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- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemAdditive manufacturing of advanced ceramics by digital light processing: equipment, slurry, and 3D printing(Universidade de São Paulo (USP), 2022-11-25) Camargo, Ítalo Leite de; Fortulan, Carlos Alberto; Bock, Eduardo Guy Perpétuo; Carvalho, Jonas de; Foschini, Cesar Renato; Zavaglia, Cecília Amélia de CarvalhoA manufatura aditiva (MA) ou impressão 3D é um conjunto de tecnologias que fabrica corpos pela adição sucessiva de camadas. Tal técnica já é aplicada em todas as classes de materiais. Na fabricação cerâmica, a MA permite a produção de corpos em pequena escala, com maior liberdade de forma, menor custo e prazo de entrega reduzido. Dentre as tecnologias de MA, a fotopolimerização em cuba se destaca pela capacidade de produzir peças cerâmicas com excelente precisão dimensional e acabamento superficial. Contudo, existe uma escassez de equipamentos comerciais destinados a produzir cerâmica, baseados nessa tecnologia e com preço acessível, visto os desafios de lidar com a matéria-prima com alto carregamento de partículas. Neste trabalho, que aborda a fabricação de cerâmica avançada por fotopolimerização por projeção, foi testada a viabilidade do uso de um protótipo de impressora 3D top-down e de uma impressora comercial bottom-up comum (usualmente empregada na impressão 3D de polímeros) no processamento de materiais cerâmicos. Para isso, um protótipo de impressora 3D foi projetado e construído, criando-se um sistema de recobrimento inovador (patente depositada), composto por duas lâminas com funções distintas e sequenciais. Esse sistema visa superar o desafio de criação de camadas para as suspensões cerâmicas, que usualmente apresentam alta viscosidade. Além disso, suspensões fotopolimerizáveis foram desenvolvidas buscando atender os requisitos do processo relacionados ao alto carregamento cerâmico, comportamento reológico, parâmetros fotossensíveis e estabilidade. Os pós cerâmicos foram selecionados para avaliar o processo usando grupos distintos de cerâmica avançada: pó nanométrico (3Y-TZP) e pó submicrométrico (mulita eletrofundida). Além disso, a combinação de matéria-prima natural (zirconita) com alumina foi usada para investigar a formação in situ de compósitos mulita-zircônia em peças impressas. Assim, suspensões fotopolimerizáveis cerâmicas baseadas em um pó nanométrico de zircônia (3Y-TZP) foram desenvolvidas e caracterizadas, selecionando-se os componentes (monômero, fotoiniciador e dispersante) apropriados. Desta forma, obteve-se uma barbotina cerâmica capaz de validar o protótipo desenvolvido e fabricar corpos cerâmicos verdes. Contudo, a mesma formulação não foi adequada na impressora 3D comercial, devido ao seu comportamento reológico não ser compatível com o equipamento. Por sua vez, o pó submicrométrico de mulita permitiu o preparo de formulações com alto carregamento sólido (até 50 %v/v). Essas novas formulações foram usadas com sucesso nos dois equipamentos testados. Ainda, a formulação baseada na mistura de pós cerâmicos (zirconita e alumina) mostrou que a técnica pode ser combinada com sinterização reativa para criar compósitos in situ de mulita e zircônia. Após análise da decomposição térmica, um protocolo para o tratamento térmico foi criado e os corpos impressos foram submetidos à queima dos componentes orgânicos e sinterização. Ambos os equipamentos testados se mostraram capazes de criar peças cerâmicas densas (>95%) e com geometrias que seriam inviáveis ou até mesmo impossíveis por outros métodos de fabricação. As diversas caracterizações dos corpos sinterizados (resistência mecânica, microestrutura, etc.) indicam que ainda existem limitações quando a presente rota é comparada com os processos convencionais de fabricação. Por fim, acredita-se que o presente estudo contribui para o conhecimento relacionado à manufatura aditiva de cerâmicas e destaca-se por apresentar uma abordagem acessível aos laboratórios e pequenos fabricantes de produtos cerâmicos.
- ItemAn irregularity measure based on Wasserstein netric for multivariate mathematical morphology(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2023-07-10) Francisco, Samuel; Mesquita, Marcos Eduardo Ribeiro do Valle; Sussner, Peter; Florindo, João Batista; Flores, Franklin César; Ren, Tsang IngA morfologia matemática é uma teoria não linear para análise e processamento de imagens baseada em conceitos topológicos e geométricos que pode ser desenvolvida utilizando a teoria de reticulados. A estrutura de reticulados completos é conveniente para estudos teóricos e práticos na morfologia matemática. A morfologia matemática é aplicada a imagens binárias, tons de cinza e imagens multivariadas. Imagens obtidas por operadores morfológicos em imagens coloridas em que o espaço de cores possui uma ordem parcial podem conter cores falsas. As imagens obtidas por operadores morfológicos em imagens coloridas em que o espaço de cores possui uma ordem total, não apresentam cores falsas. Entretanto, apresentam imperfeições que se assemelham a um serrilhado. Essas imperfeições nas imagens aparecem em operadores morfológicos multivariados baseados em uma ordem total e é chamada de irregularidade. Essa tese propõe construir uma medida de irregularidade para morfologia matemática multivariada. Para este propósito define-se o índice de irregularidade global utilizando-se a métrica de Wasserstein e a soma generalizada da distância entre duas imagens pixel a pixel. Além disso, define-se um índice de irregularidade local devido a impossibilidade computacional de medir a irregularidade para imagens multivariadas reais devido ao alto custo do problema de otimização para obtenção da métrica de Wasserstein. Prova-se que o índice de irregularidade local é um limitante inferior para o índice de irregularidade global e mostram-se resultados computacionais em imagens naturais. Utiliza-se também um método de entropia regularizada como forma de aproximação para a métrica de Wasserstein com o intuito de calcular o índice de irregularidade local com baixa complexidade computacional. Ainda, observações entre as medidas de irregularidade de acordo com o tamanho do elemento estruturante e das janelas locais que são utilizadas para o cálculo do índice de irregularidade local são realizadas. A partir desses resultados, é possível concluir que os índices de irregularidade global e local são medidas satisfatórias para irregularidades provenientes de operadores morfológicos multivariados. Por fim, utilizam-se abordagens morfológicas como a solução do problema do caixeiro viajante e os mapas auto-organizáveis de Kohonen para justificar a dificuldade de se obter uma ordem total que minimize a irregularidade.
- ItemAs concepções sobre o Teorema Fundamental da Aritmética de professores de Matemática da rede pública paulista, sob o olhar da teoria APOS(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021-09-02) D'Almeida, Joice; Bianchini, Barbara Lutaif; Lima, Gabriel Loureiro de; Oliveira, Gerson Pastre de; Paiva, Maria Auxiliadora Vilela; Resende, Marilene RibeiroEsta tese tem por objetivo investigar as concepções e os conhecimentos de professores de Matemática, atuantes na rede estadual paulista a respeito do Teorema Fundamental da Aritmética, que é um tema integrante da Teoria Elementar dos Números. O trabalho, desenvolvido no contexto de uma pesquisa qualitativa, contou com a participação de eis professores de Matemática voluntários e atuantes na rede pública paulista. A fundamentação teórica da pesquisa se deu à luz da teoria APOS, de Ed Dubinsky, que descreve o caminho para a construção de conceitos matemáticos, por meio de mecanismos mentais – interiorização, encapsulação e tematização – e estruturas mentais, também Chamadas de concepções – Ação, Processo, Objeto e Esquema. Elaborou-se uma Decomposição Genética , elemento componente da teoria utilizada, em que se descreveu as possíveis construções mentais que um indivíduo constrói para a compreensão do Teorema Fundamental da Aritmética e de conceitos vinculados a ele. Como teoria auxiliar na análise dos conhecimentos revelados pelos professores, baseou - se no modelo teórico do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática, o MTSK. Para a produção de dados, elaborou - se um documento contendo questões sobre sua formação, sua experiência profissional e seu entendimento sobre a Teoria dos Números, para a caracterização dos participantes e outro, contendo seis questões sobre conceitos relacionados ao Teorema Fundamental da Aritmética , que foram respondidos pelos professores. Posteriormente, realizou - se uma entrevista semiestruturada com cada docente, com intervenção nos registros anteriormente realizados, buscando analisar a compreensão sobre elementos como os conceitos de múltiplo e divisor, sobre a unicidade da decomposição em fatores primos e sobre a utilização desta representação em contextos internos e externos à temática central. Os resultados indicam que alguns dos participantes apresentam dificuldades na definição de múltiplos e divisores e a maioria não reconheceu a unicidade da decomposição em fatores primos. Além disso, para este grupo de docentes, as propriedades provenientes desta representação são pouco consideradas para a decisão sobre a divisibilidade e o ser múltiplo de um número inteiro, sendo as estratégias dominantes a utilização do procedimento da divisão com resto zero e os critérios de divisibilidade. Acredita-se que os resultados aqui divulgados trouxeram uma contribuição importante para o escopo de estudos relacionados ao Teorema Fundamental da Aritmética.
- ItemAs contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-27) Oliveira, Rodrigo Dias de; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Toledo, PedroO presente trabalho investiga as contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia ao ensino de matemática, como historicamente o curso de Licenciatura em Pedagogia foi implantado no Brasil, como também as leis que regem a educação básica no Brasil através de revisão bibliográfica. Por se tratar também de um estudo de caso, este trabalho é composto também por pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com duas docentes atuantes na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Os resultados revelam que as críticas quanto à estrutura do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao ensino de matemática são antigos e constantes, evidenciando que apenas o professor pedagogo não pode ser o único responsável pelo ensino da matemática e que no panorama contemporâneo, a formação continuada que nesse estudo específico, não é ofertada pela rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é essencial para a prática docente e o efetivo aprendizado pelos estudantes.
- ItemAs potencialidades do uso do soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática através da resolução de problemas em educação financeira para o Ensino Fundamental II(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-25) Almeida, Edilaine Lopes Matos de; Silva, Mário Barbosa da; Silva, Rilda Simone Maia da; Medeiros, Loise TarouquelaO presente trabalho objetivou analisar as potencialidades do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática e fomentar sua utilidade tanto no Ensino Básico como na formação inicial de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre os benefícios do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem. Após a revisão bibliográfica das pesquisas que versaram sobre o Soroban, desenvolvemos uma proposta de atividade sobre o tema transversal de Educação Financeira embasada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas utilizando o Soroban para estudantes do 7º ano. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância do Soroban no processo de aprendizagem. Destacam-se como benefícios a melhora no raciocínio lógico, na coordenação motora e na concentração de outras habilidades importantes para o aprendizado. Por fim, através do estudo realizado foi possível verificar que o Soroban pode auxiliar no processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de conteúdos matemáticos dos estudantes.
- ItemComportamento em fadiga da Liga Al-6,0wt%Si-2,5wt%Cu tixoforjada e tratada termicamente T6(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2023-11-28) Beil, Wendel Leme; Zoqui, Eugênio José; Cremasco, Alessandra; Ferreira, Itamar; Ávila Diaz, Julian Arnaldo; Fals, Hipólito Domingo CarvajalA tecnologia de processamento de metais no estado semissólido encontra-se em um pequeno nicho de aplicação, um importante fator para tal condição é a carência de informações referentes a aplicações com carregamentos cíclicos em ligas utilizadas neste tipo de processamento. O presente trabalho visa contribuir para este desenvolvimento por meio do estudo do comportamento em fadiga da liga Al-6,0wt%Si-2,5wt%Cu nas condições as cast, as cast+T6, tixoforjada a 60% de fração líquida, a 30s e 60s de globularização e tratada termicamente T6. Para atingir este objetivo, este trabalho apresenta o desenvolvimento do equipamento necessário para a fabricação dos lingotes, bem como da matriz utilizada no tixoforjamento da liga estudada. A combinação de técnicas de refino de grãos, constituída pela agitação eletromagnética com refinador de grão Al-5wt%Ti-1wt%B, mostrou-se eficaz, produzindo lingotes com grãos de tamanho reduzido, 112±26μm, representando uma redução em mais de 100% em relação ao tamanho dos grãos obtidos sem a utilização de nenhuma técnica, 263±65μm. Os resultados mostram que a liga em estudo pode ser tixoforjada utilizando-se uma tensão de 4 a 6 vezes menor do que o limite de escoamento do material, produzindo produtos tixoforjados com microestrutura e composição química homogênea, com no máximo 0,7% de porosidade. Os resultados também mostraram que o tixoforjamento promove fragmentação dos defeitos de fundição, shrinkages e porosidades de gás. Os produtos tixoforjados quando submetidos ao tratamento térmico T6 apresentam um aumento de dureza em cerca de 30%, quando utilizados os tempos de 4 horas e 10 horas de solubilização e envelhecimento, respectivamente. No ensaio de tração a condição tixoforjada a 30s+T6 apresentou, 362±17,4MPa/213,2±35,3MPa/4,5±0,8MPa e a condição 60s+T6 apresentou, 291,5±20,7MPa/178,8±0,9MPa/4,2±0,9MPa, respectivamente para LRT/LE/AL% as quais apresentaram os melhores resultados. Nos ensaios de fadiga, as condições tratadas termicamente T6, foram as que apresentaram os melhores resultados, apresentando a estimativa média de resistência à fadiga, para 107 ciclos, 𝜇̂𝑦= 98,36MPa e 𝜇̂𝑦= 95,50MPa, respectivamente para as condições tixoforjadas nos tempos de 30s e 60s de globularização. A relação entre 𝜇̂𝑦/𝐿𝑅𝑇 para as condições 30s+T6 e 60s+T6 foram nesta ordem de 0,27 e 0,33.Os estudos de fratografia mostraram a forte influência dos defeitos de fundição, porosidades de gás e vazios de contração, existentes na superfície dos corpos de prova.
- ItemCorpo negro, currículo e educação física: uma análise fanoniana sobre as contradições e possibilidades para constituição de identidades insurgentes(Universidade de São Paulo (USP), 2023-05-05) Costa, Thiago Batista; Ehrenberg, Mônica Caldas; Maldonado, Daniel Teixeira; Molina Neto, Vicente; Neira, Marcos Garcia; Silva, Caroline Felipe Jango daA presente pesquisa dedica-se a analisar os currículos crítico e pós-crítico da Educação Física, a fim de investigar a ação que os mesmos exercem (ou não) nos estudantes negros dos anos finais do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas da cidade de São Paulo, quanto ao processo de construção/reconstrução de suas identidades. Colocou-se em pauta os saberes que circunscrevem o corpo negro, sobretudo ao que se refere a experiência vivida do negro brasileiro, à luz do pensamento de Frantz Fanon. Do mesmo modo, pôs-se em evidência os saberes propostos pelos currículos crítico e pós-crítico da Educação e da Educação Física, dando conta assim da primeira etapa teórico-analítica da pesquisa. Para a segunda etapa, realizamos uma pesquisa empírica (qualitativa) constituída de observações das práticas pedagógicas e da realização de grupos focais com os estudantes afetados pelos currículos vividos. Num terceiro momento teórico-analítico, a partir da revisão de literatura e do percurso metodológico, empreendemos a análise das produções dos sentidos e significados nos estudantes. Notou-se, que a escola contemporânea opera como uma máquina que, tal qual o mundo colonial, está repleta de dispositivos e estratégias que fazem com que a experiência do estudante negro se torne cada vez mais difícil, pois mesmo dentro de uma planificação das subjetividades existe uma hierarquia a hierarquia racista do capitalismo. Além disso, identificamos que um dos dispositivos escolares mais eficazes no processo de colonização das mentes dos estudantes é a colonialidade curricular. Entretanto, os discentes demonstraram uma percepção crítica da experiência vivida pelo negro no contexto escolar e social, muito por conta do trabalho coletivo de professores e professoras engajados numa construção de identidades insurgentes. Ademais, sublinhamos que a Educação Física sozinha crítica ou pós-crítica encontrou dificuldades para penetrar na estrutura subjetiva dos estudantes. A apuração dos grupos focais propiciou inferir, ainda, que a Educação Física terá mais êxito no processo de constituição de identidades insurgentes se inserida em um projeto educacional coletivo.
- ItemDemonstração e argumentação: uma proposta para números complexos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-11) Kassa, Fellype de Oliveira; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deDentre as principais habilidades que são destacadas no currículo paulista, existe uma que é intensificada pelos conceitos matemáticos, que é a abstração. Uma das possíveis definições de abstração é o ato de se distanciar da realidade para melhor compreendê-la. Dentre todos os temas que podemos trabalhar em matemática, ela está fortemente ligado a demonstrações e argumentações. Demonstração é uma maneira rigorosa de se mostrar se uma proposição é verdadeira ou não, e argumentação é uma maneira um pouco menos rigorosa, onde algumas informações são suprimidas ou tomadas como verdade sem de fato se saber se são ou não verdade. Foram abordadas demonstrações das principais operações com números complexos, que são utilizados para auxiliar nas resoluções de expressões algébricas, principalmente em grau maior que três. É um tema de ensino médio que diversas vezes é deixado de lado, e que muito se usa da abstração, com uma proposta de ensino que faça o aluno ter interesse de demonstrar ou argumentar por si próprio as propriedades relativas aos números complexos.
- ItemDemonstrações matemáticas que podem ser abordadas no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-09) Soares, Bruno Reis; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deNeste trabalho pretendemos mostrar a importância das demonstrações matemáticas para o melhor aprendizado dos discentes. Para isto, tem-se o objetivo de exibir algumas demonstrações e esclarecer que elas devem estar ligadas diretamente ao conhecimento do aluno. Serão feitas algumas demonstrações com uma linguagem mais fácil possível para que assim o professor e aluno consigam ter uma maior facilidade de explicação e entendimento. Dessa forma, podemos demonstrar que os alunos são capazes de compreender o motivo pelo qual ensinamos determinados conteúdos de maneira específica.
- ItemEducação financeira: uma discussão sobre o impacto de sua implementação na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-22) Dib, Alice Susco; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini PanighelEsta pesquisa tem como objetivo discutir a imprescindibilidade da Educação Financeira como parte integrante da formação escolar, sobretudo no cenário contemporâneo brasileiro que, assim como outros países, teve sua economia afetada significativamente pela pandemia do Covid-19. Tal demanda tem sido cada vez mais constantemente reafirmada quando observados os indicadores nacionais relativos à saúde financeira da população. Para o estudo partiu-se da delineação de conceitos com o fito de demonstrar a causa e efeito da educação financeira na sociedade brasileira através de pesquisas qualitativas e quantitativas, a fim de provar sua importância não somente no âmbito acadêmico, mas também suas implicações em ambiente social, de forma a analisar as suas consequências baseando-se em pesquisa e estudos sobre os efeitos encontrados. Sendo capaz de reproduzir não somente os dados, mas apresentar de acordo com estudos de simulações possíveis cenários, o que possibilitou concluir que há diversos motivadores para a inclusão da educação financeira como parte efetivamente integrante da formação básica, não somente visto sob a perspectiva do desenvolvimento financeiro, mas também como fomento ao pensamento crítico, e maior autonomia financeira no contexto social.
- ItemEfeito dos precipitados β-Fe no comportamento mecânico das ligas de Al-Si com Fe-crítico, inoculadas via Nióbio e Boro e endurecidas por precipitação(Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 2021-07-07) Narducci Junior, Carlos; Abdalla, Antônio Jorge; Jakutis Neto, Jonas; Antunes, André da Silva; Lima, Milton Sérgio F.; Travessa, Dilermando Nagle; Baptista, Carlos A. Reis PereiraEsta tese investigou as propriedades mecânicas de ligas à base de Al-Si com teores de Fe de 1%, valor acima dos limites recomendados (simulando as ligas oriundas da reciclagem), levando à precipitação de partículas intermetálicas de β-Fe em sua microestrutura. As partículas quebradiças de β-Fe apresentam uma morfologia rugosa na forma de plaquetas altamente facetadas, formando pontos rígidos na estrutura do material, o que prejudica o desempenho mecânico da liga contendo esses precipitados. Como as ligas de Al-Si têm suas propriedades mecânicas aprimoradas quando o grão é refinado ou tratado termicamente, este estudo buscou compreender o efeito da adição do inoculante Nb e B, como inoculador de grãos, e também da adição do elemento Mg e aplicação subsequente do tratamento de endurecimento por precipitação (T6), sobre a morfologia dos precipitados de β-Fe. Sob a hipótese de que os efeitos da soma dessas duas técnicas se mostrem benéficos à estrutura do material, modificando o tamanho e a morfologia dos precipitados de β-Fe, e também criando um mecanismo de reforço do material, com isso, possibilite sua utilização nas ligas provenientes da reciclagem para uso em peças estruturais e de segurança. No primeiro estágio, as ligas foram inoculadas com níveis variados de Nb e B para encontrar um valor que reduzisse o tamanho de grão da liga fundida, refinando e modificando os precipitados de β-Fe. Para esta primeira fase, as amostras foram moldadas de acordo com o molde padrão, Procedimento de Teste-1 (TP-1). A microestrutura da liga foi analisada por microscópio óptico com luz polarizada e placa com filtro e contraste de interferência diferencial (DIC) e por espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDX) com analisador detector EDS. Além disso, o estudo foi se aprofundando por meio de análises qualitativas e quantitativas da precipitação intermetálica de β-Fe. As análises microestruturais revelaram que o comportamento dos precipitados de β-Fe segue um decaimento exponencial com o aumento da adição de Nb e B, uma curva análoga à do refinamento de grãos do ?-Al primário, revelando uma correlação direta entre os eventos. Com isso, foi possível sugerir um mecanismo que mostra como ocorre à transformação morfológica dos precipitados de β-Fe no material com a adição do inoculante Nb e B. As concentrações de 0,05% em peso de Nb e 0,0063% em peso de B mostraram-se adequados para reduzir o tamanho do grão e modificar os precipitados de Fe, refinando-os e tornando-os esféricos. Na segunda etapa do estudo, as amostras foram fundidas em molde metálico de acordo com a norma ASTM B108. A introdução do elemento Mg avaliou se o endurecimento por precipitação foi afetado pela adição do inoculante Nb + B e o conseqüente refinamento do grão. O efeito combinado da manipulação da liga estudada Al10Si1Fe0,35Mg resultou em precipitados β-Fe reduzidos e esferoidizados e maior limite de escoamento (YS) com 208 MPa, limite de resistência à tração (UTS) com 300 MPa e elasticidade de 4,7%. Os resultados superaram os valores limites de resistência e elasticidade de ligas comerciais, como a liga ASTM A357, onde o teor de Fe é baixo (máx. 0,2%).
- ItemEnsino de frações através do origami(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-05-18) Morais, Simony Abreu de; Oliveira, Estela Mara de; Maciel, Cleiton Domingos; Oliveira, Francisco deO presente estudo busca apresentar uma proposta, para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), a partir de uma abordagem pedagógica, de fortalecimento da interpretação do processo de ensino-aprendizagem de fração, utilizando o origami. A metodologia adotada é de natureza qualitativa bibliográfica. Faz-se uma apresentação do conceito de fração e sua interpretação na relação parte de um todo pode ser construída pelos alunos à medida que as ideias apreendidas sejam o produto da articulação de seus conhecimentos prévios com a experiência para manipular a folha de papel sulfite A4. Os resultados expõem que há várias contribuições que o origami pode proporcionar como estratégia didática nas salas de aula para o ensino de frações. Vê-se que os espaços de interação entre o sujeito (o aluno) e o material (o origami) podem ser relevantes para a construção significativa do conhecimento. Portanto, a aplicação do origami no ensino das frações é uma estratégia que pode possibilitar o reconhecimento da unidade como um "todo" que se divide em partes coerentes com relação às suas áreas.
- ItemEnsino do Teorema de Pitágoras através da Transposição Didática de Yves Chevallard(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-28) Freires, Evelyn Rocha; Francisco, Samuel; Oliveira, Estela Mara de; Maciel, Cleiton DomingosEsse trabalho tem como objetivo explorar a utilização da transposição didática de Yves Chevallard no ensino do teorema de Pitágoras. Apresenta-se na fundamentação teórica a teoria da transposição didática, o teorema de Pitágoras e algumas demonstrações. Em seguida, propõe-se atividades de ensino com base na transposição didática para ensinar o teorema de Pitágoras a estudantes do nono ano do ensino fundamental. Acredita-se que este trabalho evidenciará a utilização da transposição didática como uma estratégia eficaz para o ensino do teorema de Pitágoras e que as atividades propostas poderão servir como base para o professor desenvolver suas aulas sobre o tema.
- ItemEtnomatemática nos livros didáticos do 6º ano : as quatro operações aritméticas fundamentais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-25) Costa, Natália Serra da; Silva, Mário Barbosa da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia daO presente trabalho tem o propósito de investigar como o livro didático de matemática aborda o componente curricular das quatro operações fundamentais sob a ótica da Etnomatemática dentro da fase de transição entre o professor polivalente e os professores específicos que ocorre no 6º Ano. As discussões referentes a essa metodologia vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com os trabalhos do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrósio, porém há muitos profissionais de matemática que ainda não tiveram o acesso a essa informação, por isso, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa de campo de cunho documental e bibliográfico reunindo referências a partir de pesquisas de campo para responder como a presença dessa metodologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem em matemática, expondo vantagens em abranger aspectos culturais existentes no território nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde existe uma grande interação do concreto com o abstrato. Dessa forma, a interatividade entre distintas experiências seria utilizada para a compreensão e respeito aos valores individuais/sociais dos grupos culturais para que se torne cotidiano, aumento e recuperação da autoestima em relação aos saberes e fazeres dos educandos e transformando-os em protagonistas da construção do próprio conhecimento. Portanto ao analisar o Currículo Paulista e o Aprender Sempre, não encontramos situações de aprendizagem e habilidades da BNCC relacionadas a etnomatemática e as operações fundamentais; verificamos que o conhecimento do professor em Resolução de Problemas e Etnomatemática é essencial para o ensino-aprendizagem e ampliação do conteúdo previsto no Livro Didático.
- ItemInclusão de alunos com autismo nas aulas de matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-11) Costa, Marcos Júnior da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia da; Oliveira, Francisco deO presente trabalho tem como objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, a inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática fazendo o uso de suas principais características e singularidades. Metodologicamente trata-se de uma análise documental e observação participante sobre a Inclusão de alunos com Autismo nas aulas de Matemática. Para tal pesquisa, foram utilizados artigos de revistas e jornais científicos, publicações divulgadas em diários do governo brasileiro por meio eletrônico, através de buscas em bases de dados na internet concernente à Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Wef of Science, Periódicos Capes. Com uma prática adequada do ensino e aprendizagem de forma inclusiva, acaba sendo possível melhorar o funcionamento mental de nível superior do autismo e identificando oportunidades e necessidades educacionais e, assim, sistematizando informações. Entende -se que essas práticas requerem o uso de recursos promotores de aprendizagem de forma as percepções e ensinamentos que são direcionados aos alunos. O pensamento participativo, reforçado pelo uso de tecnologias e materiais concretos, pode estimular a redefinição da didática e criar oportunidades de aprendizagem para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, proporcionando estratégias de ensino e aprendizagem para esses alunos.
- ItemInstrumento de medição que auxilia em ações preventivas na evasão do curso de Licenciatura em Matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Gomes, Leonildo Freitas; Esteves, Anderson Alves; Silva, Afrâncio Tenório da; Telles, Priscila Moreira CorrêaO ensino superior é importante na vida das pessoas por muitas razões; em primeiro lugar, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades especializados em uma determinada área, o que pode ajudar a se destacarem em sua profissão ou a obterem empregos mais bem remunerados e com maior potencial de crescimento. Além de desenvolver o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, contribuindo para a emancipação e a ascensão social. Quando um estudante desiste, evade de um curso superior, ele potencialmente compromete seu futuro. É trabalho de todos, principalmente da instituição de ensino, criar ações preventivas que contribuam para a permanência dos alunos. O IFSP campus Itaquaquecetuba é uma Instituição de Ensino Superior pública; no processo de observação do curso de Licenciatura em Matemática, foi constatada a quantidade de lugares vagos em cada sala, devido à evasão. A fim de contribuir com a mitigação deste índice, esse trabalho tem por objetivo elaborar um instrumento de diagnóstico que estipule a probabilidade de evasão de um discente com base em suas características e bagagem pessoal. Esse instrumento teve como base teórica as obras A Reprodução e Escritos de Educação de Pierre Bourdieu, junto à revisão sistemática que compilaram os tipos e causas de evasão com base nas características dos estudantes e da instituição. Foram coletados os dados dos estudantes via questionário, e esses dados foram utilizados para a constituição do perfil de cada um; para isso, foi utilizado a similaridade de Jaccard por meio da linguagem de programação, o que possibilitou encontrar a intersecção, o ponto em comum entre os estudantes e desenvolver um perfil de evasor. Quando uma nova turma ingressar, tornou-se possível comparar e notar o perfil de cada calouro com o perfil do evasor dos anos anteriores e, assim, sendo possível efetuar ações preventivas contra a evasão.
- ItemMatemática financeira: juros simples, juros compostos e taxas(IFSP, 2023-05-22) Quispe, Miriam Jannhetty Blanco; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini Panighel; Oliveira, Francisco deNo nosso cotidiano utilizamos diversos elementos da matemática financeira, tais como juros simples e compostos. Neste trabalho iremos tratar mais profundamente sobre quais os ensinamentos de matemática financeira contidos em livros de matemática do ensino médio, em específico os livros “Matemática: contexto e aplicações”, de Luiz Roberto Dante e “Matemática: ciência e aplicações” de Iezzi, Dolce, Degenszajn, Périgo e Almeida. A análise se dará por meio da comparação entre os dois livros, como introdução ao tema de matemática financeira, juros simples e compostos, exercícios resolvidos e propostos, função de juros simples e compostos e taxas. Com essa análise podemos constatar que os dois livros dão um ótimo embasamento sobre matemática financeira, porém é abordado um conteúdo que é previamente estudado em séries finais do ensino fundamental II. Esse fato faz com que o ensino de matemática financeira fique muito repetitivo, se desenvolvendo mais em cursos avançados, não chegando a grande população que frequenta os cursos de ensino médio do país.
- ItemO ensino do teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido(IFSP, 2022-05-12) Santos, Cassia Conceição; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo Liporoni; Toledo, PedroCom as mudanças na educação, se tornou imprescindível o uso de tecnologia em sala de aula, então o presente instrumento tem como tema “O ensino do Teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido”. A escolha desse tema surgiu da necessidade de demonstrações e aplicações aprofundadas e concisas de atividades envolvendo o Teorema de Pitágoras. Onde o objetivo é fazer a demonstração do teorema de Pitágoras através de uma proposta de uma situação problema com uso de ferramentas digitais e ambientes virtuais, no caso foi usado o Geogebra nas aplicações. Esse documento se justifica partindo dos resultados e do baixo desempenho dos alunos nas avaliações AAP 3º Bimestre de 2021. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados de textos, artigos, livros, revistas científicas que serviram como base para o desenvolvimento deste estudo e a construção da proposta da situação problema. Além disso, está monografia tem como base atender as competências e habilidades da BNCC no que diz respeito às demonstrações métricas do triangulo retângulo de modo a resolver problemas e aplicações do Teorema de Pitágoras. Este trabalho servirá como documento norteador para os docentes que pretendem aplicar em sala de uma situação problema com foco no protagonismo do aluno. Espera-se com a proposta apresentada, que o aluno seja capaz de identificar os principais elementos que compõem o Teorema de Pitágoras, além de ser possível detectar esses mesmos elementos no cotidiano. Sendo assim, o uso de ferramentas digitais na solução de problemas vem como um reforço de extrema importância para deixar a aprendizagem atrativa aos alunos.