Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Publicador "Universidade de Taubaté (UNITAU)"
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- ItemCapacitação e Lean Construction para profissionais de arquitetura, engenharia e construção(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2022-10-18) Costa, Jonas Leite; Hamzagic, Miroslava; Coelho , Érica Josiane; Corrêa , Valesca AlvesA adoção da filosofia Lean na Construção Civil tem se apresentado como uma oportunidade para a racionalização dos processos e para o aumento de competitividade das organizações. Para que essa perspectiva de produção possa ser implementada, é necessário que haja a capacitação de profissionais, a fim de que possam conhecer, entender e aplicar os princípios e ferramentas Lean nas diferentes atividades da Construção Civil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de curso para a capacitação de profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção em conceitos do Lean Construction. Para atingir o objetivo proposto, foram, inicialmente, realizadas revisões de literatura e uma pesquisa documental com o intuito de obter uma base de conhecimentos sobre os assuntos envolvidos na pesquisa. A partir desses conhecimentos, foi construída a proposta preliminar do projeto de curso de qualificação e foi elaborado e validado um questionário para avaliar essa proposta. Com base no questionário validado, foi realizada a avaliação do projeto de curso por especialistas. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o projeto obteve uma boa avaliação geral, contudo, foram identificados aspectos a serem melhorados. Desse modo, buscou-se atender às sugestões realizadas pelos especialistas, a fim de melhorar a qualidade do projeto e torná-lo mais completo. Por meio deste trabalho, verificou-se que a capacitação em Lean Construction pode ser realizada com o auxílio de um curso de qualificação profissional que ofereça oportunidades de compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais da indústria e acadêmicos, de forma que essa cooperação possa fomentar o desenvolvimento científico e a disseminação da filosofia Lean na Construção Civil. Assim, espera-se que o projeto de curso proposto possa ser colocado em prática, de modo a contribuir para que profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção obtenham ganhos de produtividade, qualidade e segurança nas construções em que atuam. Além disso, a participação no curso poderá proporcionar oportunidades de networking e trocas de experiências, contribuindo para o desenvolvimento profissional e maior empregabilidade.
- ItemDesenvolvimento de um dispositivo eletromecânico para troca automática de ferramentas em centros de torneamento CNC(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2005) Neves, José Antonio; Sousa, João Sinohara da Silva; Sousa, João Sinohara da Silva; Reis, Luiz Octávio Mattos dos; Souza, Antônio Carlos deO trabalho aqui apresentado teve como objetivo o desenvolvimento e implementação de um dispositivo eletromecânico para a troca automática de ferramentas em um centro de torneamento Controlado Numericamente por Computador (CNC), totalmente independente do seu controle eletrônico. Foi projetado, fabricado e testado um protótipo visando a obtenção de uma versão financeiramente mais acessível que a fornecida como opcional pelo fabricante e que não necessitasse de alterações em partes mecânicas ou eletrônicas da máquina em estudo. Na máquina escolhida para a implantação deste dispositivo a troca das ferramentas é feita manualmente, dependendo da necessidade da peça a ser executada. Esse procedimento se torna cansativo, perigoso, não condizente com uma máquina CNC e impede que esta possa pertencer a um sistema integrado com outras máquinas controladas numericamente. Foram estudados e comparados motores, microcontroladores e sistemas de transmissão com o objetivo de encontrar o melhor desempenho ao menor custo possível para todo o conjunto, obtendo-se um sistema de troca automática de ferramentas que atendesse totalmente as expectativas e necessidades de operação do torno escolhido.
- ItemO processo de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos Currículo em Ação e Aprender Sempre destinados ao Ensino Médio(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2023-10-30) Castilho, Andreia Aparecida Catadori Rodrigues; Pinto, Adriana Cintra de Carvalho; Paula, Orlando de; Pinto, Adriana Cintra de Carvalho Pinto; Paula, Orlando de; Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia; Kozma, Eliana Vianna Brito; Ferreira, Geraldo GenerosoEsta pesquisa aborda os processos de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos oficiais denominados Currículo em Ação e Aprender Sempre distribuídos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Médio a partir de 2021. Como professora da rede estadual, me vendo diante desses materiais, sabendo que eles seriam de uso praticamente obrigatório em toda a rede e, portanto, responsáveis pela educação de milhões de jovens em todo o estado; conhecendo a dificuldade dos estudantes do Ensino Médio no quesito produção de textos, especialmente no que diz respeito a mecanismos de coesão, estabeleci como objetivo geral dessa pesquisa investigar as características das atividades relativas à coesão textual propostas nos Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação. Especificamente, este trabalho busca: 1) identificar de que forma e com que frequência os Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo propõem atividades para a aquisição de conhecimentos relativos à coesão textual no EM; 2) avaliar se as atividades propostas no material têm potencial para contribuir para a aquisição de conhecimentos linguístico-discursivos imprescindíveis para o desenvolvimento da competência escritora; 3) verificar se as atividades estão em consonância com as prescrições da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à coesão textual. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se na concepção sociointeracionista discursiva da linguagem e nos estudos da Linguística Textual sobre a coesão textual e os processos de referenciação e sequenciação, tendo sua base em Koch (2006) e Koch e Elias (2008, 2015, 2017), dentre outros estudiosos desse tema. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo interpretativo. Os resultados mostram que os materiais, apesar de abordarem com frequência mecanismos de coesão e disponibilizarem atividades em todas as séries praticamente o ano todo, a coleção Currículo em Ação demonstrou-se deficitária na primeira série. O material Aprender Sempre, embora tenha apresentado um número maior de atividades para esta série, oferece exercícios mais consistentes na segunda série. Além disso, as atividades não apresentam variedade, encontram-se espalhadas pelas unidades de ambos os materiais que não apresentam nenhuma sistematização teórica sobre o tema e nem mesmo reconhecem os mecanismos de coesão como processos de referenciação e sequenciação. Os materiais atendem parcialmente as prescrições da BNCC (Brasil, 2018), deixando de abordar prescrições relativas à progressão temática, organização tópica, e aprofundamento nos processos de referenciação. Espera-se que esta pesquisa possa dar mais visibilidade sobre o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o bom desempenho da produção textual escrita, procurando jogar luz sobre a forma como os mecanismos coesivos vêm sendo explorados nesses materiais, se as atividades propostas contribuem para que os estudantes possam sanar suas dificuldades de escrita e desenvolver estratégias que os ajudem a estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições, promovendo progressões e estabelecendo o máximo de coesão e coerência nas suas produções.