Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "SÃO PAULO"
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- ItemDesenvolvimento de um dispositivo eletromecânico para troca automática de ferramentas em centros de torneamento CNC(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2005) Neves, José Antonio; Sousa, João Sinohara da Silva; Sousa, João Sinohara da Silva; Reis, Luiz Octávio Mattos dos; Souza, Antônio Carlos deO trabalho aqui apresentado teve como objetivo o desenvolvimento e implementação de um dispositivo eletromecânico para a troca automática de ferramentas em um centro de torneamento Controlado Numericamente por Computador (CNC), totalmente independente do seu controle eletrônico. Foi projetado, fabricado e testado um protótipo visando a obtenção de uma versão financeiramente mais acessível que a fornecida como opcional pelo fabricante e que não necessitasse de alterações em partes mecânicas ou eletrônicas da máquina em estudo. Na máquina escolhida para a implantação deste dispositivo a troca das ferramentas é feita manualmente, dependendo da necessidade da peça a ser executada. Esse procedimento se torna cansativo, perigoso, não condizente com uma máquina CNC e impede que esta possa pertencer a um sistema integrado com outras máquinas controladas numericamente. Foram estudados e comparados motores, microcontroladores e sistemas de transmissão com o objetivo de encontrar o melhor desempenho ao menor custo possível para todo o conjunto, obtendo-se um sistema de troca automática de ferramentas que atendesse totalmente as expectativas e necessidades de operação do torno escolhido.
- ItemInteligência coletiva: manifestações nos ambientes digitais(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 30/01/2018) Franco, Angela Helen Claro; Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da CostaOs estudos em inteligência coletiva têm revelado que as atividades dos indivíduos em grupos apresentam diferentes manifestações, as quais podem ser identificadas como compartilhamento, cooperação e ação coletiva. Defende-se como tese que quanto maior o nível de comprometimento de uma determinada comunidade, maiores as possibilidades da inteligência coletiva resultar em produção de conteúdo; quanto mais possibilidades de produção objetiva de conteúdo, maior a presença direta da Ciência da Informação, e quanto menos produção objetiva de conteúdo mais desafiadora é a atuação dessa ciência, uma vez que sua atenção será sobre os processos de informação. Dessa forma, pretende-se propor um arcabouço epistemológico para a reflexão da inteligência coletiva no âmbito dos estudos em Informação e Tecnologia. Para tanto, a partir de uma pesquisa exploratória, conduzida pelo aspecto bibliográfico, o estudo se propôs a investigar as diferentes manifestações da inteligência coletiva ? o compartilhamento, a cooperação e a ação coletiva; definir um modelo para a análise de ambientes digitais que aparentam a cultivação da inteligência coletiva; compreender a trajetória evolutiva dos ambientes digitais que tiveram como foco a inteligência coletiva; analisar, mediante ao modelo criado, os ambientes digitais definidos. Os ambientes selecionados para análise foram o YouTube, Facebook e a Wikipédia. Observou-se que as manifestações analisadas são variáveis que compõem a inteligência coletiva, e que os ideais de inteligência coletiva são observáveis na trajetória das tecnologias computacionais até o desenvolvimento dos softwares sociais. Por meio do modelo construído, foi observado que o compartilhamento foi a manifestação predominante nas redes sociais analisadas, e que a cooperação, expressa pela produção colaborativa, foi a manifestação que obteve mais evidência no âmbito da Wikipédia. Notou-se que, no contexto dos ambientes digitais que se apropriam da inteligência coletiva, as preocupações da Ciência da Informação ora se direcionam para suas práticas centrais, voltadas para a organização e representação de conteúdos objetivos dotados de valor semântico, ora para a compreensão de processos de informação e comportamento de usuários nos ambientes de informação
- ItemMetodologias para desenvolvimento de Mapas Auto-organizáveis de Kohonen executados em FPGA(Universidade de São Paulo (USP), 2018) Sousa, Miguel Angelo de Abreu de; Del Moral Hernandez, EmílioDentro do cenário de projeto de circuitos elétricos orientados para o processamento de redes neurais artificiais, este trabalho se concentra no estudo da implementação de Mapas Auto-organizáveis (SOM, do inglês, Self-Organizing Maps) em chips FPGA. A pesquisa aqui realizada busca, fundamentalmente, responder à seguinte pergunta: como devem ser projetadas as arquiteturas computacionais de cada etapa de processamento do SOM para serem adequadamente executadas em FPGA? De forma mais detalhada, o trabalho investiga as possibilidades que diferentes circuitos de computação do SOM oferecem em relação à velocidade de processamento, ao consumo de recursos do FPGA e à consistência com o formalismo teórico que fundamenta esse modelo de rede neural. Tal objetivo de pesquisa é motivado por possibilitar o desenvolvimento de sistemas de processamento neural que exibam as características positivas típicas de implementações diretas em hardware, como o processamento embarcado e a aceleração computacional
- ItemO processo de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos Currículo em Ação e Aprender Sempre destinados ao Ensino Médio(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2023-10-30) Castilho, Andreia Aparecida Catadori Rodrigues; Pinto, Adriana Cintra de Carvalho; Paula, Orlando de; Pinto, Adriana Cintra de Carvalho Pinto; Paula, Orlando de; Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia; Kozma, Eliana Vianna Brito; Ferreira, Geraldo GenerosoEsta pesquisa aborda os processos de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos oficiais denominados Currículo em Ação e Aprender Sempre distribuídos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Médio a partir de 2021. Como professora da rede estadual, me vendo diante desses materiais, sabendo que eles seriam de uso praticamente obrigatório em toda a rede e, portanto, responsáveis pela educação de milhões de jovens em todo o estado; conhecendo a dificuldade dos estudantes do Ensino Médio no quesito produção de textos, especialmente no que diz respeito a mecanismos de coesão, estabeleci como objetivo geral dessa pesquisa investigar as características das atividades relativas à coesão textual propostas nos Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação. Especificamente, este trabalho busca: 1) identificar de que forma e com que frequência os Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo propõem atividades para a aquisição de conhecimentos relativos à coesão textual no EM; 2) avaliar se as atividades propostas no material têm potencial para contribuir para a aquisição de conhecimentos linguístico-discursivos imprescindíveis para o desenvolvimento da competência escritora; 3) verificar se as atividades estão em consonância com as prescrições da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à coesão textual. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se na concepção sociointeracionista discursiva da linguagem e nos estudos da Linguística Textual sobre a coesão textual e os processos de referenciação e sequenciação, tendo sua base em Koch (2006) e Koch e Elias (2008, 2015, 2017), dentre outros estudiosos desse tema. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo interpretativo. Os resultados mostram que os materiais, apesar de abordarem com frequência mecanismos de coesão e disponibilizarem atividades em todas as séries praticamente o ano todo, a coleção Currículo em Ação demonstrou-se deficitária na primeira série. O material Aprender Sempre, embora tenha apresentado um número maior de atividades para esta série, oferece exercícios mais consistentes na segunda série. Além disso, as atividades não apresentam variedade, encontram-se espalhadas pelas unidades de ambos os materiais que não apresentam nenhuma sistematização teórica sobre o tema e nem mesmo reconhecem os mecanismos de coesão como processos de referenciação e sequenciação. Os materiais atendem parcialmente as prescrições da BNCC (Brasil, 2018), deixando de abordar prescrições relativas à progressão temática, organização tópica, e aprofundamento nos processos de referenciação. Espera-se que esta pesquisa possa dar mais visibilidade sobre o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o bom desempenho da produção textual escrita, procurando jogar luz sobre a forma como os mecanismos coesivos vêm sendo explorados nesses materiais, se as atividades propostas contribuem para que os estudantes possam sanar suas dificuldades de escrita e desenvolver estratégias que os ajudem a estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições, promovendo progressões e estabelecendo o máximo de coesão e coerência nas suas produções.