Teses e Dissertações dos Servidores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Assunto "Abandono escolar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos para o abandono escolar: uma análise das dinâmicas de aproximação e distanciamento com relação à escola em uma periferia na cidade de São Paulo(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-08) Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Augusto, Maria Helena Oliva; Corrochano, Maria Carla; Oliveira, Régia Cristina; Tomizaki, Kimi AparecidaEsse trabalho investigou os sentidos que os jovens pesquisados atribuíam às suas experiências de abandono, faltas, permanência e retornos à escola, buscando dinâmicas recorrentemente associadas aos contextos de distanciamentos, mas também de aproximações com a instituição, por meio de uma pesquisa predominantemente qualitativa que envolveu indivíduos que residiam no distrito de Pirituba, na zona noroeste da cidade de São Paulo. Dessa forma, tentou compreender diferentes tipos de experiências escolares, entre as quais: situações em que o jovem havia abandonado a instituição e permanecia fora dela; outras em que, após um período de abandono, havia retomado os estudos; circunstâncias em que havia cogitado a evasão, porém, sem consolidar esse plano e; por fim, trajetórias mais regulares, em que o abandono nunca foi ideado ou concretizado. De um ponto de vista teórico, a investigação se apoiou, principalmente, nos conceitos de experiência social (DUBET, 2006) e de experiência escolar (DUBET; MARTUCCELLI, 1998), evidenciando a ideia de experiência não simplesmente enquanto vivência, mas como a atividade cognitiva de dar sentido para aquilo que é vivenciado (inclusive ao processo de escolarização). Com o objetivo de acessar conjunturas heterogêneas de escolarização, a pesquisa abarcou, empiricamente, três colégios estaduais e um federal, localizados em Pirituba, além de indivíduos em situação de evasão escolar. Os procedimentos de pesquisa corresponderam à aplicação de um questionário objetivo nas escolas no ano de 2019, seguido de entrevistas em profundidade com os jovens selecionados a partir desse instrumento e com aqueles que estavam desvinculados das instituições, mas foram acessados indiretamente, além de entrevistas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos. Como resultado, foi possível, em primeiro lugar, observar grande ambiguidade nas ideias de abandono e de evasão escolar, muitas vezes indistintas, do ponto de vista dos jovens, de reprovações por faltas e, portanto, avaliadas como rupturas menos bruscas, o que sugere que a questão seja pensada mais em termos de dinâmicas de aproximação e afastamento do que de abandono e/ou evasão. A partir desse ponto de vista, foi possível destacar sete tipos de movimentos de distanciamento, a saber: certas lógicas vinculadas à decisão por trabalhar; vivências de sofrimento psicológico; experiências de bullying e de isolamento; estabelecimento de uma desconfiança mais pronunciada com relação à escola; aposta no empreendedorismo como caminho alternativo para a realização socioeconômica; sensação de que não se aprende com a instituição e; a perda ou ausência de uma pessoa relevante para o processo de escolarização (sendo esta última inspirada, principalmente, na releitura que Bernard Lahire (2008) realizou a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu (2014). Além disso, outro achado de pesquisa importante, compatível com a literatura mobilizada (MARTUCCELLI, 2007a, 2007b; DUBET, 1994, 2006; SENNET, 2012; EHRENBERG, 2010) foi a tendência à auto responsabilização pelos jovens com relação aos infortúnios que lhes ocorriam, não apenas no que toca ao fracasso escolar, mas a vários aspectos de suas vidas, o que pareceu, quase sempre, contribuir para o afastamento com relação aos estudos. Por fim, a pesquisa identificou também alguns elementos associados ao engajamento com a instituição, bem como duas formas de atribuição de significado positivo para ela: uma primeira, mais comum, em que a escola carrega um valor moral muito forte, sem que isto seja percebido ou racionalizado pelo jovem e, um segundo, menos frequente, mas mais eficaz, em que é criada uma interpretação pessoal e familiar contrária ao ingresso precoce no mercado de trabalho, abarcando a construção de um autoimagem positiva e a disposição para estabelecer planos realistas e bem desenvolvidos para o futuro que incluam a escola, mesmo que haja uma dimensão de crítica à instituição.
- ItemPredição de evasão escolar em cursos de educação profissional técnicos e tecnológicos: abordagem com autoML(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), 2024-03-20) Souza, Raphael Antonio de; Giordano, Carlos VitalO trabalho provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação, aderente ao projeto de pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza – CEETEPS - e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social. O trabalho aborda a predição de evasão escolar em cursos técnicos e tecnológicos utilizando a abordagem com AutoML. A pesquisa objetiva analisar e desenvolver modelo preditivo que identifica antecipadamente a tendência de não conclusão de novos alunos matriculados nos cursos citados, por meio de IA, com o intuito de auxiliar as instituições de ensino na implementação de medidas preventivas e de intervenção. A fundamentação teórica da pesquisa se baseia em teorias de evasão escolar, aprendizado de máquina e autoaprendizado de máquina. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados históricos de alunos, aplicação de técnicas de pré-processamento e engenharia de recursos nos dados, e treinamento e avaliação de modelos utilizando ferramentas de AutoML. Como resultado observou-se que o AutoML foi capaz de gerar diferentes algoritmos de aprendizado de máquina, todos capazes de predizer a evasão com acurácia superior a 70%. Também se observou que predições com dados acadêmicos são mais eficazes. O produto gerado por este trabalho é um software para geração de modelos de AM e predição de evasão, desenvolvido em Python, denominado EvaDetect e registrado no Instituo Nacional da Propriedade Industrial sob o número BR512024000219-7.