Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Assunto "Ambientes virtuais de aprendizagem"
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- ItemSistema para avaliação de expressões emocionais em ambientes virtuais de aprendizagem(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2022-11-07) Favareto, André Luiz; Bonacin, RodrigoUm dos desafios para professores em educação a distância é conseguir avaliar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) fatores não formais relacionados ao seus discentes, tais como: emoção, envolvimento, empenho, felicidade, frustração, entre outros. Isso é um processo natural da docência que acontece presencialmente com o docente ao interagir com seus alunos. Os AVAs modernos utilizam linguagens formais, como perguntas e respostas, jogos, leituras, entre outros, porém não conseguem reproduzir a avaliação somativa, que leva em conta as reações emocionais que o discente demonstra no ato da aplicação avaliativa. Tendo em vista esse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de softwares capazes de apoiar os docentes na avaliação da expressão emocional dos alunos em atividades avaliativas, tais como a análise das expressões faciais. Com esse apoio, o docente pode aprimorar, por exemplo, suas práticas de ensino e conteúdo, bem como o desenvolvimento dos alunos em atividades remotas. O objetivo deste trabalho é pesquisar e propor uma solução que possa, por meio de ferramentas SCORM (Sharable Content Object Reference Model), integrar AVAs e seus SGA (Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem) com um serviço de Software de Análise de expressão de Emoções (SAE). Este SAE analisa imagens por webcam no momento da realização da atividade remota e o sistema proposto gera relatórios síncronos e assíncronos para proporcionar feedback aos docentes e responsáveis por aplicações remotas. Com isso, espera-se apoiar o docente no entendimento da reação emocional dos alunos em atividades avaliativas e adaptar seu conteúdo para um maior engajamento dos discentes em atividades remotas. A solução proposta foi avaliada por especialistas, alunos e professores em um cenário real de aprendizagem.