Relatório de Pós-Doutorado

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    Utilização de rede social como ambiente virtual de aprendizagem de temas biológicos para alunos de ensino médio em Sorocaba-SP
    (Universidade de São Paulo (USP), 2023-09-20) La Luna, Alexandre; Ferreira, Rita de Cássia Café
    O projeto Adote é uma plataforma que vem, desde 2013, utilizando a rede social Facebook para ensinar tópicos de microbiologia a alunos de graduação do ICB-USP. Em 2019, a metodologia “Adote um Microrganismo" passou a ser aplicada a alunos do 2o ano do ensino médio integrado ao técnico em administração de empresas do Instituto Federal de São Paulo, campus Sorocaba, como parte deste trabalho de pós-doutorado. Durante a realização do "Adote um Microrganismo" os alunos foram distribuídos em grupos que adotaram diferentes microrganismos: vírus, bactérias, fungos, protozoários ou arqueias. Após a criação dos grupos e, em paralelo às aulas teóricas previstas no plano de ensino, os alunos responderam a desafios propostos pelo professor da turma, postados semanalmente em grupos fechados do Facebook. Os três primeiros desafios continham temas gerais de Microbiologia e eram iguais para todos os grupos. Já os três últimos desafios eram diferentes e específicos para cada microrganismo adotado. A partir das respostas dos alunos, iniciava-se uma discussão nos grupos do Facebook, com o intuito de aprofundar as temáticas trabalhadas, bem como realizar a correção de eventuais erros conceituais. Essa discussão era mediada por alunos de graduação e pós-graduação que haviam atuado no Adote anteriormente e tinham a supervisão do professor da turma. Ao término do período de postagens e discussões, os alunos prepararam a apresentação de seminários e/ou um material de divulgação voltado ao público leigo, a fim de compartilhar os conceitos aprendidos durante a realização do Adote. Como parte do projeto, ainda houve um curso de difusão para os alunos conhecerem na prática os temas discutidos no Facebook e que pudessem ser observados a partir de visitas guiadas a laboratórios do ICB-USP. Foram aplicados questionários anônimos para que os alunos pudessem indicar o que sabiam sobre o microrganismo estudado antes, durante e após o projeto. Os dados demonstraram uma significativa aquisição de vocabulário científico após o término do projeto, com ganhos mantidos inclusive decorridos cinco meses do projeto. Também foram apontadas vantagens do Adote quanto à manutenção da rede de amigos e da continuidade dos estudos, principalmente quando se deu a suspensão das aulas devido à pandemia de Covid19 em 2020, mostrando ser um grande aliado no auxílio no ensino remoto. O projeto Adote se mostrou ainda um importante meio de aproximação entre o mundo da Universidade e da escola pública, com ganhos paratodos os envolvidos.
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    O grafite e suas responsabilidades. Uma ressonância dos processos de aprendizagem: leitura, mediação e crítica
    (Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), 2023) Pilan, Hânia Cecília; Martins, Mirian Celeste Dias
    As representações artístico/culturais e simbólicas do Grafite que se apresentam nas cidades, exigem um expectador “leitor”, em sentido amplo. Para compreender as imagens é essencial desenvolver habilidades de análise crítica, que envolve os elementos visuais (como forma, linha, tom, cor, textura, espaço), bem como a produção de significados que a leitura, compreendida como interpretação, gera na percepção de seu conteúdo/contexto. Verificar como o Grafite é lido por estudantes do Ensino Médio em São Paulo/BR em Madri/ES e em Lisboa/PO, considerando sua potência para compreensão do mundo, da cultura e da sociedade contemporânea foi o objetivo da pesquisa. Após a seleção de imagens de grafites que teve como critérios o lugar de suas instalações (Madri, Lisboa e São Paulo) e as temáticas que aspiravam análises sociais, foram organizados encontros com alunos de Ensino Médio das três capitais, propondo um processo de Leitura e Mediação, que permitia maior tempo de apreciação da obra. A riqueza da pesquisa está no espaço posteriormente aberto para discussão, onde muitos pontos de vista aparecem, ampliando a leituras, permitindo uma visão mais profunda de cada obra apresentada. Foi possível perceber, por meio da mediação cultural com a leitura de Imagens que as falas polissêmicas dos autores dos Grafites, por meio de suas obras foram lidas por todos os alunos, quase que da mesma forma. As impressões dos alunos, no processo que vai das imagens para palavras, frases, textos, cores, formas e poesias, demonstraram apreensão estética, além do senso comum, expondo, a sociedade e a cultura nas quais estão inseridos.
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    Ligand screening of RNA binding proteins acting as potential disease targets in cancer and neurology by weak affinity chromatography
    (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022) Amaral, Bruno Sérgio do; Massirer, Katlin B.
    The Bicaudal C homolog 1 (BICC1) have been identified in more than 250 organisms. Structurally, BICC1 presents three KH domains and a SAM domain, responsible to RNA-binding and protein-protein interactions, respectively. In human, BICC1 were related with kidney dysplasia and associated with depression. Thus, BICC1 constitute an important biological target for drug development. With the aim of expanding the druggable proteome and suggest small molecules to be used as chemical starting points for mapping the protein chemical space and for leading to inhibitors, we proposed to carry out fragment-based drug discovery (FBDD) by weak affinity chromatography coupled to mass spectrometry (WAC-MS). Thus, BICC was immobilized on silica support and used as a stationary phase in capillary columns. According to this strategy, a fragment library composed by 1534 chemical fragments were screened and characterized the potential hits by the affinity constants (KD).