Licenciatura em Física
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Navegando Licenciatura em Física por Publicador "IFSP"
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- ItemMétodo variacional para autovalores de energia de aspectos vibracionais para a molécula de H2 confinada(IFSP, 2022-11-29) Fuzita, Alexandre Jitsuo; Silva, Josimar Fernando daO presente trabalho aplica o Método Variacional para encontrar os autovalores de energia na molécula de Hidrogênio confinada, com o objetivo de calcular, numericamente, autovalores de energia para o estado fundamental da molécula de H2 no potencial de Morse confinado. A pesquisa foi realizada, primeiramente, de maneira exploratória, com o interesse em bibliografias que auxiliem na compreensão do Método Variacional e da molécula de H2. Em seguida, foram estudados os diferentes potenciais que podem descrever o movimento vibracional de moléculas diatômicas, no caso deste trabalho, o potencial de Morse confinado, ou seja, com restrições espaciais. Posteriormente, foi utilizado o Método Variacional para encontrar os autovalores de energia na molécula de H2 confinada, finalizando a comparação com os autovalores de energia encontrados na literatura. O estudo intenciona demonstrar a confiabilidade do Método Variacional para o potencial de Morse confinado na molécula de H2. Os resultados desta pesquisa básica podem contribuir e auxiliar em estudos sobre sistemas confinantes, como, por exemplo: aperfeiçoamento de diodos orgânicos emissores de luz (OLED’s) e avanços em estudos sobre o enovelamento de proteínas.
- ItemMetodologias ativas e as teorias interacionistas(IFSP, 2022-11-23) Ferrara, Vitor Hugo Dias; Amorim, Ivair Fernandes deEste trabalho se dedica ao estudo das metodologias ativas e seu vínculo com os pressupostos interacionistas. Para tanto, procede a revisão bibliográfica que busca atender, primeiramente, dois objetivos: vislumbrar os principais conceitos e fundamentos da Epistemologia Genética e do Socio interacionismo, duas das principais teorias, além de se conhecer as técnicas e metodologias de ensino que são comumente chamadas de ativas. Como terceiro objetivo, encontra-se a análise do material didático, pois com intuito de verificar a relação das metodologias ativas com os pressupostos interacionistas, este trabalho busca uma reflexão pautada em um exemplo real de sua proposição em materiais didáticos. Elegeu-se, portanto, o material Currículo em Ação, adotado por indicação da Secretaria de Estado da Educação nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Para a análise, foi utilizado o aparato teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva, proposta por Ulrich Oevermann, sociólogo alemão. Essa ferramenta possibilita a reconstrução empírica de protocolos extraídos de situações reais. Os resultados obtidos apontam para: a relação entre as metodologias ativas e os pressupostos interacionistas; o potencial analítico da Hermenêutica Objetiva para compreensão das contradições inerentes a protocolos oriundos de materiais didáticos impressos; um descompasso entre as metodologias ativas propostas pelo material analisados e os pressupostos interacionistas; e para as contribuições ao ensino de física a partir do devido embasamento nas teorias abordadas.
- ItemPopularização da ciência: ensino de astronomia em espaços não formais de aprendizagem(IFSP, 2022-12-01) Elizeu, Daniela Lopes; Oliveira, Alexandre Melo deEsta pesquisa aborda os espaços não formais de aprendizagem, locais que estão se tornando atrativos na divulgação científica e vêm ganhando visibilidade nas pesquisas acadêmicas por gerarem resultados positivos quanto a aprendizagem e assimilação de conteúdos. A Astronomia é uma das ciências mais antigas e vem sendo muito estudada a partir da observação do céu a olho nu. Embora haja inúmeros eventos astronômicos relatados em páginas de internet e grupos de discussão dessa ciência, esse conteúdo tem alcance restrito a alguns públicos. Diante desse cenário, a proposta deste trabalho é apresentar uma metodologia dinâmica de interação com a Astronomia em espaços não formais de aprendizagem. A pesquisa de campo foi desenvolvida em locais abertos, como parques da cidade ou locais com baixa luminosidade e bom fluxo de pessoas. Foram montados telescópios nesses lugares, e o público que transitava pelo local foi convidado a realizar observações do céu, identificando a Lua, constelações e outros objetos astronômicos visíveis nos dias das observações. Durante as observações, foram realizadas algumas perguntas como forma de registrar sua experiência nas observações para que, a partir delas, fosse analisado qual a relevância da atividade para o público. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, foram obtidos dados acerca da experiência do público a fim de compreender como a Astronomia chega a ele, bem como a relevância da utilização de lugares não formais, assim como as estratégias para promover a divulgação científica da Astronomia. Após a análise dos dados, chegou-se que atividades de observações em espaços não formais são eficientes em despertar o interesse do público para a Astronomia.
- ItemSequência didática para o ensino de termodinâmica baseada em experimentos utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso(IFSP, 2023-11-09) Queiroz, Max Alexandre Padua de; Oliveira, Alexandre Melo deO presente estudo aborda uma sequência didática destinada ao ensino da Termodinâmica, fundamentada na utilização de experimentos que empregam materiais de baixo custo e fácil acesso, com o intuito de avaliar o impacto do ensino investigativo baseado em experimentação no processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, busca-se a compreensão dos conceitos físicos inerentes à Termodinâmica por meio de experimentos de baixo custo e fácil acesso, bem como a promoção do desenvolvimento de habilidades manuais e o estímulo ao trabalho em equipe. A pesquisa compreendeu a realização de nove experimentos em uma instituição de ensino estadual em Iturama, Minas Gerais, todos centrados no tema da Termodinâmica. Após a execução de cada experimento, os discentes foram submetidos a questionários, cujas respostas foram posteriormente coletadas, compiladas e submetidas a análise. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes demonstraram um substancial entendimento da sequência didática proposta, expressaram satisfação em relação às atividades realizadas e, de maneira notável, os discentes que presenciaram a condução dos experimentos apresentaram desempenho superior àqueles que não tiveram essa oportunidade. Portanto, a presente pesquisa conclui que a sequência didática desenvolvida exerceu um papel crucial no aprimoramento do desempenho dos alunos nas avaliações.