Produção Acadêmica e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Acadêmica e Científica por Campus "ITAQUAQUECETUBA"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemAs contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-27) Oliveira, Rodrigo Dias de; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Toledo, PedroO presente trabalho investiga as contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia ao ensino de matemática, como historicamente o curso de Licenciatura em Pedagogia foi implantado no Brasil, como também as leis que regem a educação básica no Brasil através de revisão bibliográfica. Por se tratar também de um estudo de caso, este trabalho é composto também por pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com duas docentes atuantes na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Os resultados revelam que as críticas quanto à estrutura do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao ensino de matemática são antigos e constantes, evidenciando que apenas o professor pedagogo não pode ser o único responsável pelo ensino da matemática e que no panorama contemporâneo, a formação continuada que nesse estudo específico, não é ofertada pela rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é essencial para a prática docente e o efetivo aprendizado pelos estudantes.
- ItemAs potencialidades do uso do soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática através da resolução de problemas em educação financeira para o Ensino Fundamental II(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-25) Almeida, Edilaine Lopes Matos de; Silva, Mário Barbosa da; Silva, Rilda Simone Maia da; Medeiros, Loise TarouquelaO presente trabalho objetivou analisar as potencialidades do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática e fomentar sua utilidade tanto no Ensino Básico como na formação inicial de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre os benefícios do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem. Após a revisão bibliográfica das pesquisas que versaram sobre o Soroban, desenvolvemos uma proposta de atividade sobre o tema transversal de Educação Financeira embasada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas utilizando o Soroban para estudantes do 7º ano. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância do Soroban no processo de aprendizagem. Destacam-se como benefícios a melhora no raciocínio lógico, na coordenação motora e na concentração de outras habilidades importantes para o aprendizado. Por fim, através do estudo realizado foi possível verificar que o Soroban pode auxiliar no processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de conteúdos matemáticos dos estudantes.
- ItemDemonstração e argumentação: uma proposta para números complexos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-11) Kassa, Fellype de Oliveira; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deDentre as principais habilidades que são destacadas no currículo paulista, existe uma que é intensificada pelos conceitos matemáticos, que é a abstração. Uma das possíveis definições de abstração é o ato de se distanciar da realidade para melhor compreendê-la. Dentre todos os temas que podemos trabalhar em matemática, ela está fortemente ligado a demonstrações e argumentações. Demonstração é uma maneira rigorosa de se mostrar se uma proposição é verdadeira ou não, e argumentação é uma maneira um pouco menos rigorosa, onde algumas informações são suprimidas ou tomadas como verdade sem de fato se saber se são ou não verdade. Foram abordadas demonstrações das principais operações com números complexos, que são utilizados para auxiliar nas resoluções de expressões algébricas, principalmente em grau maior que três. É um tema de ensino médio que diversas vezes é deixado de lado, e que muito se usa da abstração, com uma proposta de ensino que faça o aluno ter interesse de demonstrar ou argumentar por si próprio as propriedades relativas aos números complexos.
- ItemDemonstrações matemáticas que podem ser abordadas no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-09) Soares, Bruno Reis; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deNeste trabalho pretendemos mostrar a importância das demonstrações matemáticas para o melhor aprendizado dos discentes. Para isto, tem-se o objetivo de exibir algumas demonstrações e esclarecer que elas devem estar ligadas diretamente ao conhecimento do aluno. Serão feitas algumas demonstrações com uma linguagem mais fácil possível para que assim o professor e aluno consigam ter uma maior facilidade de explicação e entendimento. Dessa forma, podemos demonstrar que os alunos são capazes de compreender o motivo pelo qual ensinamos determinados conteúdos de maneira específica.
- ItemEducação financeira: uma discussão sobre o impacto de sua implementação na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-22) Dib, Alice Susco; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini PanighelEsta pesquisa tem como objetivo discutir a imprescindibilidade da Educação Financeira como parte integrante da formação escolar, sobretudo no cenário contemporâneo brasileiro que, assim como outros países, teve sua economia afetada significativamente pela pandemia do Covid-19. Tal demanda tem sido cada vez mais constantemente reafirmada quando observados os indicadores nacionais relativos à saúde financeira da população. Para o estudo partiu-se da delineação de conceitos com o fito de demonstrar a causa e efeito da educação financeira na sociedade brasileira através de pesquisas qualitativas e quantitativas, a fim de provar sua importância não somente no âmbito acadêmico, mas também suas implicações em ambiente social, de forma a analisar as suas consequências baseando-se em pesquisa e estudos sobre os efeitos encontrados. Sendo capaz de reproduzir não somente os dados, mas apresentar de acordo com estudos de simulações possíveis cenários, o que possibilitou concluir que há diversos motivadores para a inclusão da educação financeira como parte efetivamente integrante da formação básica, não somente visto sob a perspectiva do desenvolvimento financeiro, mas também como fomento ao pensamento crítico, e maior autonomia financeira no contexto social.
- ItemEnsino de frações através do origami(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-05-18) Morais, Simony Abreu de; Oliveira, Estela Mara de; Maciel, Cleiton Domingos; Oliveira, Francisco deO presente estudo busca apresentar uma proposta, para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), a partir de uma abordagem pedagógica, de fortalecimento da interpretação do processo de ensino-aprendizagem de fração, utilizando o origami. A metodologia adotada é de natureza qualitativa bibliográfica. Faz-se uma apresentação do conceito de fração e sua interpretação na relação parte de um todo pode ser construída pelos alunos à medida que as ideias apreendidas sejam o produto da articulação de seus conhecimentos prévios com a experiência para manipular a folha de papel sulfite A4. Os resultados expõem que há várias contribuições que o origami pode proporcionar como estratégia didática nas salas de aula para o ensino de frações. Vê-se que os espaços de interação entre o sujeito (o aluno) e o material (o origami) podem ser relevantes para a construção significativa do conhecimento. Portanto, a aplicação do origami no ensino das frações é uma estratégia que pode possibilitar o reconhecimento da unidade como um "todo" que se divide em partes coerentes com relação às suas áreas.
- ItemEnsino do Teorema de Pitágoras através da Transposição Didática de Yves Chevallard(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-28) Freires, Evelyn Rocha; Francisco, Samuel; Oliveira, Estela Mara de; Maciel, Cleiton DomingosEsse trabalho tem como objetivo explorar a utilização da transposição didática de Yves Chevallard no ensino do teorema de Pitágoras. Apresenta-se na fundamentação teórica a teoria da transposição didática, o teorema de Pitágoras e algumas demonstrações. Em seguida, propõe-se atividades de ensino com base na transposição didática para ensinar o teorema de Pitágoras a estudantes do nono ano do ensino fundamental. Acredita-se que este trabalho evidenciará a utilização da transposição didática como uma estratégia eficaz para o ensino do teorema de Pitágoras e que as atividades propostas poderão servir como base para o professor desenvolver suas aulas sobre o tema.
- ItemEtnomatemática nos livros didáticos do 6º ano : as quatro operações aritméticas fundamentais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-25) Costa, Natália Serra da; Silva, Mário Barbosa da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia daO presente trabalho tem o propósito de investigar como o livro didático de matemática aborda o componente curricular das quatro operações fundamentais sob a ótica da Etnomatemática dentro da fase de transição entre o professor polivalente e os professores específicos que ocorre no 6º Ano. As discussões referentes a essa metodologia vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com os trabalhos do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrósio, porém há muitos profissionais de matemática que ainda não tiveram o acesso a essa informação, por isso, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa de campo de cunho documental e bibliográfico reunindo referências a partir de pesquisas de campo para responder como a presença dessa metodologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem em matemática, expondo vantagens em abranger aspectos culturais existentes no território nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde existe uma grande interação do concreto com o abstrato. Dessa forma, a interatividade entre distintas experiências seria utilizada para a compreensão e respeito aos valores individuais/sociais dos grupos culturais para que se torne cotidiano, aumento e recuperação da autoestima em relação aos saberes e fazeres dos educandos e transformando-os em protagonistas da construção do próprio conhecimento. Portanto ao analisar o Currículo Paulista e o Aprender Sempre, não encontramos situações de aprendizagem e habilidades da BNCC relacionadas a etnomatemática e as operações fundamentais; verificamos que o conhecimento do professor em Resolução de Problemas e Etnomatemática é essencial para o ensino-aprendizagem e ampliação do conteúdo previsto no Livro Didático.
- ItemInclusão de alunos com autismo nas aulas de matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-11) Costa, Marcos Júnior da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia da; Oliveira, Francisco deO presente trabalho tem como objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, a inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática fazendo o uso de suas principais características e singularidades. Metodologicamente trata-se de uma análise documental e observação participante sobre a Inclusão de alunos com Autismo nas aulas de Matemática. Para tal pesquisa, foram utilizados artigos de revistas e jornais científicos, publicações divulgadas em diários do governo brasileiro por meio eletrônico, através de buscas em bases de dados na internet concernente à Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Wef of Science, Periódicos Capes. Com uma prática adequada do ensino e aprendizagem de forma inclusiva, acaba sendo possível melhorar o funcionamento mental de nível superior do autismo e identificando oportunidades e necessidades educacionais e, assim, sistematizando informações. Entende -se que essas práticas requerem o uso de recursos promotores de aprendizagem de forma as percepções e ensinamentos que são direcionados aos alunos. O pensamento participativo, reforçado pelo uso de tecnologias e materiais concretos, pode estimular a redefinição da didática e criar oportunidades de aprendizagem para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, proporcionando estratégias de ensino e aprendizagem para esses alunos.
- ItemInstrumento de medição que auxilia em ações preventivas na evasão do curso de Licenciatura em Matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Gomes, Leonildo Freitas; Esteves, Anderson Alves; Silva, Afrâncio Tenório da; Telles, Priscila Moreira CorrêaO ensino superior é importante na vida das pessoas por muitas razões; em primeiro lugar, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades especializados em uma determinada área, o que pode ajudar a se destacarem em sua profissão ou a obterem empregos mais bem remunerados e com maior potencial de crescimento. Além de desenvolver o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, contribuindo para a emancipação e a ascensão social. Quando um estudante desiste, evade de um curso superior, ele potencialmente compromete seu futuro. É trabalho de todos, principalmente da instituição de ensino, criar ações preventivas que contribuam para a permanência dos alunos. O IFSP campus Itaquaquecetuba é uma Instituição de Ensino Superior pública; no processo de observação do curso de Licenciatura em Matemática, foi constatada a quantidade de lugares vagos em cada sala, devido à evasão. A fim de contribuir com a mitigação deste índice, esse trabalho tem por objetivo elaborar um instrumento de diagnóstico que estipule a probabilidade de evasão de um discente com base em suas características e bagagem pessoal. Esse instrumento teve como base teórica as obras A Reprodução e Escritos de Educação de Pierre Bourdieu, junto à revisão sistemática que compilaram os tipos e causas de evasão com base nas características dos estudantes e da instituição. Foram coletados os dados dos estudantes via questionário, e esses dados foram utilizados para a constituição do perfil de cada um; para isso, foi utilizado a similaridade de Jaccard por meio da linguagem de programação, o que possibilitou encontrar a intersecção, o ponto em comum entre os estudantes e desenvolver um perfil de evasor. Quando uma nova turma ingressar, tornou-se possível comparar e notar o perfil de cada calouro com o perfil do evasor dos anos anteriores e, assim, sendo possível efetuar ações preventivas contra a evasão.
- ItemMatemática financeira: juros simples, juros compostos e taxas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-22) Quispe, Miriam Jannhetty Blanco; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini Panighel; Oliveira, Francisco deNo nosso cotidiano utilizamos diversos elementos da matemática financeira, tais como juros simples e compostos. Neste trabalho iremos tratar mais profundamente sobre quais os ensinamentos de matemática financeira contidos em livros de matemática do ensino médio, em específico os livros “Matemática: contexto e aplicações”, de Luiz Roberto Dante e “Matemática: ciência e aplicações” de Iezzi, Dolce, Degenszajn, Périgo e Almeida. A análise se dará por meio da comparação entre os dois livros, como introdução ao tema de matemática financeira, juros simples e compostos, exercícios resolvidos e propostos, função de juros simples e compostos e taxas. Com essa análise podemos constatar que os dois livros dão um ótimo embasamento sobre matemática financeira, porém é abordado um conteúdo que é previamente estudado em séries finais do ensino fundamental II. Esse fato faz com que o ensino de matemática financeira fique muito repetitivo, se desenvolvendo mais em cursos avançados, não chegando a grande população que frequenta os cursos de ensino médio do país.
- ItemO ensino do teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-05-12) Santos, Cassia Conceição; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo Liporoni; Toledo, PedroCom as mudanças na educação, se tornou imprescindível o uso de tecnologia em sala de aula, então o presente instrumento tem como tema “O ensino do Teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido”. A escolha desse tema surgiu da necessidade de demonstrações e aplicações aprofundadas e concisas de atividades envolvendo o Teorema de Pitágoras. Onde o objetivo é fazer a demonstração do teorema de Pitágoras através de uma proposta de uma situação problema com uso de ferramentas digitais e ambientes virtuais, no caso foi usado o Geogebra nas aplicações. Esse documento se justifica partindo dos resultados e do baixo desempenho dos alunos nas avaliações AAP 3º Bimestre de 2021. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados de textos, artigos, livros, revistas científicas que serviram como base para o desenvolvimento deste estudo e a construção da proposta da situação problema. Além disso, está monografia tem como base atender as competências e habilidades da BNCC no que diz respeito às demonstrações métricas do triangulo retângulo de modo a resolver problemas e aplicações do Teorema de Pitágoras. Este trabalho servirá como documento norteador para os docentes que pretendem aplicar em sala de uma situação problema com foco no protagonismo do aluno. Espera-se com a proposta apresentada, que o aluno seja capaz de identificar os principais elementos que compõem o Teorema de Pitágoras, além de ser possível detectar esses mesmos elementos no cotidiano. Sendo assim, o uso de ferramentas digitais na solução de problemas vem como um reforço de extrema importância para deixar a aprendizagem atrativa aos alunos.
- ItemPercepção dos estudantes público-alvo da educação especial matriculados nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal de São Paulo(IFSP, 2023-12-01) Silva, Kethelyn Cristina Braga da; Telles, Priscila Moreira Corrêa; Rios, Gabriela Alias; Esteves, Anderson AlvesO presente trabalho objetiva identificar a satisfação de 14 estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) matriculados nos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio de seis campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Os 37 campus existentes foram convidados para participar da pesquisa, porém apenas os estudantes de seis responderam à pesquisa realizada. A pesquisa possui caráter qualitativa e exploratória, e englobou várias etapas, como, por exemplo, o mapeamento dos Núcleos e/ou comissões responsáveis pelo desenvolvimento de ações inclusivas no IFSP; identificação das ações e o êxito das mesmas relacionadas à inclusão escolar e à permanência deste público-alvo na instituição; análise da satisfação dos estudantes PAEE e identificação da contribuição dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) em todo o processo, com destaque no acesso, permanência e certificação dos estudantes. Ressalva-se que todo este processo foi realizado através de questionário online. Assim sendo, os resultados encontrados foram organizados em três temas: identificação, aprendizagem e acessibilidade. Com a pesquisa realizada foi possível analisar como o processo de inclusão tem acontecido com esse público nessa instituição.
- ItemProporção áurea e a sequência de Fibonacci: uma relação íntima(IFSP, 2022-04-28) Marques, Thiago Ribeiro; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo LiporoniObjeto de estudos profundos, a matemática é complexa. Seus temas se interrelacionam o tempo todo. Isso ocorre com a Proporção Áurea e a com a Sequência de Fibonacci. A relação entre elas é tão forte que podem ser confundidas. Porém esses assuntos e sua inter-relação acabam passando despercebidos na educação básica, sendo pouco trabalhada ou, em muitos casos, não sendo abordada em sala de aula. O objetivo deste trabalho é ajudar e orientar professores da educação básica a como abordar os temas em sala de aula, e assim os alunos poderão compreender como se dá essa relação e visualizar sua presença em outras áreas do conhecimento. Para atingir essa meta foi desenvolvida uma proposta de sequência didática. Assim, os docentes poderão usá-la no desenvolvimento de suas aulas.
- ItemUm levantamento algébrico sobre argumentação e provas matemáticas nos diversos níveis de ensino(IFSP, 2023-05-25) Len Shirasu, Kauan; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara de; Oliveira, Francisco deO desenvolvimento da capacidade de argumentação e prova matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que se torne um cidadão capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação as informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados que lhe sejam importantes. Assim este trabalho consiste em apresentar um levantamento da Argumentação e Provas matemáticas elaboradas por alunos ingressantes na licenciatura em Matemática envolvendo tópicos de Álgebra e tratar a sua importância no processo de ensino-aprendizagem e a implementação de provas matemáticas e argumentação na formação docente em matemática no Ensino da Educação Básica. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo a Álgebra, cujo o público alvo foram os alunos ingressantes do IFSP-Campus Itaquaquecetuba do primeiro semestre de 2020 e no de 2022 com a amostra de 30 alunos ingressantes, neste trabalho foi utilizado a análise descritiva dos dados coletados, junto com uma análise similar a análise coesiva manual, que indicou que 66,7% dos entrevistados possuem dificuldades em construir argumentos válidos, e os 33,3% que conseguiram demonstrar e provar, foram aqueles que reconheceram os conceitos de provas e argumentação na resolução do questionário.
- ItemUm levantamento do conhecimento sobre argumentação e provas matemáticas de estudantes ingressantes na licenciatura em matemática(IFSP, 2022-04-14) Nishi, André Jesus Seiji; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Francisco de; D'Almeida, Joice; Chaves, CheienneO desenvolvimento da capacidade de Argumentação e Prova Matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que ele seja capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação às informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados. Assim, este trabalho consiste em apresentar um levantamento do conhecimento da Argumentação e das Provas Matemáticas elaboradas por alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é analisar o conhecimento sobre Argumentação, Demonstração e Provas Matemáticas, relacionados com o tema dos ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal nos estudantes ingressantes na Licenciatura em Matemática. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo problemas da Geometria Euclidiana relacionados com os ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal. O público-alvo foram os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2020, no campus de Itaquaquecetuba do IFSP. A amostra foi de 29 estudantes. Foi feita uma análise coesitiva e descritiva quantitativa/qualitativa com os dados coletados (respostas dos ingressantes). Essa análise mostrou que os ingressantes no curso possuem dificuldades em construir argumentos válidos. Concluiu-se que aqueles estudantes que fizeram uso dos conceitos e técnicas para Argumentação e Provas Matemáticas conseguiram expressar melhor o desenvolvimento realizado nas resoluções dos exercícios.