Produção Acadêmica e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Acadêmica e Científica por Assunto "Abstração matemática"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUm levantamento algébrico sobre argumentação e provas matemáticas nos diversos níveis de ensino(IFSP, 2023-05-25) Len Shirasu, Kauan; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara de; Oliveira, Francisco deO desenvolvimento da capacidade de argumentação e prova matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que se torne um cidadão capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação as informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados que lhe sejam importantes. Assim este trabalho consiste em apresentar um levantamento da Argumentação e Provas matemáticas elaboradas por alunos ingressantes na licenciatura em Matemática envolvendo tópicos de Álgebra e tratar a sua importância no processo de ensino-aprendizagem e a implementação de provas matemáticas e argumentação na formação docente em matemática no Ensino da Educação Básica. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo a Álgebra, cujo o público alvo foram os alunos ingressantes do IFSP-Campus Itaquaquecetuba do primeiro semestre de 2020 e no de 2022 com a amostra de 30 alunos ingressantes, neste trabalho foi utilizado a análise descritiva dos dados coletados, junto com uma análise similar a análise coesiva manual, que indicou que 66,7% dos entrevistados possuem dificuldades em construir argumentos válidos, e os 33,3% que conseguiram demonstrar e provar, foram aqueles que reconheceram os conceitos de provas e argumentação na resolução do questionário.
- ItemUm levantamento do conhecimento sobre argumentação e provas matemáticas de estudantes ingressantes na licenciatura em matemática(IFSP, 2022-04-14) Nishi, André Jesus Seiji; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Francisco de; D'Almeida, Joice; Chaves, CheienneO desenvolvimento da capacidade de Argumentação e Prova Matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que ele seja capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação às informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados. Assim, este trabalho consiste em apresentar um levantamento do conhecimento da Argumentação e das Provas Matemáticas elaboradas por alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é analisar o conhecimento sobre Argumentação, Demonstração e Provas Matemáticas, relacionados com o tema dos ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal nos estudantes ingressantes na Licenciatura em Matemática. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo problemas da Geometria Euclidiana relacionados com os ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal. O público-alvo foram os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2020, no campus de Itaquaquecetuba do IFSP. A amostra foi de 29 estudantes. Foi feita uma análise coesitiva e descritiva quantitativa/qualitativa com os dados coletados (respostas dos ingressantes). Essa análise mostrou que os ingressantes no curso possuem dificuldades em construir argumentos válidos. Concluiu-se que aqueles estudantes que fizeram uso dos conceitos e técnicas para Argumentação e Provas Matemáticas conseguiram expressar melhor o desenvolvimento realizado nas resoluções dos exercícios.