Perspectiva da educação tecnológica no ensino fundamental: estudo de caso no ensino de robótica no 9º ano
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Embora os últimos anos tenham presenciado avanços significativos quanto à divulgação e reconhecimento da importância da linguagem de programação para diferentes campos do saber, no Brasil, esse universo ainda se mostra restrito a públicos específicos. A ideia de complexidade muitas vezes associada à área da programação talvez explique a quase exclusividade da prática a especialistas, na maioria das vezes, poucos para a demanda. Criar um método de estudo simplificado e interativo é essencial para que para que crianças e jovens comecem a programar. Pesquisas recentes (Canal do Educador) indicam que o uso de computadores na educação beneficia sobremaneira o processo ensino aprendizagem, na medida em que promovem mudanças no paradigma pedagógico. Seguindo essa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é proporcionar práticas educacionais via linguagem de programação a estudantes do ensino fundamental, utilizando para isso uma plataforma de prototipagem. A aplicabilidade dessa tecnologia no ensino de conceitos iniciais tem sido amplamente investigada, no entanto, observa- se certa carência de estudos que avaliem esse instrumento na aprendizagem de conceitos intermediários, ou seja, posteriores aos tópicos introdutórios de programação. Este trabalho buscará analisar a influência do ensino de robótica com Arduino, quando utilizado para resolução de exercícios práticos de programação, em aprendizagens que envolvam raciocínio lógico e interpretação de textos. Para tanto, serão realizadas avaliações diagnósticas para análise quantitativa e qualitativa a respeito da aquisição de conhecimentos e motivação dos estudantes.