Navegando por Campus "HORTOLÂNDIA"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em curso de inglês para propósitos acadêmicos no contexto do programa idiomas sem fronteiras(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2018-02-27) Della Rosa, Stefanie Fernanda Pistoni; Augusto-Navarro, Eliane Hércules; Viana, Nelson; Lima, Denise de Paula Martins de Abreu e; Furlan, Claudia Jotto Kawachi; Barçante, MagaliEste estudo tem como objetivo analisar a percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) com foco na habilidade escrita (redação acadêmica) a partir de compreensão de seus papéis e responsabilidades, bem como papéis e responsabilidades de professores e do material didático. Tais compreensões são imperativas quando pensado o desenvolvimento da autonomia do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem de línguas para além da sala de aula, sobretudo quando se almeja a participação efetiva na comunidade discursiva científica à qual esse aprendiz-pesquisador é afiliado ou pretende filiar-se. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias de Inglês para Propósitos Específicos (ROBINSON, 1991; HUTCHINSON e WATERS, 2006; DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 2010) e sua vertente Inglês para Propósitos Acadêmicos (FLOWERDEW e PEACOCK, 2001, HYLAND, 2006; JORDAN, 2012), bem como nas teorias de Autonomia (BENSON, 2006; 2011; LITTLE, 1991; 1995) e de Material Didático (TOMLINSON, 2012, 2014; HARWOOD 2005, 2010, 2014; RICHARDS 2001, 2014). Adota-se como natureza metodológica o estudo de caso, orientado pelo paradigma qualitativo de pesquisa, cujos dados foram coletados a partir de questionário semiestruturado, observação de aulas e entrevistas. O contexto para coleta de registro foi um curso de redação acadêmica em língua inglesa oferecido pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) em uma de suas universidades parceiras. A análise de dados revela que para haver o fomento da autonomia do aprendiz em cursos de Inglês para Propósitos Acadêmicos é necessário o trabalho colaborativo entre professores e aprendizes, sugerindo o redimensionamento de seus papéis, evidenciando i) a tomada de responsabilidades dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem a partir do engajamento ativo e reflexão sobre tal processo, e ii) a prática docente voltada para a orientação e inclusão dos aprendizes nas escolhas que os envolvem. Os resultados indicam a relevância no sentido de que cursos cujo foco seja o ensino de Inglês para Propósitos Acadêmicos sejam pensados de modo a sensibilizar aprendizes para os conceitos de gênero acadêmico e comunidade discursiva, focando na reflexão orientada sobre o uso informado da língua para atingir um propósito comunicativo compartilhado pela comunidade discursiva, assim como a consideração dos materiais didáticos como recurso essencial para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Para pesquisas futuras ressaltamos a importância de maior atenção à autonomia do professor, desde sua formação inicial, em virtude da íntima relação entre a autonomia do professor e a autonomia do aprendiz.
- ItemDesenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12) Oliveira, Isaias Mendes de; Morais, Cecília de Freitas; Behrens, Frank Herman; Peres, Pedro Luís DiasA Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que, diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional, também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do experimento prático.
- ItemExtensão e diversidade étnico-racial no IFSP: caminhos para construção de uma educação antirracista(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2018-12-06) Silva, Caroline Felipe Jango da; Soligo, Ângela Fátima; Oliveira, Dennis de; Jeffrey, Debora Cristina; Mello, Marina Pereira de Almeida; Tenório, Valquíria PereiraO racismo estrutural e seu desdobramento institucional no espaço educativo é um dos mais graves problemas sociais que desafia a política pública de promoção da igualdade racial no Brasil. Apesar da implementação de uma política de ações afirmativas que vem garantindo o acesso dos estudantes negros e negras nos institutos federais e nas universidades públicas, estas instituições de ensino ainda não conseguiram consolidar uma educação antirracista. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou analisar, portanto, a implementação da política de promoção da diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a partir da dimensão extensionista. O trabalho baseou-se no conhecimento acumulado em relação ao ciclo de formação das políticas públicas, ancorou-se na psicologia social, bem como respaldou-se por um leque de pesquisas desenvolvidas por negros e negras que redimensionaram os estudos sobre raça e racismo no Brasil. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, questionário fechado e análise documental. Envolveram-se diretamente neste estudo 11 servidores da Pró-Reitoria de Extensão e as coordenadorias de extensão de 28 campi do IFSP. Assim, foi possível compreender os caminhos traçados para a ampliação das ações de extensão com perspectiva na diversidade étnico-racial no IFSP, bem como desvelar as barreiras institucionais que impedem a efetiva difusão das referidas ações que viabilizam a construção e compartilhamento de conhecimentos acerca da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, condição indispensável a efetivação plena da política em questão na instituição.
- ItemInterpretação das partições de inteiros sob a ótica de ladrilhamentos(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2021-09-03) Oliveira, Carlos Eduardo de; Santos, José Plínio de Oliveira; Costa, Sueli Irene Rodrigues; Godinho, Hemar Teixeira; Silva, Robson da; Oliveira, Aurelio Ribeiro Leite deEste trabalho pretende analisar uma nova forma de observar as partições de um número inteiro n: λ1 + λ2 + . . . + λs = n. Seu ponto de partida será a escrita de uma partição como matriz de duas linhas, a conversão dessa matriz em um caminho orientado pelo plano cartesiano e, em sequência, sua reflexão sobre a reta x + y = n apresentados nos dois primeiros capítulos. Nos capítulos seguintes, apresentamos uma interpretação objetiva entre cada um desses caminhos refletidos e um ladrilhamento de comprimento n, bem como a análise desse ladrilhamento como um número escrito na base 2. Nosso objetivo nessa transformação é observar se ao transformar cada partição em um número específico conseguimos encontrar novas propriedades das partições, apresentar novas maneiras de encontrar outros resultados já conhecidos e até mesmo estabelecer maneiras de contar ou estimar o número p(n) de partições de um inteiro n. Por Fim, serão implementadas rotinas que exemplifiquem a validade e eficácia das teorias desenvolvidas no decorrer do texto.
- ItemO uso de Chatbots para auxiliar a recuperação da informação em repositórios institucionais(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2024-04-30) Marques, Samara Sivirino; Nhacuongue, Januário Albino; Nhacuongue, Januário Albino; Dal' Evedove, Paula Regina; Santos, Raimunda Fernanda dosO estudo busca analisar, a partir da literatura nacional e internacional, como o PLN e os chatbots podem contribuir para a recuperação da informação em repositórios institucionais. Três objetivos específicos foram estabelecidos: identificar e mapear os principais problemas nas pesquisas sobre PLN e chatbots na área de recuperação de informação; analisar as soluções propostas em cada estudo, destacando abordagens para aprimorar a recuperação de informação; caracterizar as aplicações específicas de cada estudo no sentido de aprimorar a recuperação de informação em repositórios institucionais, destacando as contribuições práticas e potenciais benefícios para o processo de busca e recuperação de informação. A pesquisa adota a metodologia de análise de conteúdo. Por fim, a análise categorial temática foi empregada para tratar os resultados obtidos, proporcionando uma compreensão mais profunda das tendências e padrões identificados. As categorias de análise são estabelecidas a partir do espaço quadrimensional em que o conceito relevância pode ser formalmente definido, para efeitos de avaliação de sistemas de recuperação de informação. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em duas categorias, recursos de informação e representação do problema do usuário. A pesquisa analisou 263 artigos publicados entre 2019 e 2023, selecionados por meio da base de dados Web of Science. Os resultados destacam a importância do uso de PLN e chatbots na otimização da recuperação de informação em repositórios institucionais. Essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como os usuários interagem e acessam informações, proporcionando uma busca mais eficiente, personalizada e acessível. A partir dos resultados, pode-se inferir que um repositório direcionado por tarefas e a construção de chatbots a partir de ferramentas já existentes, intuitivas e de código aberto, é uma forma de aplicação das pesquisas analisadas. Conclui-se que há um cenário promissor no uso de PLN e chatbots para aprimorar a recuperação da informação em repositórios institucionais, simplificando o processo de busca e tornando-o mais eficiente para os usuários. Para futuras pesquisas, há oportunidades de explorar técnicas avançadas de PLN para melhorar a compreensão de consultas complexas pelos chatbots e personalizar a experiência do usuário, adaptando o estilo de interação e fornecendo recomendações de conteúdo relevante.
- ItemPráticas culturais (re)constituídas quando aulas de Matemática são mediadas pela internet em um ambiente híbrido(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-02-25) Barros, Ana Paula Rodrigues Magalhães; Maltempi, Marcus Vinicius; Correa , Priscila Marques Dias; D'Ambrosio , Ubiratan; Fiorentini, Dario; Schio, Rúbia Barcelos AmaralA internet tem sido uma fonte crescente de recursos que podem ser utilizados para o ensino. Pesquisas têm mostrado a contribuição de softwares, vídeos, dentre outros materiais online para o ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é comum perceber que as potencialidades da internet têm sido pouco aproveitadas nas aulas de Matemática. Nesse sentido, a sala de aula caracterizada por sua complexidade, mesmo quando faz uso de recursos da internet mantém práticas de ensino e aprendizagem que expressam culturas socialmente produzidas quando a internet ainda não se fazia presente. Nessa direção, contei com os pressupostos da investigação qualitativa e de um trabalho colaborativo entre mim e as professoras de duas turmas do primeiro ano de escolas públicas estaduais do estado de São Paulo, sendo uma na cidade de Vinhedo e outra na cidade de Nova Odessa: Escola Técnica Estadual (ETEC), para buscar compreender práticas culturais de ensinar e aprender (re)constituídas nas aulas de Matemática mediadas pela internet em um ambiente híbrido. Considerei as características do ambiente híbrido para a condução das aulas cujo estudo sobre o conceito de Função foi o foco em ambas as escolas. Adotei as análises narrativas para expressar a produção do meu conhecimento sobre os dados constituídos nas duas salas de aulas, as quais são vistas nessa pesquisa como comunidades de prática que são sistemas complexos. Assim, meu olhar para os dados foi a partir da Ciência da Complexidade. Os resultados elucidam que as ações docentes são facilitadas pelas potencialidades do ambiente híbrido para atender as necessidades emergentes nas salas de aulas, entretanto nota-se que os modelos blended learning sugeridos para a abordagem pedagógica em um ambiente híbrido não atendem tais necessidades por si só, mas sim a fusão dos elementos de tais modelos, uma vez que a adaptação da sala de aula ocorre a partir de fenômenos emergentes e que se auto-organizam, ou seja, complexos. Com a mediação da internet houve indícios de (re)constituição de práticas docentes de planejar e avaliar, uma vez que as professoras aprendiam enquanto membros dos coletivos de aprendizagem que se formavam a partir das discussões emergentes no Facebook. Por consequência, revisitavam os planejamentos e repensavam suas avaliações. Também houve indícios de (re)constituição nas práticas de estudos dos alunos, uma vez que os estudos sobre o conceito de Função ocorreram sob uma perspectiva mais investigativa em decorrência das potencialidades da internet e os estudantes tiveram mais liberdade em seus processos de aprendizagem com a presença da internet. O trabalho colaborativo contribuiu para que as ações da pesquisa atendessem as emergências das salas de aula. Espero que a pesquisa fomente questionamentos e ações educacionais que consideram a complexidade da sala de aula diante dos impactos culturais que nossa sociedade tem vivenciado devido ao avanço da internet.
- ItemUma nova abordagem de treinamento on-line para rede neural artificial ARTMAP Fuzzy(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-09-04) Santos Júnior, Carlos Roberto dos; Lotufo, Anna Diva Plasencia; Chavarette, Fabio Roberto; Lopes, Mara Lucia Martins; Cruz Junior, Gelson da; Lopes, Benedito Isaias de LimaA evolução dos recursos de internet levou ao crescente aumento do fluxo de dados, e por consequência, a necessidade de modelos de classificação ou previsão que suportem uma aprendizagem online. A Rede Neural ARTMAP Fuzzy tem sido utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, no entanto, ainda é pouco explorada em aplicações de tempo real que exigem uma aprendizagem contínua. Neste trabalho, é proposto uma Rede Neural ARTMAP Fuzzy com treinamento continuado, capaz de adquirir conhecimento ao longo da classificação ou previsão. Modificações na arquitetura e no algoritmo de aprendizagem possibilitam à rede neural ativar o treinamento sempre que necessário. Para validar o modelo proposto foram realizadas duas aplicações, uma para previsão e outra para classificação, utilizando bases de dados benchmarks e comparado com a ARTMAP Fuzzy original. Os resultados mostraram a capacidade do modelo proposto em adquirir conhecimento ao longo das amostras apresentadas de forma estável e eficiente. Assim, este estudo contribui para a evolução da rede neural ARTMAP Fuzzy e apresenta o treinamento continuado como uma alternativa eficaz para aplicações de tempo real.