Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Campus "SALTO"
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- ItemCondições Relaxadas para o Controle Chaveado com Especificação da Região de Operação de Modelos Fuzzy T-S Incertos utilizando Otimizadores não Derivativos(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-01-23) Franco Junior, Ary; Teixeira, Marcelo Carvalho MinhotoEsta tese apresenta condições relaxadas para o projeto de controladores chaveados, para plantas não lineares com parâmetros incertos descritas exatamente através de modelos fuzzy Takagi-Sugeno (T-S), utilizando matrizes A(α) e B(α) , através da busca extremal realizada por um otimizador não derivativo. A ideia principal da estratégia de controle proposta foi mitigar a influência das incertezas na matriz de entrada B(α). Foi considerada uma região de operação para a modelagem fuzzy T-S exata da planta e o chaveamento dos ganhos do controlador é feito através de um otimizador não derivativo, visando a minimização de uma função de Lyapunov quadrática para o sistema realimentado. O conhecimento do vetor dos pesos normalizados α na modelagem fuzzy T-S da planta, que no caso depende de parâmetros incertos e não linearidades da planta, não é necessário na implementação da lei de controle chaveada proposta. O otimizador não derivativo, que é um tipo de controle extremal, é usado para buscar o máximo ou mínimo de uma função. Foi realizada uma revisão de seu funcionamento, e como exemplo de sua operação, ele foi utilizado para ser o Rastreador do Ponto de Máxima Potência (MPPT) na simulação de um sistema fotovoltaico. Outros tipos de controle por busca extremal também são brevemente descritos. A representação exata dos sistemas não lineares incertos e/ou com não linearidades é feita exatamente por modelos fuzzy T-S incertos, que possuem funções de pertinência incertas e modelos locais conhecidos. Mas, como a representação do sistema através de combinação convexa obtida é válida apenas em uma região do espaço de estados, não há garantias de que o vetor de estado do sistema permaneça nessa região. O procedimento de projeto se inicia com a inclusão de LMIs que garantam a permanência das trajetórias do sistema em uma região de operação especificada, dada uma região de condições iniciais, em três teoremas diferentes disponíveis na literatura que até então garantiam a estabilidade assintótica global do ponto de equilíbrio x = 0 do sistema fuzzy T-S. Além disso, são adicionadas LMIs que garantam uma taxa de decaimento mínima (tempo de resposta), bem como uma restrição no sinal de controle. Foram comparadas as regiões de factibilidade destes três teoremas adaptados e escolhido o que apresenta a maior região factível, para obter os ganhos do controlador. Os parâmetros do otimizador não derivativo foram então definidos e ajustados. Foram realizadas simulações numéricas para um pêndulo invertido, contendo incerteza na massa do carrinho, em quatro cenários possíveis. Em todos os casos o sistema foi controlado e se manteve dentro da região de operação especificada. As condições de projeto para os controladores chaveados utilizando otimizadores não derivativos propostos, nos casos estudados, apresentaram áreas factíveis maiores do que as obtidas para o projeto de uma classe de controladores chaveados disponível na literatura. Este fato ilustra o principal resultado desta tese, que é a relaxação das condições para o projeto de controladores chaveados utilizando otimizadores não derivativos, mitigando no projeto a influência das incertezas na matriz de entrada B(α) da planta, representada através de modelos fuzzy T-S.
- ItemPara além do “EVA VIU A UVA”: o colher e o semear sobre o caráter político-pedagógico e o trabalho socioeducativo de assistentes sociais(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2024-04-17) Silva, Williana Angelo da; Arregui, Carola Carbajal; Yazbek, Maria Carmelita; Martinelli, Maria Lucia; Ducasse, Jorge Fabian Cabaluz; Dantas, Maria BorgesEsta tese integra e aprofunda a análise sobre o caráter político-pedagógico e o trabalho socioeducativo de assistentes sociais, considerando sua materialização junto à comunidade acadêmica, mediante o tensionamento dos diferentes projetos de educação a partir da experiência de membras do Coletivo de Assistentes Sociais do IFSP. Nesse sentido, foi necessário identificar as implicações, conflitos e influências das contraditórias concepções e projetos de educação que repercutem nas condições de trabalho de assistentes sociais e em sua inter-relação com as/os demais sujeitas/os históricas/os envolvidas/os no processo educativo. Bem como contribuir para a sistematização e análise do trabalho de assistentes sociais do Coletivo de Assistentes Sociais do IFSP, com enfoque nas particularidades do caráter políticopedagógico e do trabalho socioeducativo. Além de identificar a relação dialética entre assistente social e a comunidade acadêmica no exercício de sua dimensão educativa inerente à profissão; e, por último, contribuir para a análise das potencialidades do trabalho socioeducativo na política de educação, pensado a partir dos eixos de atuação e do horizonte das atividades emancipatórias, bem como dos desafios para sua realização. Ou seja, esta pesquisa lança-se no desafio de compreender o que é o político-pedagógico da profissão, que prática educativa está entranhada em nós e o que de fato ousamos de ineditismo no trabalho socioeducativo por parte das profissionais de referência que integram o referido Coletivo. O percurso da pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvido com base no processo de sistematização de experiências, associado ao uso do memorial como recurso metodológico junto às assistentes sociais de referência. Contamos também com a participação de estudantes egressas/os para contribuir, a partir do memorial de suas experiências de vida e acadêmica, não estritamente relacionadas à interação com as assistentes sociais, mas contando com aspectos importantes das memórias elaboradas para construir ou legitimar parte da caracterização desse complexo campo de trabalho que é a educação profissional e tecnológica; um espaço que reproduz valores, culturas, conflitos, expressões da questão social. Evidenciamos que as condições objetivas experienciadas têm marcado a materialidade do trabalho e afetado o sentido e/ou as condições de efetivação do projeto profissional, ao mesmo tempo em que sofremos os constrangimentos e adoecimentos de nossa condição assalariada, intensificada pelos processos gerencialistas e burocratizantes no processamento do trabalho. Não obstante, o Coletivo tem potencial de gerar acolhida para as/os profissionais e de catalisar as forças nos processos de resistências, no exercício do caráter político-pedagógico e na materialização do trabalho socioeducativo, marcado por inéditos viáveis nas atividades educativas emancipatórias e contra-hegemônicas.