Teses e Dissertações dos Servidores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCibersegurança na indústria 4.0: aplicação de técnicas de mineração de processos para análise de vulnerabilidades e ameaças a dispositivos da Internet das coisas.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-10-27) Queiroz, Michel Santos.; Nakamoto, Francisco YastamI; Kaneshiro, Percy Javier IgeI; Toufen, Dennis Lozano; Melo, José Isidro GarciaO paradigma da indústria 4.0 trouxe à tona significativas mudanças e desafios de forma a lidar com a convergência de diversas tecnologias como inteligência artificial, robótica , internet das coisas, computação em nuvem, sistemas legados de tecnologia de automação e sistemas de tecnologia da informação. Dentro do contexto da indústria 4.0 e o crescimento exponencial de novas tecnologias, observa-se ainda grandes desafios no que concerne a cibersegurança desse ecossistema principalmente aos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial das Coisas (IIoT) os quais carecem de soluções de excelência na perspectiva de detecção de ataques cibernéticos. Nos últimos anos se intensificaram o número destes ataques a dispositivos de IoT e IIoT o que tem gerado prejuízos financeiros direto as empresas assim como acidentes em indústrias e infraestruturas críticas em diversas partes do mundo. Dentro desta ótica o presente trabalho propõe uma solução que permitirá detectar ataques cibernéticos através da aplicação direta de técnicas de mineração de processos, utilizando-se como base os registros de eventos para a verificação e existência de comportamentos anômalos ao funcionamento normal de tais dispositivos. A solução proposta tem como cerne reduzir os riscos cibernéticos, financeiros e ambientais de empresas e indústrias. A aplicabilidade da mineração de processos dentro da cibersegurança é mostrada através de estudos de caso simulados através de softwares.
- ItemSequência didática para formação continuada docente : metodologias ativas e tecnologias da informação e da comunicação na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-02-26) Gomes, Adeline Maria Borges Branco; Duarte Filho, Nemésio Freitas; Vieira, Amanda Ribeiro; Moraes, Diego RafaelAo pensar a docência no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é necessário considerar que apenas a formação inicial dos professores não basta para a prática em sala de aula, necessitando constantemente de novos estudos e ressignificações. O professor que atua nos cursos de EPT e, principalmente, Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI), deve estar ciente de que o domínio do conteúdo da sua disciplina não é suficiente para atuar nessa modalidade, pois ela demanda proporcionar aos alunos uma formação integral e omnilateral, em oposição à educação dual e unilateral, educando-os para o trabalho e a vida. Este trabalho investiga as possíveis contribuições de uma formação continuada para esses docentes utilizando Metodologias Ativas e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), com vistas à compreensão da EPT e do EMI, na busca pela melhora das práticas pedagógicas. Para tanto, foram desenvolvidos estudos sobre as bases conceituais da EPT e do EMI, as Metodologias Ativas e TICs, com ênfase nos conhecimentos deficitários dos sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo o aporte teórico metodológico é o Estudo de Caso desenvolvido a partir da proposta de Yin (2005), o que permitiu à pesquisadora um aprofundamento sobre o fenômeno estudado. O principal instrumento de coleta de dados foi a aplicação de questionários semiabertos, precedidos de revisão bibliográfica. A fundamentação utilizada para a análise qualitativa dos dados tem sua base referencial em Minayo (2002). Para esta pesquisa, desenvolveu-se enquanto produto educacional, uma Sequência Didática que estruturou encontros de formação continuada para educadores do EMI, tendo como temática a base conceitual da EPT. Os resultados se mostraram positivos, pois demonstraram que o uso das Metodologias Ativas e das TICs motivam os docentes a participarem ativamente da formação; desse modo os encontros se caracterizaram como espaços de trocas de experiências, interativos e colaborativos que contribuíram para reflexões, discussões e sugestões de alternativas para o trabalho docente, a partir da perspectiva de conceitos como “Politecnia”, “Trabalho como Princípio Educativo” e “Formação Omnilateral”.