Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Publicador "IFSP"
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEugenia nos trópicos: uma análise do discurso da paulistanidade no início do século XX a partir da obra de Alfredo Ellis Jr.(IFSP, 2023) Christmann, Letícia; Silva, Vagner Luis daEssa monografia tem como objetivo identificar a forma de que os discursos racialistas e eugênicos, desenvolvidos na Europa durante o século XIX, foram apropriados por Alfredo Ellis Jr. a partir da análise da obra Populações Paulistas, publicada em 1934, destacando o tratamento dado aos negros e aos imigrantes na constituição da população de São Paulo observada nessa obra.
- ItemFrete no e-commerce: fatores que influenciam a escolha do consumidor de smartphones(IFSP, 2022-12-20) Cruzeta , Igor Jordão; Machado da Silva , Fábio NazarenoA logística desempenha um papel fundamental no funcionamento do varejo virtual: hoje é possível adquirir uma imensa variedade de produtos – sem barreiras geográficas –, através da Internet e recebe-los em casa, com fretes cada vez mais rápidos. Este estudo buscou identificar possíveis fatores que influenciam a escolha do consumidor de smartphones sobre o tipo de frete contratado. Um questionário online do tipo survey levantou o perfil dos consumidores e suas impressões quanto ao custo do frete, tempo de entrega e acompanhamento do pedido. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos estatísticos análise de cluster e regressão logística. Os resultados deste estudo apontam que os fatores comportamentais são os que possuem maior influência na escolha do tipo de frete, já os fatores sociodemográficos não tiveram influência, com exceção da faixa etária. A preferência pela marca do aparelho também foi um fator relevante para a escolha do frete. Verificou-se ainda que, para a escolha do frete, as opções grátis e econômica estão associadas ao comportamento de compra racional do consumidor, enquanto o frete expresso atrai pessoas com comportamento de compra impulsiva. O aumento contínuo das cifras movimentadas pelo e-commerce e a expectativa transferida para os serviços logísticos reforçam a necessidade de se compreender melhor os consumidores e suas escolhas de frete.
- ItemGênero e sexualidade na educação: diálogo entre o ontem e o hoje, embates de uma educação TRANSformadora.(IFSP, 2023) Ferracini, Victor Ayres; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho traz um estudo sobre os conceitos de gênero e sexualidade na educação, salientando os desafios e embates vivenciados em cenários escolares. A pesquisa fornece uma análise perspicaz das legislações federais e estaduais que delineiam as práticas educacionais, bem como as propostas de renomados filósofos e educadores em busca de um ambiente educacional mais inclusivo. Além disso, um exame pormenorizado de projetos de lei sobre o tema em discussão é realizado, auxiliando na construção de uma visão holística sobre a matéria. A investigação também abrange a análise das ações promovidas pela Diretoria de Ensino Norte 1, contribuindo para uma compreensão aprofundada dos esforços práticos em andamento para abordar questões de gênero e sexualidade na educação. Em suma, este trabalho representa uma contribuição significativa para o entendimento da intersecção entre políticas educacionais e questões de gênero e sexualidade, enquanto ressalta a necessidade de uma educação mais inclusiva e acolhedora.
- ItemGeoprocessamento aplicado ao estudo e implantação de ciclovia no distrito de Vila Carrão, São Paulo(IFSP, 2020-12-20) Santos, Sidney dos; Garo Júnior, Wagner RobertoEste estudo visa propor um modelo para auxiliar na tomada de decisão da melhor localidade para se propor a implantação de uma ciclovia, assim como. analisar os critérios necessários à sua aceitação por parte dos ciclistas. Para isso, pretende-se demonstrar as aplicações de técnicas de geoprocessamento com ênfase no planejamento e mobilidade urbana. A região na qual ocorre o estudo situa-se no município de São Paulo, onde foram levantados os diversos fatores que influenciam a utilização das bicicletas, tendo como horizonte o ano de 2017, no qual foram disponibilizados novos dados da "Pesquisa Origem Destino" . O uso do geoprocessamento na pesquisa mostrou-se prático para a obtenção de dados e modelos, que possibilitaram a confecção de mapas temáticos, referentes aos deslocamentos, declividade e concentração de polos geradores, capazes de auxiliares os processos de tomadas de decisões assertivas na instalação de uma via ciclável, conectando e promovendo a intermodalidade. Como resultado, a pesquisa propiciou um modelo alternativo para contribuir em medidas mais assertivas quanto a localidade de uma ciclovia, levando em consideração estimular o uso mais amplo dessa modalidade de transporte.
- ItemLinn da Quebrada: o preço queer se paga(IFSP, 2022-11-10) Schiavoni, Juliana Leite; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Murgel, Ana Carolina Arruda de Toledo; Guirau, Marcelo CizaurreNa última década, a música produzida principalmente por um conjunto de agências formado por artistas/es trans, travestis, gays e drag queens começou a incidir no mercado mainstream nacional, como é o caso da música de Linn da Quebrada. A artista faz parte de uma cena da cultura brasileira formada por artistas/es e coletivos/as/es que têm utilizado diversas linguagens artísticas para questionar as normas de gênero e sexualidade, promovendo formas de resistência, oposição e subversão da política do corpo normativo. Meu objetivo nesta pesquisa é refletir sobre o projeto estético-político de Linn da Quebrada, considerando alguns aspectos da teoria butleriana, e sobre sua relação com o mercado fonográfico. Tendo em vista o processo de captura de narrativas, histórias e identidades promovido por este mercado, também analiso a lógica de produtificação e categorização de corpos como o dela, considerados agora rentáveis e lucrativos e marcados com ferro em brasa para serem vendidos nesse terreno de uma “plantação cognitiva”.
- ItemLivres, pero no mucho...: uma análise da situação de mulheres negras brasileiras entre 1995 e 2015(IFSP, 2022) Borges, Thamara Glória de Almeida; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosA presente pesquisa é um trabalho de conclusão de curso e teve como escopo a discussão e análise da situação de mulheres negras brasileiras. O presente trabalho é exploratório e introdutório, problematiza a inserção de mulheres negras na sociedade brasileira; para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Estruturalmente, a pesquisa em tela retoma brevemente o contexto sócio-histórico do Brasil, no primeiro capítulo; discute a inserção da mulher negra e seu lugar atribuído socialmente dentro de uma sociedade com bases escravocratas em um segundo momento; e, por fim, são analisados os indicadores sociais no terceiro capítulo. A pesquisa em tela, portanto, enseja um exame a respeito da questão de gênero aliada à questão racial, a partir da interseccionalidade, e como suas conexões se atravessam e (re)produzem desigualdades que empurram mulheres negras brasileiras em direção à vulnerabilidade, ao risco e desproteção, impactando a realidade delas.
- ItemLogística reversa e sustentabilidade: uma razão para a utilização de roupas usadas na confecção de calçados(IFSP, 2023-12-20) Rodrigues, Márcia Regina Barbosa; Souza, Júlio Maria deO presente trabalho descreve a importância da logística reversa, da sustentabilidade, economia circular, utilizando o upcycling para a inovação e fabricação de novos produtos como calçados totalmente reciclado. O objetivo principal da pesquisa e evidenciar a possibilidade da reutilização de resíduos têxteis, como retalhos e sobras, mas também entender que isso pode levar a outro rumo, como a utilização de roupas usadas que são descartadas ou trocadas em brechós. Apresentar a possibilidade da confecção de calçados com resíduos têxteis, retalhos e sobras do setor de confecção, assim como utilizar roupas usadas que são descartadas, trocadas ou vendidas em brechós, transformando isso em uma nova visão de empoderamento e empreendedorismo. O estudo relata a confecção de calçados em um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo – campus Suzano que foi desenvolvido com mulheres e homens em situação vulnerabilidade social, e que puderam desenvolver uma nova atividade utilizando o conceito da logística reversa, economia circular, e do upcycling, podendo transformar e inovar os resíduos, retalhos e roupas usadas em uma fonte de renda. A metodologia usada foi estudo de caso, pesquisa participativa e pesquisa quantitativa, com o objetivo de avaliar a eficácia da utilização dos conceitos acima descritos podem influenciar e mudar a vida dos alunos do curso de extensão, verificar a possibilidade da confecção dos calçados e sua comercialização.
- ItemLuta e resistência no território Mapuche: a disputa de Wallmapu(IFSP, 2023) Maccarini, Bruno Angel Villén; Verdi, Elisa Favaro; Souza, Danilo Amorim de; Silva, Vagner Luis daEste trabalho estuda o histórico de resistência do maior grupo indígena do Cono Sur, o povo Mapuche. A disputa de seu território, conhecido como Wallmapu, se dá há séculos, tendo maior intensificação com o processo colonial espanhol e posteriormente com a formação do Estado Chileno. Ainda hoje, suas áreas demarcadas são perseguidas por fortes políticas de militarização que contribuem para contínuos conflitos que todavia, são motivados por uma lógica mercantil de exploração a terra, aliado a interesses extrativistas. Após as múltiplas revoltas populares que se iniciaram em 2019, o Chile inicia seu processo para o término da constituição pinochetista de 1980, ato que poderá mudar bruscamente a Lei de terras indígenas do país. O ano de 2023 poderá ser crucial para uma alteração na demarcação de terras do país, na qual, a população chilena irá votar a aprovação ou rejeição da nova constituição será escrita em sua maioria, por políticos conservadores e a reacionários a questão indígena presente no país.
- ItemMedidas socioeducativas em meio aberto: entre a garantia de direitos e a inutilização de corpos jovens(IFSP, 2023-08-10) Amancio, André Santana; Picosque, Tatiana Aparecida; Silva, Vagner Luis da; Verdi, Elisa Favaro; Alcântara, Danilo Marcondes deNeste trabalho, discutimos sobre a implementação da política pública de medida socioeducativa em meio aberto. Esta política faz parte do sistema de justiça juvenil e é destinada para adolescentes em conflito com a lei. Descrevemos a reforma do sistema de justiça juvenil, da passagem do Código de Menores (1979) para o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). O primeiro foi marcado pela doutrina da situação irregular, enquanto o segundo, pela doutrina da proteção integral. Focamos a medida socioeducativa de liberdade assistida para compreender o estado atual desta política pública. Para análise de dados, utilizamos um estudo sobre medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de São Paulo, realizado pelo Núcleo de Assessoria Técnica e Psicossocial do Ministério Público do Estado de São Paulo. A partir da análise de alguns dados desta pesquisa, constatamos que as medidas socioeducativas em meio aberto são ineficazes na proteção dos direitos dos adolescentes que cometem crimes. Além disso, essa política pública aumenta as vulnerabilidades dos adolescentes pobres. Devido a ela, eles são sujeitados a uma estigmatização desumanizante, que os isola de laços sociais e potencializa as suas chances de serem mortos.
- ItemMercosul e União Europeia: um acordo neocolonial?(IFSP, 2023-08-03) Silva Júnior, Josenildo Luiz da; Verdi, Elisa Favaro; Silva, Vagner Luis da; Alcântara, Danilo Marcondes deO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar os blocos Mercado Comum do Sul – MERCOSUL e União Europeia – UE do ponto de vista histórico, bem como as crises existentes dentro de cada um, o acordo birregional entre os dois blocos e seus principais pontos, as vantagens para ambos e os principais pontos que necessitam, de acordo com especialistas, verificação, pois apresentam caráter neocolonial.
- ItemMobilidade urbana e segregação socioespacial: análise da distribuição e do acesso aos transportes públicos no município de São Paulo(IFSP, 2022) Santos, Sidney dos; Alcântara, Danilo Marcondes deA presente monografia visa, por meio de pesquisa de natureza descritivo quantitativa, analisar a segregação socioespacial relacionada a disponibilização e acesso às infraestruturas de transportes no município de São Paulo. Foram realizados levantamentos bibliográficos com base em autores especializados com o tema, assim como consultas a bancos de dados censitários, de indicadores sociais e de quantitativo de viagens diárias efetuadas por modais de transporte da esfera pública e privada, consequentemente compilados em formato de tabelas e mapas. Com Isso, possibilitou-se examinar o modo como os projetos e propostas de implementação viária auxiliaram na estruturação do espaço urbano contemporâneo, onde o controle social se dá mediante tempo por parte das classes dominantes sobre os assalariados, em decorrência das grandes distâncias impostas entre as moradias e os locais de destino. Assim, concluiu-se que a população de maior renda, situada no quadrante sudoeste da metrópole, concentram consigo grande parte dos equipamentos e aparelhos públicos, bem como uma parcela considerável do viário existente com a finalidade de satisfazer suas necessidades e garantir seus privilégios, isolando-se dos demais cidadãos em pelas barreiras decorrentes das distâncias e dos longos deslocamentos diários impostos à classe trabalhadora.
- ItemMovimentos de mulheres e ditadura: aproximações e distanciamentos entre o MFPA e o movimento feminista(IFSP, 2021) Sousa, Michele Pereira; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEsse trabalho traz um pouco de como as mulheres se articularam durante a ditadura militar brasileira, considerando como marco para essas manifestações o ano de 1975, que foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher que, mesmo de maneira indireta, legitimou a atuação política das mulheres e foi responsável por uma efervescência de manifestações no Brasil. Essa excitação levou a diversas formas de organização feminina, entre elas estão o Movimento Feminino Pela Anistia (MFPA) e o Movimento Feminista. Ambos tinham o objetivo de impulsionar a atuação de mulheres na política e questionar as práticas arbitrárias do governo ditatorial. Mesmo tendo objetivos e práticas em comum não é possível classificá-los como variantes do mesmo movimento, um indício disso é a negação do feminismo por parte de Therezinha de Godoy Zerbini, uma das fundadoras do MFPA e dirigente nacional do movimento. Por isso essa pesquisa exploratória apresenta a história dos dois movimentos; aponta elementos na história de vida de Therezinha Zerbini que podem ajudar a compreender sua resistência em relação ao feminismo, prática comum a outras mulheres também; exibe os movimentos de aproximação e distanciamento entre os dois grupos; aponta as conquistas que ambos obtiveram; além de reflexões sobre as formas de abordar os estudos sobre movimentos femininos.
- ItemMovimentos sociais e população em situação de rua: um breve histórico da luta pela cidadania em São Paulo(IFSP, 2022-10-18) Barbosa, Emílio Fidelis; Silva, Vagner Luis da; Picosque, Tatiana Aparecida; Alcântara, Danilo Marcondes deO estudo faz um levantamento sobre a literatura da exclusão, procurando resgatar a história de luta por cidadania dos movimentos sociais e da população em situação de rua, como também, a contribuição para construção dos primeiros equipamentos de atendimento aos “sofredores das ruas” na cidade de São Paulo. Procuramos sublinhar os avanços em direitos, bem como o protagonismo dos movimentos sociais e sua capacidade de renovação orgânica. Recuperar a memória de luta do movimento Católico até o surgimento do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, e sua contribuição para elaboração de políticas públicas.
- ItemMulheres e o direito à cidade: violência contra as mulheres cisgênero, transexuais e travestis nas cidades e espaços públicos(IFSP, 2023-08-08) Martins, Aline Fernandes; Verdi, Elisa Favaro; Alcântara, Danilo Marcondes de; Torezin, Flávia RobertaO presente trabalho teve como objetivo analisar a violência de gênero contra mulheres nos espaços públicos, focalizando a influência da concepção urbana e da arquitetura na marginalização desses grupos. A metodologia empregada baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente e na análise de dados provenientes de pesquisas relevantes. As discussões realizadas destacaram como o espaço público é concebido predominantemente a partir de uma perspectiva masculina, branca e cisgênera, resultando na exclusão das mulheres cisgênero e transexuais. A falta de representatividade feminina nas instâncias decisórias do urbanismo também foi enfatizada, o que influencia negativamente a participação e a voz das mulheres na concepção e uso da cidade. Além disso, o trabalho ressaltou a insegurança e a violência enfrentadas pelas mulheres diariamente nas ruas, tendo em vista fatores arquitetônicos, urbanísticos e culturais. A falta de iluminação, policiamento insuficiente e o abandono de espaços públicos foram apontados como elementos que contribuem para o sentimento de medo e vulnerabilidade experimentados pelas mulheres. O impacto da exclusão social e da transfobia nas mulheres transexuais também foi discutido, destacando o alto índice de violência a que estão expostas, muitas vezes forçadas a recorrer à prostituição como meio de sobrevivência, o que as coloca em maior risco de violência. O trabalho concluiu que a luta contra a violência de gênero nos espaços públicos requer a implementação de políticas urbanísticas e sociais mais inclusivas, que reconheçam as necessidades e perspectivas das mulheres e dos grupos marginalizados, buscando transformações estruturais na sociedade para superar as bases patriarcais e excludentes que perpetuam tais violências.
- ItemNovo ensino médio: a experiência da implementação na rede pública estadual de São Paulo(IFSP, 2023-08-09) Perucci, Ronan César; Castro, Moacir Silva de; Teruzzi, Alessandro Emilio; Santos Júnior, Valdir Donizete dosA Lei nº 13.415/2017 promoveu alterações estruturais na etapa final da educação básica, configurando-a com uma nova arquitetura, conhecida como Novo Ensino Médio (NEM). Partindo da educação enquanto direito fundamental de todas as pessoas, e reconhecidos os desafios históricos enfrentados pelo ensino médio, este estudo se propõe a conhecer as principais alterações promovidas pela referida lei, o processo de implementação do NEM na rede pública estadual paulista e as críticas destinadas a esse novo modelo, de modo a analisar se sua implementação tem apresentado êxito na rede pública do Estado mais rico do país. Considerando o caráter atual e controverso dessa reforma, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos é bastante propício para elucidar a sociedade e ampliar o arcabouço científico sobre o tema, e ainda, contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais. Nessa perspectiva, o presente estudo faz uso da revisão de literatura, de atos legais e normativos, de documentos e pesquisas importantes para a educação brasileira, e de publicações acadêmicas recentes sobre o NEM. Como resultado, mostra que a reforma do ensino médio se encontra descredibilizada e sem avanços na rede pública do Estado de São Paulo, dados a falta de gestão democrática e participativa no seu processo de elaboração, o período pandêmico concomitante ao período de início da implementação, a instabilidade no Ministério da Educação (MEC) durante o último Governo Federal, a redução orçamentária abrupta para a área da educação e a mobilização pela sua revogação por setores da sociedade. Conclui que se faz necessária uma revisão do NEM, com amplo processo de escuta dos diversos setores da sociedade, para que de fato se construa e se institucionalize uma reforma capaz de transformar a realidade do ensino médio no Brasil.
- ItemO autoritarismo brasileiro: do estado novo ao Brasil contemporâneo(IFSP, 2023) Andrade, Beatriz Weise Cavanha de; Silva, Vagner Luis daEste trabalho se propõe a estudar o autoritarismo presente na sociedade brasileira e sua permanência através de nossa história. Para melhor compreender a herança autoritária brasileira, elegemos períodos em que ela se mostrou mais acentuada, por isso, este trabalho terá como foco os períodos do Estado Novo e da Ditadura Militar, além de tratar da permanência autoritária no presente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. O desenvolvimento deste trabalho se dará em três capítulos. No primeiro capítulo, abordaremos a concepção de autoritarismo brasileiro levando em consideração as perspectivas de múltiplos autores. No segundo capítulo, analisaremos o autoritarismo brasileiro no contexto da Era Vargas, com foco na Ditadura do Estado Novo. No terceiro e último capítulo, através de uma breve análise do período da Ditadura Militar, discutiremos sobre o autoritarismo e sua relação com a memória da Ditadura, pouco trabalhada nas mentalidades da população. Nas considerações finais discutiremos de que forma essa herança autoritária permanece no tempo presente e as implicações desta situação na democracia brasileira.
- ItemO comportamento do consumidor de compras online do setor vestuário em face à pandemia instaurada pela Covid-19(IFSP, 2023-12-20) Almeida, Danila Amorim de; Zampini, Eugenio de FeliceO mundo passa por um de seus piores momentos com a pandemia instaurada pela Covid-19. O contexto econômico está diretamente afetado e as empresas precisam rever suas estratégias de negócio. Este trabalho busca apresentar o comportamento do consumidor do setor vestuário e identificar se houveram mudanças em seus hábitos de compras, verificando a tendência online. Para tal, utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com 31 questões estruturadas e obteve-se 107 respostas. Constatou-se que uma grande parcela dos pesquisados não tem realizado compras no período, mas a motivação é a necessidade somada ao preço e não a pandemia em si, embora as experiências vivenciadas no período de isolamento social acarretem a expectativas de compras futuras utilizando o método online. Um grande limitador para este modelo é o frete e o maior receio é acerca da modelagem da peça não ser adequada.
- ItemO estímulo à criatividade na educação como forma de desenvolvimento social(IFSP, 2021-06-03) Carniato, Rogerio; Pugliese, Renato Marcon; Pilan, Hânia Cecília; Silva, Vagner Luis daCriatividade no ambiente escolar é um tema atual e que se mostra necessário para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. O objetivo central deste trabalho é discutir a formação de indivíduos, por meio de estímulos à criatividade e à inovação na escola, e seu potencial transformador de realidades sociais. A metodologia de pesquisa foi baseada num trabalho exploratório com levantamento bibliográfico de produções recentes sobre o tema. Como resultado foi possível identificar a necessidade de se criar métodos e políticas públicas para a inserção do estímulo criativo na educação básica, especialmente no âmbito da escola pública.
- ItemO feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar(IFSP, 2021) Nogueira, Yanê Pinheiro; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEste trabalho teve por objetivo analisar, a partir das obras de Guacira Lopes Louro, Gênero, sexualidade e educação (1997), e de Daniela Auad, Educar meninas e meninos, relações de gênero na escola (2019), como o feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, pode contribuir no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar. As obras referem-se à escola como um espaço formador e de importantíssima função social a favor da igualdade. A metodologia na construção dessa monografia se deu por meio de leituras e fichamentos dos livros supracitados e de algumas fontes bibliográficas secundárias que contribuíram para a revisão e reflexão do tema estudado.
- ItemO governo federal e o combate à “ideologia de gênero”: a diminuição de investimento em políticas públicas com enfoque em gênero no Brasil em 2016-2020(IFSP, 2022-04-28) Ferreira, Pamela Oliveira; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Marques, Fabiola; Picosque, Tatiana AparecidaEssa pesquisa tem como objetivo demonstrar através de dados quantitativos a relação entre o discurso de combate à “ideologia de gênero” e a mudança de postura do governo federal quanto ao investimento em políticas públicas com enfoque em gênero. A partir de 2015, o discurso de combate à “ideologia de gênero” ganhou maior destaque na sociedade brasileira, tanto na divulgação de notícias em canais religiosos, como também no âmbito político. No ano seguinte à guinada desse discurso, houve uma série de modificações na postura do governo federal brasileiro quanto às políticas públicas com enfoque em gênero, sendo os maiores marcos a perda do status ministerial da, à época, chamada Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (SPM) e a diminuição de investimento na área em questão. Ao ser feito um levantamento dos valores investidos em políticas públicas com enfoque em gênero, divulgado pelas Leis Orçamentárias Anuais, é evidente a diminuição de investimentos por parte do governo federal no setor, sendo que, se comparado ao orçamento de 2013, nota-se uma perda de 59,89% de valores; enquanto isso, o discurso de combate à “ideologia de gênero” segue ganhando cada vez mais espaço dentre as pautas de políticos conservadores.