Relatório de Pós-Doutorado
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Navegando Relatório de Pós-Doutorado por Campus "PIRITUBA"
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- ItemLigand screening of RNA binding proteins acting as potential disease targets in cancer and neurology by weak affinity chromatography(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022) Amaral, Bruno Sérgio do; Massirer, Katlin B.The Bicaudal C homolog 1 (BICC1) have been identified in more than 250 organisms. Structurally, BICC1 presents three KH domains and a SAM domain, responsible to RNA-binding and protein-protein interactions, respectively. In human, BICC1 were related with kidney dysplasia and associated with depression. Thus, BICC1 constitute an important biological target for drug development. With the aim of expanding the druggable proteome and suggest small molecules to be used as chemical starting points for mapping the protein chemical space and for leading to inhibitors, we proposed to carry out fragment-based drug discovery (FBDD) by weak affinity chromatography coupled to mass spectrometry (WAC-MS). Thus, BICC was immobilized on silica support and used as a stationary phase in capillary columns. According to this strategy, a fragment library composed by 1534 chemical fragments were screened and characterized the potential hits by the affinity constants (KD).
- ItemO grafite e suas responsabilidades. Uma ressonância dos processos de aprendizagem: leitura, mediação e crítica(Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), 2023) Pilan, Hânia Cecília; Martins, Mirian Celeste DiasAs representações artístico/culturais e simbólicas do Grafite que se apresentam nas cidades, exigem um expectador “leitor”, em sentido amplo. Para compreender as imagens é essencial desenvolver habilidades de análise crítica, que envolve os elementos visuais (como forma, linha, tom, cor, textura, espaço), bem como a produção de significados que a leitura, compreendida como interpretação, gera na percepção de seu conteúdo/contexto. Verificar como o Grafite é lido por estudantes do Ensino Médio em São Paulo/BR em Madri/ES e em Lisboa/PO, considerando sua potência para compreensão do mundo, da cultura e da sociedade contemporânea foi o objetivo da pesquisa. Após a seleção de imagens de grafites que teve como critérios o lugar de suas instalações (Madri, Lisboa e São Paulo) e as temáticas que aspiravam análises sociais, foram organizados encontros com alunos de Ensino Médio das três capitais, propondo um processo de Leitura e Mediação, que permitia maior tempo de apreciação da obra. A riqueza da pesquisa está no espaço posteriormente aberto para discussão, onde muitos pontos de vista aparecem, ampliando a leituras, permitindo uma visão mais profunda de cada obra apresentada. Foi possível perceber, por meio da mediação cultural com a leitura de Imagens que as falas polissêmicas dos autores dos Grafites, por meio de suas obras foram lidas por todos os alunos, quase que da mesma forma. As impressões dos alunos, no processo que vai das imagens para palavras, frases, textos, cores, formas e poesias, demonstraram apreensão estética, além do senso comum, expondo, a sociedade e a cultura nas quais estão inseridos.