Engenharia de Energias Renováveis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Energias Renováveis por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação energética do processo de secagem de bagaço cítrico em secador rotativo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-15) Grando, Danilo; Pizzo, Sandro MegaleA polpa cítrica peletizada é um importante concentrado alternativo para a dieta de ruminantes. A secagem do bagaço cítrico, etapa fundamental da produção de ração animal, demanda elevado consumo de energia e, normalmente utilizam-se secadores rotativos de aquecimento direto à biomassa para faze-la. O estudo da secagem do bagaço cítrico úmido visando à redução de seu consumo de energia é importante para tornar esse produto economicamente competitivo. Assim, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um modelo teórico, em regime permanente, a fim de avaliar a capacidade máxima de alimentação dos secadores rotativos e o consumo energético do processo. O modelo foi baseado em balanços de massa, de energia e equações empíricas da literatura. Realizou-se a validação do modelo construído a partir da comparação dos dados operacionais obtidos de um secador rotativo sediado em empresa parceira do ramo citrícola. Desse modo, a capacidade máxima de alimentação e descarga do secador rotativo (60.000 lbs h-1) foi de 45.188 kg h-1 e 17.973 kg h-1 respectivamente. O conteúdo total de água evaporada calculado foi de 40.685 kg h-1. O valor ótimo calculado para o consumo de biomassa requerido durante o processo de secagem foi de 13,2 ton h-1, correspondendo a um rendimento efetivo de 3,54 kg cx-1.
- ItemBI como ferramenta de gestão no aumento do rendimento da telemetria em uma empresa agrícola(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-06) Alves, Giulia Queiroz; Vieira, LeandroA Telemetria é uma tecnologia em que se faz as medições remotas dos dados visando maior abrangência de informações em menor tempo, trazendo maior precisão para as operações no campo e, consequentemente, melhorias na gestão contínua dos processos. Com o objetivo de gerar um banco de dados, essa ferramenta dentro do departamento agrícola de uma empresa deve vir acoplada ao uso de um software intuitivo e interativo, sendo um dos mais utilizados o Power BI, a fim de trazer às empresas a cultura e o hábito de analisar e rastrear toda sua cadeia produtiva, aumentando sua capacidade de resolução de problemas e controle sobre seus processos, gastos e lucros. A implementação destes sistemas concomitantemente, implica em aumentos consideráveis na eficiência empresarial, acarretando benefícios para seus operadores que passam por um processo de treinamento e qualificação, para a empresa em benefícios ambientais, econômicos e sociais, afetando até mesmo a comunidade que cresce observando bons exemplos de negócios.
- ItemDesenvolvimento e validação de método de análise alternativo para determinação de fósforo em biodiesel por espectrofotometria de absorção molecular na região do UV-VIS(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-10-27) Brancaglião, Luiz Guilherme; Lourencetti, CarolinaRESUMO O biodiesel é apontado como uma fonte alternativa de energia e um dos biocombustíveis em crescente uso no mercado brasileiro. Visando menores emissões de material particulados e a combustão eficiente do biodiesel, o teor de fósforo consta como um dos parâmetros de qualidade e estava limitado a 10 mg kg-1, sendo reduzido para 3 mg kg-1 em julho de 2024. Presente na forma de fosfolipídeos, o fósforo provém da matéria prima do biodiesel (óleos vegetais ou gordura animal), sendo a sua remoção necessária previamente à reação de transesterificação, a qual ocorre na presença de um álcool simples e um catalisador ácido, básico ou enzimático. O método de determinação de fósforo recomendado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil envolve a diluição com solvente orgânico e posterior determinação por espectrometria de emissão ótica com plasma acoplado indutivamente. A espectrofotometria de absorção molecular na região do ultravioleta visível (UV-Vis) tem sido apontada como técnica alternativa para a determinação de fósforo na forma do complexo azul de fosfomolibdênio em diversas matrizes, dentre elas o biodiesel. Este estudo teve como objetivo validar um método de análise alternativo para determinação de fósforo em biodiesel comparando o uso de diferentes cadinhos (porcelana e quartzo) para a abertura da amostra via calcinação para posterior formação do complexo azul de fosfomolibdênio obtido a partir da reação com molibdato de amônio, uso de bismuto como catalisador e ácido ascórbico (2 %) como agente redutor. A validação do método foi realizada com o estudo da adição e recuperação com três níveis de fortificação de fósforo (5 mg kg-1, 10 mg kg-1 e 15 mg kg-1) em três dias diferentes e quantificação empregando método de adição múltipla de padrão para compensar o efeito matriz. Porcentagem de recuperação variou entre 83,2 e 102,2 %, com valores de repetibilidade e precisão intermediária ≤ 6,3 % e ≤ 7,8%, respectivamente para a condição utilizando cadinho de quartzo, demonstrando assim a exatidão e precisão do método para o intervalo de trabalho estudado. Resultados satisfatórios foram obtidos usando os cadinhos de porcelana (% recuperação entre 84,4-116,4 %), entretanto, maior variação foi observada para a precisão intermediária (5,4-24,2 %). Empregando teste de Kruskall-Wallis, com post-hoc de Dunn, confirmou-se a igualdade das medianas dos resultados obtidos nos diferentes dias apenas para o cadinho de quartzo para os três níveis de fortificação (p > 0,05). Limites de detecção e quantificação para o método proposto com uso do cadinho de quartzo são 0,2 e 0,7 mg kg-1, respectivamente.
- ItemGestão do comissionamento de sistemas de energia solar: modelagem do processo de negócio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-06) Mazzuchi, Júlia Moraes; Benassi, João Luís GuilhermeCom o notável crescimento das instalações de sistemas fotovoltaicos no país ao longo dos últimos anos, tornou-se necessário estabelecer procedimentos e normas padronizadas, com o objetivo de garantir a confiabilidade operacional. Nesse contexto, o presente trabalho propõe-se a comparar e avaliar o desempenho de dois processos distintos de gestão do comissionamento de sistemas de energia solar. A consecução desse objetivo se dá por meio da modelagem dos processos e análise dos resultados do novo processo já implementado, confrontando-o com o processo antigo. Através dessa abordagem, busca-se evidenciar a comparação entre os métodos de comissionamento em sistemas fotovoltaicos, estabelecendo diretrizes uniformes para certificar que os sistemas foram projetados, instalados, testados e estão operando de acordo com as especificações do projeto e as expectativas do cliente. O comissionamento, por sua vez, representa o processo de aplicação de técnicas que asseguram o pleno funcionamento da planta do projeto, operando com valores dentro dos parâmetros regulares. Isso possibilita a identificação de eventuais falhas, bem como a implementação de melhorias na estrutura e na manutenção geral dos equipamentos. É de suma importância ressaltar que esta pesquisa consiste em um estudo de caso múltiplo e detalhado referente ao processo de comissionamento solar e modelagem de processo aplicada a projetos. A pesquisa pode ser utilizada como uma referência para profissionais do setor, empresas de energia solar e órgãos reguladores, contribuindo para a disseminação de melhores práticas e para o aprimoramento do setor como um todo. A pesquisa destaca a implementação bem-sucedida do modelo de processo, promovendo melhorias na qualidade e na vida útil dos sistemas. Dessa forma, o trabalho contribui significativamente para aprimorar a eficiência e alinhar o setor de energia solar às melhores práticas e normas regulatórias.
- ItemSegurança na movimentação de carga: setor de extração de uma usina sucroenergética no interior de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-08) Romano, Vitória de Abreu; Costa, Andressa Maio daDurante o período de entressafra no setor de Extração de Caldo, em uma usina sucroenergética, tem-se a necessidade de realizar a desmontagem dos equipamentos que compõe a moenda para realizar sua manutenção. Essa atividade necessita de inúmeros içamentos, para que as peças sejam retiradas de sua posição atual, direcionadas para manutenção, e por fim retornem ao seu destino. Porém por se tratar de peças extremamente pesadas, existem diversos pontos críticos que envolvem a realização da tarefa. O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais causas de condições inseguras da atividade de içamento de carga no setor de extração de uma usina durante o período de entressafra (de novembro à março). Para isso, aplicou-se o método PDCA (Plan, Do, Check e Act), no formato A3, para estratificar dentre todas as atividades de içamento, qual apresentava maiores riscos tendo em vista o histórico de acidentes da unidade. Os resultados indicaram algumas causas raízes, como falta de informações e procedimentos, sendo necessário o levantamento de informações para confecção de documentos que incluam todos os pontos de risco e atenção da atividade, além de treinar a operação para que todos os colaboradores estejam cientes. Dessa forma, pode-se concluir que a aplicação do PDCA contribuiu de maneira positiva para encontrar os principais pontos críticos da atividade, possibilitando assim que fossem criados procedimentos e treinamentos que asseguram os colaboradores dos riscos do setor.