Práticas para o Ensino Fundamental I
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Navegando Práticas para o Ensino Fundamental I por Assunto "Educação"
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- ItemA intervenção psicomotora como benefício para alunos no Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-08) Silva, Catiane; Silva, Diego; Heeren, Marcelo; Tiggemann, Iara; Lopes Júnior, CarlosA psicomotricidade é uma ciência que vem sendo aprimorada nas últimas décadas. Surgiu na área neurológica com fins medicinais, pois justificava fenômenos clínicos e teve grande êxito ao ser introduzida na educação como apoio para desenvolvimento motor e de caráter. Na atualidade, essa ciência tem sua prática na educação infantil (de zero a cinco anos de idade) dando base ao conteúdo total de sala de aula, sendo o principal pilar da aprendizagem. Entretanto, ao chegar no ensino fundamental I (de seis a dez anos) a abordagem psicomotora é diminuída na rotina do aluno, sobressaindo-se as atividades no papel, com poucas ações interativas e apenas duas horas semanais de educação física. Esta mudança abrupta pode gerar trauma, desinteresse e perda de significado do processo educativo para muitas crianças, o que culmina em dificuldades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a psicomotricidade como intervenção benéfica para alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo teórico queteve sua coleta de dados e pesquisa realizados no prazo de um ano. A sequência de fatos descritos e suas justificativas foram embasados em autores referenciados. Com este trabalho, pretende-se apresentar ao pedagogo a importância acadêmica das atividades e treinos motores, frisar seu apoio no desenvolvimento humano nessa faixa etária, e trazer sugestões de atividades funcionais junto com a teoria na busca de expandir o entendimento sobre o assunto.
- ItemFormação e reconhecimento ao educador: o papel do professor eventual(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-16) Sales, Roseli; Mergulhão, Adriano; Lopes Junior, Carlos; Pereira, GabrielEntre as mais diversas relações de poder existentes na sociedade moderna, é comum que jamais se imagine qualquer tipo de animosidade entre educadores. Esta é, infelizmente, uma verdade vivenciada pelos professores eventuais, substitutos dos professores titulares, em cargos que por vezes sequer são vistos como profissão. Na história da educação, a formação do educador é composta por teorias e vivências que só são possíveis graças às relações entre educadores, o que também se torna uma grande dificuldade. A forma como os colegas e a sociedade vê o professor eventual o inclui em um ramo profissional sem atuação concreta, por apenas um período, como se este fosse somente um guardador de carros enquanto o dono está fora. É, no entanto, no aluno que deve recair o foco de qualquer tipo de estratégia. Se o professor titular se ausenta, o professor eventual tem completas condições de retomar o trabalho e dar continuidade ao processo de aprendizado. Esta, no entanto, é uma tarefa que fica imensamente mais fácil quando existe trabalho em equipe, colaboração da escola e respeito pelo profissional que se dispõe a fazer a tarefa quando o professor titular não tem condições. Considerando, portanto, a importância do educador eventual, esta pesquisa teve como objetivo geral o de analisar qual a real contribuição do professor eventual no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos definidos buscaram Compreender a história da educação no Brasil para determinar em que momento o professor eventual foi inserido entre os atores do processo pedagógico; Analisar a necessidade e a demanda do professor eventual, assim como o seu reconhecimento, no processo histórico educacional; Mapear estratégias que possam contribuir para reflexão acerca de como sua força de trabalho poderia ser melhor utilizada. É possível dizer que, tanto objetivo geral como específicos foram alcançados durante a elaboração, já que foi possível vislumbrar a imagem do professor eventual como um importante ator no processo educacional, compreendendo também quais as principais dificuldades desse profissional e os meios possíveis para tornar o seu trabalho ainda mais efetivo.