da gamificação para ensino de disléxicos, usando de características multissensoriais, como a reprodução da palavra via áudio, ou uma imagem representando a palavra, visa um público que já apresenta certo entendimento de palavras, mas ainda sente dificuldades em reproduzi-las. O DyslexiPlay usa o jogo da forca, um jogo conhecido por seu fator educativo no quesito de leitura e escrita de uma forma lúdica.


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