Navegando por Campus "CATANDUVA"
Agora exibindo 1 - 20 de 104
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemA alfabetização e a aprendizagem: desafios do Professor alfabetizador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Lima, Ana Clécia; Benedini, Larissa; Tiggemann, Iara; Lopes Junior, CarlosNo presente trabalho se reconhece que a aprendizagem dos alunos e o seu processo de alfabetização ocorrem por meio da prática profissional, haja vista que os docentes são os mediadores, assim, quando se considera o processo de ensino e aprendizagem de uma criança, constata-se que o aprendizado da leitura e da escrita requerem capacidades consideradas como básicas e que são desenvolvidas de maneira espontânea pelas crianças, mas que podem, e devem, ser reforçadas dentro da escola, por meio da figura do professor e com a proposição de atividades consideradas como adequadas. Desse modo, considerou-se que os problemas de aprendizagem e as dificuldades no processo de alfabetização que podem emergir ao longo do processo educativo são muito amplos, e, com isso, foram estabelecidos os objetivos da pesquisa: como objetivo geral espera-se destacar o papel da alfabetização para aprendizagem da criança, e como objetivo específico ressaltar a importância do educador na alfabetização e na aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi adotado também um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foi realizado um questionário semi estruturado composto de 10 questões de foro aberto e fechado, com a participação de 16 professores especialistas no assunto. Conclui-se que todos os participantes da pesquisa concordam que alfabetização consiste em um processo que é iniciado antes mesmo dos educandos começaram a frequentar a escola e que, posteriormente, é formalizado no Ensino Fundamental, por meio da aquisição da leitura e da escrita.
- ItemA colaboração do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-01) Godoi, Bianca; Pena, Caio; Lopes Junior, Carlos; Pereira, VagnerPretende-se com este trabalho mostrar que o xadrez pode atuar como mediador desenvolvendo capacidades motoras e também cognitivas durante as aulas do ensino fundamental I. Utilizando o xadrez podemos trabalhar o raciocínio lógico dos discentes e consequentemente permitindo que os mesmos venham a ter melhores resultados em seus estudos. O xadrez é considerado um dos jogos mais antigos e populares no mundo todo. Dentro das escolas o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é um jogo que estimula o jogador na tomada de decisões lógicas, facilitando assim o ensino dos conteúdos escolares e desenvolvendo a capacidade de avaliar as atitudes a serem realizadas. A parceria entre o aluno e o jogo devem caminhar em paralelo, e cabe ao professor encontrar ferramentas adequadas para que o interesse não seja perdido. Na matemática o xadrez é capaz de desenvolver no aluno a sua capacidade de reflexão, estimulando e motivando a descobrir novas jogadas, consequentemente aprendendo sempre mais. O xadrez utiliza as noções de espaço de aritmética (valor das peças e noções de troca), análise combinatória, cálculo de possibilidades e estatística. Alguns autores reforçam o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento dos estudantes ainda crianças. Este trabalho utilizou o método analítico descritivo baseado apenas em pesquisas bibliográficas.
- ItemA construção político e normativa do IFSP: a garantia do direito constitucional à educação básica e o conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2019-12-10) Heeren, Marcelo; Silva, Marta; Lemes, Sebastião; Silva, Hilda; Ribeiro, Ricardo; Mamede, Whisner; Oliveira, RicardoO objetivo do presente trabalho foi analisar a trajetória política e normativa do Ensino Básico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) (2008-2018), identificando as normativas internas da política educacional do IFSP que garantem a efetivação dos princípios educacionais previstos na CF/88 e as contradições existentes com as modificações orientadas pela reforma do Ensino Médio de 2017. A pesquisa segue abordagem de pesquisa qualitativa em educação com destaque para a pesquisa e análise documental dos textos legais da Educação Nacional, bem como dos documentos norteadores do Ensino Médio da Rede Federal, além das normativas específicas do IFSP. Podemos observar que as normativas internas do IFSP são coerentes com as prerrogativas estabelecidas no artigo n° 206 da CF/88, estabelecendo a construção e desenvolvimento de um conjunto de estruturas e ações institucionais que permitem o exercício ao direito social à Educação, principalmente em relação à garantia do acesso, permanência e êxito dos estudantes do Ensino Básico, condição incrementada juntamente com uma política de valorização profissional docente e efetiva participação democrática dos estudantes no cotidiano de construção e elaboração política e normativa da instituição. O Ensino Médio Integrado, forma do Ensino Básico desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, tem como finalidade a formação integral do estudante, eliminando a dualidade histórica existente entre formação técnica e propedêutica, trazendo aos estudantes a possibilidade de uma formação que viabilize sua participação não somente em atividades de natureza laboral, mas também em assuntos de natureza social, cultural e política associadas às demandas especificas da sua localidade. A lei da reforma do Ensino Médio de 2017 orienta um conjunto de modificações no currículo do Ensino Médio, alterando a carga horária dos cursos, as disciplinas e conteúdos obrigatórios, estimulando a especialização precoce dos estudante em determinadas áreas do conhecimento, bem como favorecendo o cumprimento de carga horária do Ensino Médio em instituições externas à escola e com atividades que não compõem os Projetos Políticos Pedagógicos da unidade de ensino. Portanto, o IFSP se configura como uma instituição que contribui com a garantia do exercício ao direito à Educação Básica, sendo necessário o reconhecimento da mesma enquanto parte de uma política pública de Educação que reafirma o compromisso com a democratização e qualidade da Educação Nacional. Ademais, as análises realizadas indicam uma relação conflitante entre as normativas do Ensino Médio Integral do IFSP em relação à estrutura pedagógica, objetivos e finalidades desta etapa da Educação Básica e as modificações indicadas pela reforma do Ensino Médio.
- ItemA identidade dos Institutos Federais de Educação: o velho resiste em morrer e o novo não consegue nascer(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-07-27) Rocha, João Antônio; Nosella, Paolo; Ferretti, Celso; Nascimento, Manoel; Martins, Marcos; Santos, JoséOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são parte de um processo de reordenamento e reconfiguração da educação profissional, iniciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após a sanção do Decreto n.º 5.154/2004, em substituição ao de n.º 2.208/1997, anteriormente sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A presente tese, fundamentada numa análise teórico-crítica da política para a educação profissional que permeou os governos Lula/Dilma (2003-2016), tem como objetivo principal investigar e analisar o processo de construção da identidade dos Institutos Federais a partir da compreensão dos seus dilemas político-pedagógicos. No que diz respeito ao procedimento teórico-metodológico, inicialmente, buscamos elaborar um estudo sobre a trajetória da rede de escolas técnicas federais do Brasil, com base nos documentos, diretrizes e legislação que orientaram a concepção de criação dos Institutos Federais. Em seguida, através de uma revisão bibliográfica associada à análise de fontes documentais e documentos legais, essa pesquisa pretendeu compreender a trama que se esconde por trás das políticas educacionais, que historicamente direcionam os jovens mais pobres para o ensino médio profissionalizante. Constatamos que, para melhor compreensão das faces da crise dos Institutos Federais, é pertinente identificar os dilemas que têm orientado as (in) decisões político-pedagógicas da nova institucionalidade dos Institutos Federais.
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA importância dos contos de fada na formação da personalidade da criança do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-12) Calabone, Franciele; Natera, Rafael; Pereira, Gabriel; Sgarbi, DiógenesEste artigo científico tem como finalidade ressaltar a importância dos contos de fadas na vida da criança. Os principais objetivos são destacar os aspectos dos contos de fadas, as suas influências na formação e no desenvolvimento da personalidade infantil, a resolução dos conflitos internos e as consequências ocasionadas caso a criança seja privada de conhecer os contos. Também abordaremos como esses contos podem ser trabalhados dentro da sala de aula de modo que as crianças entendam e consigam fazer relações com seu cotidiano. O trabalho está pautado em pesquisas bibliográficas, principalmente de autores como Bruno Bettelheim (1980) e Fanny Abramovich (2004), que analisam várias características apresentadas sobre vários contos e como a criança usa a fantasia, a imaginação e a criatividade de forma significativa, projetando-as na realidade, fundamentando a importância da utilização dos contos de fadas. A presente pesquisa é de significativa importância, pois a personalidade infantil é constituída até aos doze anos; por conseguinte, devemos proporcionar meios para favorecer essa construção.
- ItemA intervenção psicomotora como benefício para alunos no Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-08) Silva, Catiane; Silva, Diego; Heeren, Marcelo; Tiggemann, Iara; Lopes Júnior, CarlosA psicomotricidade é uma ciência que vem sendo aprimorada nas últimas décadas. Surgiu na área neurológica com fins medicinais, pois justificava fenômenos clínicos e teve grande êxito ao ser introduzida na educação como apoio para desenvolvimento motor e de caráter. Na atualidade, essa ciência tem sua prática na educação infantil (de zero a cinco anos de idade) dando base ao conteúdo total de sala de aula, sendo o principal pilar da aprendizagem. Entretanto, ao chegar no ensino fundamental I (de seis a dez anos) a abordagem psicomotora é diminuída na rotina do aluno, sobressaindo-se as atividades no papel, com poucas ações interativas e apenas duas horas semanais de educação física. Esta mudança abrupta pode gerar trauma, desinteresse e perda de significado do processo educativo para muitas crianças, o que culmina em dificuldades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a psicomotricidade como intervenção benéfica para alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo teórico queteve sua coleta de dados e pesquisa realizados no prazo de um ano. A sequência de fatos descritos e suas justificativas foram embasados em autores referenciados. Com este trabalho, pretende-se apresentar ao pedagogo a importância acadêmica das atividades e treinos motores, frisar seu apoio no desenvolvimento humano nessa faixa etária, e trazer sugestões de atividades funcionais junto com a teoria na busca de expandir o entendimento sobre o assunto.
- ItemA participação estudantil na definição das políticas pedagógicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), à luz do princípio de gestão democrática(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-03-17) Pereira, Kleber Chaves; Fonseca, Genaro; Gracioli, Maria; Reis, MárcioA Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/1996 definiram o modelo de gestão democrática como princípio norteador para o ensino público. Entretanto, algumas dificuldades ainda se colocam diante da sua consolidação, principalmente no que diz respeito à inserção dos estudantes neste processo. Assim, a presente pesquisa documental objetivou analisar a efetiva participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional na construção das políticas pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), especificamente no campus Catanduva. Considera-se aqui que a gestão democrática do ensino público pressupõe a superação de um modelo de participação meramente executório por outro que confira aos atores do processo a previsão de competências para uma atuação estendida às dimensões de planejamento, de avaliação, de fiscalização e, principalmente, de deliberação sobre as políticas públicas. Foram analisadas as normativas institucionais, bem como as atas provenientes das reuniões de órgãos colegiados no intuito de verificarmos a presença de indicadores, tais como a autonomia e o poder de decisão desses estudantes na identificação de suas demandas e na proposição, discussão e deliberação das políticas pedagógicas institucionais. Para tanto, empregou-se a Análise de Conteúdo como método de exame sobre os dados obtidos. Verificou-se a existência de progressos significativos na regulamentação institucional, com a previsão normativa de espaços formais e de instrumentos de gestão que incluem os estudantes nos processos de decisão sobre as políticas institucionais. Entretanto, a análise da dinâmica de funcionamento destes mecanismos de gestão evidenciou inoportunas contradições nos processos de participação estudantil se tomarmos, como seu sinônimo, a relação dialética entre a autonomia e o poder deliberativo.
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.
- ItemA psicopedagogia e o lúdico no processo de alfabetização e letramento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Duarte, Marisa; Molinari, FrancineSabe-se que a alfabetização e o letramento são importantes para todo o aprendizado infantil, no entanto, reconhece-se, também, que inúmeros são os desafios enfrentados na prática pedagógica e que, consequentemente, geram os desníveis de aprendizagem dentro das salas de aula, influenciando a prática pedagógica e a aquisição de conhecimento de todos os alunos. Dessa forma, a presente pesquisa parte da premissa de que as unidades educacionais precisam atualizar sua metodologia de ensino, recorrendo a todas as ferramentas possíveis para conquistar seus alunos e para superar os problemas de aprendizagem destes, e, para isso, tem-se, neste trabalho, o objetivo geral de destacar como a psicopedagogia e o lúdico podem contribuir com o processo de alfabetização e letramento e os objetivos específicos de explanar os conceitos de alfabetização e letramento, psicopedagogia e lúdico, de modo que, ao término do mesmo, seja possível relacionar todos os conceitos, fazendo com que se complementem. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica e recorre-se ao trabalho de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991, 1994), Soares (2003, 2010), Bossa (2007), Lazzarotto (2010), Stroh (2010), entre outros. A partir desses pressupostos, de um modo geral, torna-se possível destacar que a psicopedagogia e o lúdico se tornam importantes para o processo de alfabetização e letramento, pois, enquanto a psicopedagogia identifica os problemas e dificuldades de aprendizagem e propõe atividades para superá-los, o lúdico, aliado a essa prática, transforma esse processo em algo significativo e prazeroso, ensinando, ao mesmo tempo em que diverte.
- ItemA representação da literatura em comunidades virtuais de leitores e o reflexo na leitura do cânone(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-04-11) Batista, Patrícia; Antunes, Benedito; Gonçalves, Marta; Pereira, Danglei; Betella , Gabriela; Cecantini, João LuisA formação do leitor literário, aluno do ensino médio, ainda é um grande desafio nos contextos de ensino. Sendo assim, cremos que apreender as representações da literatura das quais os jovens se apropriam seja um passo importante a ser dado na busca por mudanças no ensino da literatura. Por isso, entendemos que a análise da representação da literatura disseminada no contexto escolar requer sua compreensão, antes, como prática cultural que, constituída dentro de uma estrutura social ampla, também a representa. Daí a relevância de reconhecermos a relação da literatura com as novas formas de interação social. Orientados nesse sentido, definimos como objetivo central deste trabalho de pesquisa a análise das representações de literatura emersas do ambiente virtual, por meio da investigação de comunidades virtuais de leitores, e do ambiente escolar. Nossa hipótese de pesquisa considera o surgimento de novos modelos de letramento literário no meio digital, apesar de ainda predominar nas comunidades virtuais de leitores investigadas a representação de literatura já existente na escola. Ou seja, cremos que a inserção do discurso literário nos dois ambientes se efetive a partir de algumas práticas fundantes parecidas, o que leva à reapropriação de modelos pré-existentes da representação de literatura. No ambiente digital, a investigação de duas comunidades virtuais de leitores, Skoob e Booktube, permitiu a identificação de práticas igualmente constituídas a partir de uma determinada representação da literatura. A leitura de uma obra - Vidas secas, de Graciliano Ramos - representativa do cânone brasileiro, divulgada por uma booktuber e por membros da comunidade Skoob, também nos auxiliou nesta investigação. Por meio do exame das orientações oficiais da educação referentes ao ensino da literatura das últimas décadas buscamos captar os fundamentos norteadores da prática do professor no ensino médio, os quais, consequentemente, levam à apropriação de um modelo da representação de literatura pelo aluno. Em relação ao percurso metodológico, definimos esta pesquisa como qualitativa e de cunho antropológico, ancorada na netnografia e na análise documental. Quanto ao aporte teórico, adotamos uma perspectiva que contempla a tradição do valor da literatura como formação, segundo Candido (2011), fundamentando nossas reflexões na definição de literatura a partir de Barthes (2009, 2012), na teoria das representações sociais de Chartier (1991, 1988), nas noções de distinção social propostas por Bourdieu (2002, 2007, 2011), nos conceitos de letramento metamidiático definidos por Lemke (2010) e de cultura participativa e convergente apresentados por Jenkins (2015). Os resultados desta investigação apontam para mudanças bastante significativas na representação dos sujeitos envolvidos nesse processo, o que pode suscitar reflexões e novos encaminhamentos para uma mudança nos modos de se relacionar com a literatura no ambiente escolar. Cremos que a relação estabelecida entre as formas específicas de interação dos leitores e esses novos suportes requer atenção, uma vez que pode revelar procedimentos capazes de promover uma relação mais profícua entre leitor e texto literário, um grande desafio nos atuais contextos tradicionais de ensino.
- ItemAlgoritmo baseado em colônia de abelhas artificiais para resolução do problema de programação de um job shop flexível multiobjetivo(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2019-02-25) Florêncio, Guilherme; Kato, Edilson; Tsunaki, Roberto; San Felice, MárioO Flexible job shop problem (FJSP), considerado um dos problemas mais complexos da programação da produção, compõe a classe de problemas NP-difícil na área da ciência da computação. Embora este problema da programação da produção seja bastante complexo, pode ficar computacionalmente mais custoso para ser tratado, quando impõe-se restrições ou critérios adicionais ao problema. O FJSP consiste em um conjunto de “j” jobs que são constituídos por “o” operações, e estas operações são processadas individualmente por uma máquina “m” que faz parte do conjunto de máquinas do ambiente de produção. Nesse tipo de sistema, cada operação dentro dos Jobs pode ser processada em uma máquina diferente. No processo totalmente flexível, todas as máquinas são capazes de processar todas as operações e no parcialmente flexível, ao menos uma não processa pelo menos uma operação. Este problema pode ser dividido em dois subproblemas, o roteamento e o agendamento. O roteamento consiste em definir qual máquina irá processar a operação e o agendamento consiste em definir a ordem que as operações serão processadas. Neste trabalho, objetivou-se minimizar multicritérios de desempenho, como: tempo de conclusão de todas as operações, representado pelo termo makespan, carga da máquina mais carregada e carga total de todas as máquinas, buscando alta diversidade de soluções. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi implementada a metaheurística Colônia de Abelhas Artificiais, juntamente com o método de Pareto, para ajudar a tratar os multiobjetivos. Os resultados observados foram satisfatórios na maioria das instâncias às quais o algoritmo foi aplicado e foram encontrados os melhores resultados conhecidos para algumas instâncias.
- ItemAlimentador automático para animais domésticos controlado via aplicativo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021) Cunha, Gabriel; Mioralli, Paulo Cesar; Martin Junior, Jair; Rigatti, AldoCom o crescimento da quantidade de animais de estimação, a importância da alimentação deles só aumenta. Os comedouros ou alimentadores automáticos se destacam como solução para controlar e balancear a alimentação dos pets. Atualmente, os animais domésticos atingiram um novo estrato cultural: estão cada vez humanizados e são considerados membros da família. Entretanto, com a rotina das famílias na sociedade contemporânea, na qual as pessoas estão cada vez mais atarefadas e, muitas vezes, necessitam passar um certo tempo ausentes de casa, os proprietários de animais domésticos vêm sendo cada vez menos cuidadosos no que se diz respeito à alimentação de seus pets. Igualmente aos seres humanos, os animais necessitam de uma alimentação balanceada, variando de acordo com seu porte físico e espécie. Diante desse problema, o presente trabalho tem como proposta a confecção de um protótipo para alimentação de pets (ração e água), junto com uma aplicação IoT, funcionando à distância, de forma que o dono do animal possa verificar tudo em tempo real, tendo o controle da quantidade e os horários de abastecimento dos alimentos, com as ações de controle efetuadas a partir de um computador ou smartphone com e acesso à internet. O protótipo confeccionado atendeu aos objetivos estipulados no projeto, constituindo-se em um dispositivo funcional de controle à distância que facilita o cotidiano do usuário quanto à alimentação de seus pets.
- ItemAnálise da eficiência de uma placa fotovoltaica utilizando um rastreador solar(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Valentin, Ana Beatriz; Avallone, ElsonO potencial da energia solar associada às placas fotovoltaicas na geração de energia elétrica é um campo de estudo cada vez mais relevante, seja pela questão ambiental ou pela eficiência que possui. O estudo aqui apresentado se propôs analisar a geração de energia a partir de uma placa fotovoltaica instalada junto a um rastreador horizontal de um eixo. Um motor redutor de 10 rpm rotaciona a placa ao longo do período de incidência solar de um dia e em comparação, foram coletados dados da placa estática. A aferição destes dados foi feita por meio de programação, circuito eletrônico e sensores de incidência solar. Após a análise dos dados coletados, foi construído um gráfico em que é possível considerar que o rastreador é mais eficiente do que a placa estática.
- ItemAnálise da responsabilidade civil dos fornecedores de produtos pelos riscos do desenvolvimento no direito consumerista brasileiro: parâmetros adequados para a efetiva proteção dos consumidores(Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2015-02-26) Maioli, Patrícia; Martins, Fernando; Cordeiro, Carlos José; Fachin, Zulmar AntonioO presente trabalho tem por escopo investigar se riscos do desenvolvimento foram disciplinados no ordenamento brasileiro e suas consequências jurídicos e sociais. Para isto, no primeiro capítulo buscouse analisar o risco do desenvolvimento dentro da realidade pós moderna, bem como na sociedade de consumidores. Na sequência, abordouse o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor como base do microssistema consumerista, assim como a guarida constitucional deste sujeito e ainda a estrutura da relação jurídica de consumo. No segundo capítulo, focouse nas características gerais da responsabilidade civil, utilizandoas como suporte para a responsabilidade civil protetiva do consumidor, na busca pela compreensão dos riscos do desenvolvimento no país. No último capítulo, os riscos do desenvolvimento foram analisados em alguns países do globo, bem como no Brasil. Por fim, foram sugeridas três propostas para a solução da controvérsia acerca da responsabilidade civil dos fornecedores pelos riscos do desenvolvimento, com o fim de melhor proteção dos consumidores.
- ItemAnálise de parâmetros térmicos e elétricos no controle de temperatura de um fluxo de água a partir do uso de um controlador on-off(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Braghini, Francisco; Mioralli, Paulo Cesar; Joaquim, Ricardo; Fonseca, EverthonO controle de temperatura em processos industriais tem impacto direto naqualidade dos produtos e tem crescido bastante nesse meio, o que traz a necessidade da realização de uma análise do consumo energético e do custo que o implemento de um controlador acarretaria, analisando qual o tipo de controlador atenderia melhor à planta ou processo desejado. Este projeto tem como foco realizar uma análise de parâmetros térmicos e elétricos no controle da temperatura de um fluxo de água usando um controlador do tipo ON/OFF. São analisados os parâmetros: consumo energético, gasto financeiro, tempo de resposta, estabilidade da temperatura e eficiência na transferência de energia nesse processo. Para realizar o escopo da pesquisa, foi construído um aparato experimental utilizando um chuveiro eleétrico como aquecedor da água, sensores de temperatura, vazão e corrente elétrica para as suas respectivas amostragens e um microcontrolador para efetuar a ação de controle. A análise dos parâmetros desejados, para o sistema com o controlador do tipo ON/OFF, permitiu averiguar a sua viabilidade de uso, elencando vantagens e desvantagens.
- ItemAnálise e Exploração de Vulnerabilidades no Protocolo UPnP Estudo de caso em um dispositivo roteado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-07-01) Silva Junior, Jose Emílio; Mota, Rafael; Valentini, Edivaldo; Nakamura , Luis Hideo; Prando, EltonO presente trabalho apresenta uma análise e exploração de vulnerabilidades em ambientes da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), justificando alcançar a segurança dos usuários nas atividades e aplicações neste tipo de cenário. O objetivo geral do estudo é demonstrar condições favoráveis e seguras, em ambientes interconectados, ao utilizar dispositivos e protocolos com recursos de funcionamento em tipo de redes de configuração zero. Um tipo de configuração, geralmente executada pelo protocolo UPnP (Universal Plug and Play ou Ligar e Usar), que facilita os usuários a instalarem de maneira simples seus equipamentos em uma rede. O trabalho mostra um estudo de caso, como espécie de simulação, no qual é criado um ambiente virtualizado utilizando um sistema operacional de roteador vulnerável (OpenWrt). Ferramentas, códigos e configurações demonstram o possível ataque realizando “furos” no firewall do roteador e deixando-o assim exposto na Internet. Situação perigosa a ponto de entender que, nessa situação, o atacante tem total liberdade em toda a rede interna (privada). Como resultados do experimento, orientações e discussões são descritas para possibilitar correções e minimizar tais vulnerabilidades. É válido dobrar a atenção para as vulnerabilidades atuantes nesse tipo de configuração, buscando possibilidades para mitigar essas ameaças. As condições relatadas nesse estudo ––esclarecerão o quão perigoso é, por exemplo, deixar uma porta de conexão de rede desnecessariamente aberta, atraindo invasores mal-intencionados. Também priorizar a verificação, existência de suporte e disponibilidades de atualizações em aplicações e dispositivos computacionais, reforçam a segurança contra ameaças e ataques.
- ItemAplicação classificadora de discurso de ódio na rede social do Twitter baseada em machine learning(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-01) Carleci, André; Dias, Yago; Teixeira, Márcio; Valentini, Edivaldo; Nakamura, Luis HideoNo contexto atual as redes sociais dominam grande parte desse mundo digital em que o número de usuários é cada vez mais alto e cada vez mais influente nas vidas das pessoas em geral. Esse universo das redes sociais proporciona que seus usuários possam agir de maneira livre, dando a capacidade de se expressarem como quiserem, ainda tendo um possível grau de anonimato. O surgimento do discurso de ódio nesse meio é devido a essa liberdade e desse certo grau de anonimato que existe, onde ocorre ataques relacionados a um indivíduo ou a um grupo com relação a su a cor, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou qualquer outro possível aspecto passível de discriminação. Foi assim então proposta uma aplicação classificadora de discurso de ódio, que utiliza em seu desenvolvimento diversas tecnologias como conceitos e técnicas de machine learning e processamento de linguagem natural. A linguagem de programação escolhida para o desenvolvimento da aplicação foi Python, devido a sua simplicidade e a quantidade de bibliotecas disponíveis. Como resultados obtidos, a aplicação conseguiu uma precisão média de acertos de 68% durante os testes. Entretanto, ao ser alimentada com frases coletadas da rede social Twitter, a aplicação teve dificuldade para classificá-las, principalmente aquelas que não eram consideradas discurso de ódio. Concluiu-se que, como trabalho futuro, uma das formas de melhorar a aplicação seria inserindo uma nova categoria, como neutra, para casos em que a frase alimentada não é considerada discurso de ódio.
- ItemAplicando mineração de textos para análise de tweets referentes às eleições presidenciais de 2018(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2018-11-26) Cristiani, André Luis; Lieira, Douglas; Maschi, Luis Fernando; Meneguette, RodolfoA conexão com a internet está presente na vida das pessoas o tempo todo, seja por smartphones, tablets, notebooks, computadores, entre outros. A utilização de redes sociais está cada vez mais comum no Brasil e em todo o mundo, e muitas companhias e pessoas utilizam-nas para divulgar produtos, serviços e opiniões, fato que as transformou em poderosas fontes de informação sobre os mais variados temas. Identificar essas opiniões e sentimentos é uma ótima estratégia para tomada de decisão de uma empresa. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é coletar dados de uma rede social em específico, no caso o Twitter, referentes às eleições presidenciais do ano de 2018 e classificá-los como: positivo, negativo, neutro e ambíguo, utilizando técnicas de mineração de textos juntamente com o algoritmo de classificação Naive Bayes. Este método classificador se mostrou eficaz, chegando a atingir uma acurácia de 92% para um dos datasets coletados e ficando em uma média de 74,20% em relação à acurácia de todos. Para divulgar os resultados da classificação foi desenvolvido um website que continha informações sobre os candidatos, os eventos que eles participaram e suas classificações exibidas graficamente. O website foi disponibilizado e divulgado cinco dias antes do segundo turno das eleições, tendo 270 acessos durante este período.