Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
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Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
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- ItemA leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral : proposta de formação de professore(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-09-17) Freitas, Selma Amaral de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa, de natureza qualitativa – vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) –, parte das seguintes questões: como professores concebem o ensino de literatura e leitura no Ensino Médio Integrado? Que lugar ocupa o ensino da leitura de romances, na sala de aula, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa? Qual a relevância da leitura de romances na promoção de uma formação humanizadora e integral? Como um produto educacional, baseado em atividades voltadas para uma formação humanizadora, poderia subsidiar o docente no ensino da leitura do romance na sala de aula? Na tentativa de responder a esses questionamentos e com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o ensino de literatura e o papel da leitura de romances no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, realizou-se uma coleta de dados, por meio de entrevista narrativa a professores de Língua Portuguesa de cinco câmpus do Instituto Federal São Paulo, em que se constatou que não somente a leitura de romances, mas, também, a leitura literária tem sido deixada à margem nas aulas de literatura, que têm se dedicado à historiografia e aos movimentos de época. A teoria que embasa a pesquisa parte de concepções e legislações que defendem o caráter humanizador sobre o qual deve fundar-se a Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio Integrado, além da compreensão a respeito dos conceitos de literatura e a reflexão acerca da leitura de romances como um direito humano a ser garantido aos estudantes. Após análise dos dados, elaborou-se um Produto Educacional configurado como uma proposta de formação de professores com foco na leitura de romances e constituído de sugestões de atividades de leitura e análise do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto – baseada no dialogismo bakhtiniano e no letramento literário – como um modelo didático a ser desenvolvido em sala de aula. A aplicação da proposta de formação de professores ocorreu por meio de um curso de extensão EaD, oferecido a docentes e licenciandos de Língua Portuguesa e outras áreas, vinculado ao IFSP, por meio da plataforma Moodle. Como resultado, constatouse que o curso supre a carência da formação inicial em modelos de leitura de romances durante as aulas, além de ter promovido um espaço para a discussão entre os pares durante a imersão nas atividades propostas. Observou-se, após a coleta, análise dos dados e a aplicação do Produto Educacional, que os romances não ocupam centralidade nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, os docentes entendem a necessidade da introdução desse gênero nas aulas por ser um meio de promover a formação humanizadora e integral dos estudantes.
- ItemAdição e Subtração de Frações segundo o Método Desenvolvido por Leonhard Euler no seu Livro Einleitung zur Rechen-Kunst zum Gebrauch des Gymnasii bey der Kayserl (1738)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-30) Machado, Hercules D'Almeida; Luchetta, Valéria Ostete JannisO presente trabalho de dissertação – mestrado profissional em Matemática – apresenta o método de Leonhard Euler (matemático e cientista do século XVIII), no tocante ao ensino das operações de adição e subtração de frações. Este material é parte do livro escrito pelo mestre em 1735 intitulado Einleitung zur Rechen-Kunst zum Gebrauch des Gymnasii bey der Kayserl (1738), o qual foi idealizado, pelo referido mestre, para ser usado no curso dito Ginásio (Educação Básica) na recém criada Academia de Ciências de São Petersburgo (1727). A análise da História da Matemática, neste trabalho, é apresentada como ferramenta auxiliar para o ensino de Matemática: alguns usos são exemplificados e comentados, mas a proposta, aqui indicada, tem a intenção de estudar o assunto matemático à maneira como o mestre, originalmente, o desenvolveu e o praticou na sua época. Acreditamos que, assim, o aprendizado se torna mais claro e acarreta mais lucidez sobre o assunto. Assim, o método de Euler para o estudo das operações de adição e subtração de frações é desenvolvido seguindo-se esse princípio: na forma de tarefas didáticas, criadas para não só incrementar o ensino de tal assunto na Educação Básica (como foi a intenção de Euler na sua época), mas também permitir ao profissional da Educação conhecer o belo trabalho original do mestre e, também, aperfeiçoar-se. Apresenta-se, também, o modo que o assunto está sendo tratado na rede pública e reconhece-se, também, que o método de Euler sobre a adição e subtração de frações está em pleno acordo com os parâmetros da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Curriculo da Cidade do Município de São Paulo. Este material histórico encontrado no livro de Leonhard Euler Einleitung zur Rechen-Kunst zum Gebrauch des Gymnasii bey der Kayserl, é um convite para se visitar no tempo o século XVIII, na Rússia Imperial, e entender como o ensino das operações com frações era feito, como alguns pensamentos matemáticos da Educação Básica eram entendidos na época, e, também, perceber quão atual é, ainda, a maneira que tal método desenvolve o ensino desse tema.
- ItemClubes de matemática e a BNCC: alinhamentos, contribuições, práticas e reflexões(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-03-15) Kuriyama, Sandro Yoshio; Chagas, Emiliano AugustoEsta dissertação tem o objetivo de destacar os clubes de matemática com as metodologias ativas e alinhadas com a BNCC ensino fundamental, como um dos caminhos de oportunizar uma aprendizagem mais significativa. Essa mudança no processo de ensino foi desencadeada diante os resultados insatisfatórios em avaliações externas, como o Pisa. Para isso recorre-se aos documentos do ministério da educação, como a Base Nacional Comum Curricular ensino fundamental e de autores especialistas em currículo, avaliação escolar, mentalidades matemáticas, clubes de matemática, metodologias ativas e trabalhos em grupo. São analisadas experiências presenciais e virtuais com grupos de alunos do ensino fundamental, inspiradas nos círculos matemáticos e utilizando o livro “Primeiros passos em Combinatória, Aritmética e Álgebra” dos autores Bruno Holanda e Emiliano Augusto Chagas. Ao final uma reflexão aberta sobre essas experiências e novas possibilidades para sempre tentar melhorar o aprendizado em matemática de maneira mais equitativa.
- ItemDesenvolvimento de vídeos como recurso didático para o ensino de lógica de programação aplicado na EJA com foco na formação omnilateral(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-08-31) Nascimento, Eliezer Ricardo do; Duarte Filho, Nemésio FreitasHistoricamente a educação profissional teve sua finalidade voltada à qualificação de mão de obra, em detrimento da formação científico-tecnológica e os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. A proposta do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada à Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Sertãozinho, busca a formação técnico-científica, e tem como objetivo formar trabalhadores para além do mercado de trabalho. O curso enfrenta vários desafios tais como: evasão, desmotivação, ausências, entre outros. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas, estimulantes e com formação científica, reconhecendo o conhecimento social e do trabalho, o uso da tecnologia é uma alternativa relevante. Desta forma, o presente trabalho, foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar vídeos didáticos para uso na disciplina de Lógica de Programação, com o uso de uma didática que associe vídeos aos conceitos de algoritmo em uma perspectiva omnilateral, relacionando a área técnica com algumas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de algumas competências do curso Técnico em Mecânica e o cotidiano do público da Educação de Jovens e Adultos – EJA, proporcionando um recurso educacional complementar à formação dos alunos. Os vídeos utilizados expressam situações do cotidiano e do trabalho destes alunos, evidenciando algoritmos para resolução de problemas. A pesquisa é classificada como qualitativa, de natureza aplicada, fazendo uso de alguns recursos quantitativos, com objetivo explicativo, aplicando o procedimento em estudo de caso e utilizando uma revisão bibliográfica. Para validação, o Produto educacional foi aplicado no segundo ano do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada EJA, e, de forma complementar, foi aplicado um questionário aos docentes da área de tecnologia, e assim concluindo a coleta de dados através de formulário on-line. Os resultados obtidos permitiram considerar que o produto educacional pode motivar os alunos e auxiliar na compreensão dos conceitos básicos da Lógica de Programação em um contexto omnilateral.
- ItemDo orçamento doméstico ao guia de investimento de renda fixa: um pequeno manual para um investidor iniciante(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018) Prado, Grazielly Muniz da Cunha; Chagas, Emiliano AugustoO objetivo desse trabalho é oferecer um pequeno manual de investimentos na renda fixa. A partir do entendimento da importância do controle doméstico para evitar ou sair da inadimplência, gerando superávit orçamentário que permita a realização dos projetos financeiros de curto, médio e longo prazos. Com o superávit desejado, o trabalho apresenta todas as ferramentas da matemática financeira essenciais para entender o funcionamento do mercado financeiro. Antes da explicação dos investimentos, é feito uma explicação dos órgãos reguladores e as principais taxas que são fundamentais para entender as garantias e ganhos. São expostos os dois tipos de investimento: renda fixa e renda variável. Entretanto, o foco desse trabalho é na renda fixa, através da explicação detalhada através dos tópicos essenciais de entendimento, tais como definição do investimento, aplicação mínima, carência, impostos cobrados, a acessibilidade, riscos envolvidos, rentabilidades e exemplificação de ganhos reais. Para fins de ajudar nas decisões é feito uma comparação entres os investimentos baseados nos tópicos essenciais de entendimentos. Por fim, é feito uma proposta de curso para difusão da matemática financeira utilizando essa dissertação como base teórica e prática
- ItemEducação financeira: uma análise de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 11/12/2018) Grégio, Mariana Matheus; Barbosa, Paulo RobertoEste trabalho apresenta uma análise do tema Educação Financeira em uma coleção de livros didáticos de Matemática, presente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017, dos anos finais do Ensino Fundamental, adotando como referencial teórico a Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e seus ambientes de aprendizagem. Esta análise tem como objetivo investigar se as atividades sugeridas envolvendo temas relacionados à Educação Financeira possibilitam aprofundamentos e discussões dentro desse contexto. As atividades propostas no livro do aluno que possuem relação com a temática foram quantificadas e classificadas de acordo com os ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000). Verificou-se a presença de contextos diversos relacionados ao tema e, que as questões analisadas são resolvidas através da aplicação do conteúdo apresentado na unidade em que se encontra, sem uma proposta que proporcione reflexões ou um direcionamento para o desenvolvimento do trabalho com a Educação Financeira.
- ItemEnsino de empreendedorismo na educação profissional e tecnológica: proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-05-28) Prado, Camilo Oliveira; Dias, André LuísA aprendizagem baseada em empreendedorismo é proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cujos alunos têm entre 14 e 18 anos de idade. Adotando-se como referencial teórico o conceito de educação profissional e tecnológica, realiza-se uma análise da legislação federal de empreendedorismo, uma revisão bibliográfica de ensino de empreendedorismo e uma classificação de livros didáticos de empreendedorismo. Um dos resultados aponta que a legislação, a pesquisa acadêmica e os materiais didáticos de empreendedorismo tratam o empreendedorismo como uma atividade prática da vida adulta e fomentam um ensino de empreendedorismo que têm como público predominante o estudante universitário; outro resultado consiste na descoberta de experiências marginais a esse modelo de ensino de empreendedorismo. Os resultados são explorados para o desenvolvimento e validação de um produto educacional em formato de ebook, cuja proposta, chamada aprendizagem baseada em empreendedorismo, transforma o empreendedorismo em fonte de ferramentas de ensino e aprendizagem das matérias escolares. A avaliação do ebook por professores de cursos técnicos integrados ao ensino médio permite sustentar que a aprendizagem baseada em empreendedorismo é plausível na prática, inaugura oportunidades de pesquisa, contribui para o aperfeiçoamento da educação profissional e tecnológica e serve como conceito explicativo de experiências de ensino de empreendedorismo alternativas ao modelo dominante nas universidades.
- ItemO ensino de probabilidade no contexto do jogo de truco(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 18/12/2018) Campos, Patrícia Aparecida; Goulart, AmariEste trabalho propõe o ensino de probabilidade utilizando o jogo de truco como contexto. Os objetos matemáticos aqui tratados são a análise combinatória e a probabilidade, bem como as regras do jogo de truco também são explicadas e, então, são estabelecidos alguns cenários possíveis de ocorrer num jogo de truco entre dois jogadores quando estes jogam com cartas viradas. Sendo o truco um jogo no qual as decisões não são tomadas, necessariamente, racionalmente, mas, muitas vezes, dependem do perfil psicológico do jogador, para possibilitar a confecção desse trabalho particularizamos algumas situações que são livres no jogo real como, por exemplo, inviabilizamos o repique. Nos cenários considerados, calculamos as probabilidades de vitória de cada jogador nos casos de um ou outro ser ?o mão?. Comparamos os resultados obtidos com aqueles esperados por um jogador de truco e, assim, pudemos refletir sobre a relevância de conhecimentos de probabilidade para a vitória no jogo de truco ou para a tomada de decisão após a ação do adversário. E finalmente, propomos alguns exercícios teóricos de probabilidade no contexto do jogo de truco, os quais não são encontrados em materiais utilizados pelos alunos de ensino médio, uma vez que, nos materiais disponíveis encontramos, no máximo, exercícios associados ao cálculo de probabilidades associadas à extração de cartas do baralho e não ao cálculo de probabilidades associadas a jogos de cartas de baralho
- ItemEscher e a divisão regular do plano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-29) Tacoronte, Fatima; Rodrigues, Leandro Albino MoscaNeste trabalho relacionamos a Arte e a Matemática, através de três obras específicas do artista Maurits Cornelis Escher sobre a divisão regular do plano. Para melhor compreensão do artista, descrevemos fatos importantes de sua vida e as fases de sua obra. Relacionamos os principais temas da geometria plana e da geometria das transformações como subsídio para elaboração de futuros trabalhos com discentes. Descrevemos características das tesselações, com foco nas regulares, por fim fazemos uma análise usando às isometrias e tesselações de três obras de Escher mostrando que apesar de não ter domínio na Matemática, através da Arte Escher desvendou os mistérios de temas rítmicos em superfícies planas possibilitando a criação de obras primas, que fascinam o espectador.