Técnico em Informática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- ItemViabilidade de reutilização de dispositivos IPTV para a instalação de softwares do laboratório de informática do IFSP Campus Itapetininga(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-24) Dente Neto, Emilio; Wisnieski, Ramiro Tadeu ; Carriel, Gerson Nunho; Santos, Carlos Henrique da Silva; Rodrigues, Robson Joao GregorioA venda de dispositivos que transmitem canais IPTV e serviços de streaming pagos sem autorização é considerado crime, e com a apreensão, os equipamentos são destruídos e descartados, gerando resíduos e lixo eletrônico. Uma vez que descaracterizados, ou seja, quando seu conteúdo original é removido, o equipamento deixa de ser considerado ilegal, já que não é mais possível usufruir de conteúdo pirata. Esse trabalho tem por objetivo minimizar o impacto ambiental, evitando seu descarte e encontrando nova finalidade a esses dispositivos, descaracterizando-os e instalando os softwares do laboratório de informática do IFSP campus Itapetininga, onde a viabilidade de uso dos programas avaliou-se por testes e pela performance no decorrer das atividades, levando em conta a fluidez e o tempo na execução das ações. Foi feito um benchmark envolvendo o tempo de inicialização e execução com base na performance de hardware de ambos os objetos de estudo, ou seja, entre o computador do laboratório de informática do IFSP campus Itapetininga com o aparelho de IPTV TvBox modelo TX9. Conforme os resultados apresentados, é possível concluir que é parcialmente viável a utilização dos softwares no TvBox do modelo TX9, mesmo observando a diferença de arquitetura de ambos os dispositivos, além de sua compatibilidade e disponibilidade dos programas. Por fim, é complementado com a indicação de soluções alternativas e diferença de performance entre hardwares de diferentes configurações.
- ItemAumento de dados sintéticos: utilizando a biblioteca Keras(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-11-24) Oliveira, Daniella Lima de; Santos, Carlos Henrique da Silva; Wisnieski, Ramiro Tadeu; Rodrigues, Robson Joao GregorioEste trabalho aborda a integração de conceitos de Inteligência Artificial (IA) na educação, particularmente no Ensino Médio, para preparar os jovens para um futuro cada vez mais digital. Com esse intuito, focou-se na aplicação prática do data augmentation, por meio da biblioteca Keras, uma técnica promissora para superar a escassez de dados no aprendizado de máquina. Durante a elaboração deste estudo, o data augmentation foi explorado como uma estratégia para enriquecer conjuntos de dados, com foco em técnicas como rotação e translação. Por fim, os resultados apresentaram imagens sintéticas após rotação e translação, ilustrando a eficácia do data augmentation.
- ItemMeu Game plataforma de jogos para jogadores e desenvolvedores indie(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-28) Martins, Bruno Augusto Quirino Rocha; Rodrigues, Robson João Gregório; Carriel, Gerson Nunho; Almeida Neto, Ari TeixeiraO projeto "Meu Game" é uma plataforma que tem o objetivo de abrigar jogos de desenvolvedores independentes, ou mais conhecidos como indies, a fim de levá-los a novas possibilidades na área de desenvolvimento de jogos. Os desenvolvedores terão suporte gratuito e a escolha de vender seus jogos. Acredita-se que essa ferramenta poderá gerar mais possibilidades para negócios e, além disso, aproximar os usuários, fãs de games, com feedback sobre os produtos publicados. A plataforma é totalmente segura, sem apresentar riscos de vírus ou outras coisas indesejadas no computador do usuário. Os jogos são divididos por temas e categorias. Inicialmente, o download dos jogos poderá ser feito diretamente no computador do jogador. A plataforma contém também um sistema de moedas próprias para facilitar e otimizar as compras dos jogos que precisem ser comprados, tudo para o maior conforto possível. A proposta, em si, é atrair todo o público de jogadores e desenvolvedores em geral.
- ItemIlustra: protótipo de aplicativo de portfólio de ilustradores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-22) Agostinho, Ana Laura; Paques, Paloma Salvia; Welter, Eline Faliane de Araújo; Mania, Flávio; Almeida Neto, Ari TeixeiraEste trabalho tem como objetivo de desenvolver um aplicativo de divulgação de trabalhos de ilustradores digitais, utilizando de portfólios. O objetivo desta plataforma é proporcionar um espaço para que esses artistas possam exibir e consequentemente comercializar suas obras. O método empregado no desenvolvimento, envolve a criação de um ambiente online que permite que ilustradores carreguem suas criações e conversem com o público afim de dialogar e adquirir trabalhos. O aplicativo visa proporcionar aos ilustradores uma oportunidade de divulgar suas criações e conseguirem um alcance maior tanto financeiramente quanto socialmente.