Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Campus "SÃO JOSE DOS CAMPOS"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA docência no ensino técnico integrado ao ensino médio durante o ensino remoto: as significações de professores de um campus do IFSP(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021) Bayer, Julia Sotto-Maior; Aguiar, Vania Maria Junqueira de; Ferretti, Celso João; Ronca, Antônio Carlos Caruso; Aguiar, Wanda Maria Junqueira deEste estudo fundamentou-se na Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, com o objetivo de explicitar e analisar as significações sobre a docência no ensino técnico integrado ao ensino médio, desenvolvida durante o ensino remoto. Diante da história centenária da Rede Federal de EPT e da proposição do Ensino Médio Integrado, que passou a ser desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou-se acerca dos movimentos constitutivos das significações de docentes sobre sua prática em um campus novo do IFSP, dada a desvalorização da formação para a docência na história da rede. A dualidade estrutural estabelecida na educação brasileira e as características da formação profissionalizante, tradicionalmente ofertada nas instituições de educação profissional, compuseram o contexto do desenvolvimento do trabalho docente e da proposição da integração do ensino técnico ao ensino médio. Com a pandemia de COVID-19, o processo de implementação do ensino remoto emergencialmente organizado no IFSP foi incorporado como mediação constitutiva da totalidade social da docência. Foram entrevistados seis professores atuantes no ensino técnico integrado ao ensino médio, dois de disciplinas de formação profissional e quatro de formação geral. As entrevistas foram inspiradas nas metodologias das entrevistas reflexivas e das conversações. O material foi analisado a partir do procedimento dos Núcleos de Significação, por meio dos quais articulou-se dois núcleos. Núcleo 1 - “Acho que outros campi, que cresceram com todas essas mudanças, foram entendendo o porquê dessas mudanças”: entre a cultura institucional e as novas propostas educacionais no processo de expansão da Rede Federal de EPT. Núcleo 2 - “[...] a nossa qualidade do ensino não era aquela que a gente gostaria, antes da pandemia, por n razões, com a pandemia vai piorar com certeza, sabe?”: As reflexões de professores sobre o trabalho que desenvolvem e suas condições no curso do ensino remoto. Por meio do processo analítico interpretativo desenvolvido evidenciou-se que a cultura estabelecida na história da educação de técnicos no país constitui as significações dos docentes e é tensionada por novas possibilidades apresentadas à docência a partir da transformação institucional em Instituto Federal. Essas referências apareceram nas significações de nossos participantes, apresentadas de diversas maneiras: por apontamentos de continuidade ou ruptura na trajetória docente, pela apresentação de ênfase na formação técnica no campus ou considerar a ênfase no ensino médio, pela queixa de pouco espaço para a formação humana, pela vontade de promover uma educação crítica e integrada e pela disputa acerca das atividades possíveis à docência no IFSP. A organização emergencial do ensino remoto evidenciou uma crise pedagógica na instituição, que é parte de uma crise conjuntural. A integração, pautada na interdisciplinaridade, foi destacada como fundamento para constituir, no interior da instituição, atividades possíveis para tensionar politicamente a orientação da educação ofertada aos jovens.
- ItemAplicação do pensamento enxuto em ambientes administrativos públicos por meio da técnica Business Process Model and Notation: uma pesquisa-ação no IFSP Campus São José dos Campos(Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2021) Santos, Diogo Carvalho; Queiroz, José Antonio deO objetivo deste trabalho foi de implementar o Pensamento Enxuto associado com o BPMN para melhorar a eficiência do processo de compras de um Instituto Federal. Comprovou-se, com isso, o aumento da eficiência e eficácia nesse ambiente, por meio do aumento no valor entregado e da diminuição dos desperdícios presentes. Para atingir tais objetivos, inicialmente foi realizada uma análise da literatura existente acerca daquilo que envolve Pensamento Enxuto, Eficiência na Administração Pública, Business Process Model and Notation e utilização do Business Process Model and Notation na aplicação dos conceitos do Pensamento Enxuto para aumento de eficiência na Administração Pública por meio da diminuição dos desperdícios. Sob o ponto de vista dos procedimentos metodológicos, classifica-se essa pesquisa como pesquisa-ação. Os dados foram coletados do objeto de estudo representado pelo processo de compras de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, utilizando-se questionário, entrevistas e técnicas documentais, entre o período de 2019 e 2020. Esse trabalho contribuiu, de forma teórica, com a escassa literatura voltada ao Pensamento Enxuto aplicado aos ambientes administrativos públicos, e de forma aplicada, primeiro, para uma melhor identificação da especificação de valor pelos clientes internos e externos do processo de compras, permitindo uma melhora da eficácia dos seus resultados e, segundo, para uma redução do lead time do processo de compras de 199,2 para 42,6 dias, permitindo uma melhora da eficiência dos seus recursos. Por fim, deve-se destacar a sinergia entre Pensamento Enxuto e Business Process Model and Notation observada no referido objeto de estudo desta pesquisa.
- ItemInstituto Federal de São Paulo: educação, ciência e tecnologia para quê?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-31) Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Dias, Marian Ávila de Lima e; Dias, Marian Ávila de Lima e; Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio; Silva, Pedro Fernando daAs intersecções entre educação, ciência e tecnologia têm se tornado cada vez mais intrincadas e complexas nas sociedades contemporâneas. Compreender a concepção e as bases de cada um desses três campos, bem como as relações estabelecidas entre eles e também seus desdobramentos, apresenta-se, então, como um importante desafio para compreender aspectos centrais da formação humana. Isto porque, conforme vêm apontando desde o século XX os autores da Teoria Crítica da Sociedade, a educação tem desempenhado um papel fundamental na pseudoformação cultural e na reprodução das desigualdades sociais vigentes; a ciência positivista tem sido erroneamente cultuada como expressão máxima da racionalidade humana; e o avanço tecnológico desenfreado parece ditar o ritmo reificado das sociedades atuais. Nesse contexto, faz-se necessária a investigação de instituições que se ocupem diretamente do desenvolvimento desses três campos (isoladamente ou conjuntamente) no sentido de se estabelecer uma crítica permanente que instigue a reflexão sobre os elementos contraditórios e regressivos imiscuídos na ideia de progresso suscitada frequentemente pela educação, pela ciência e pela tecnologia. A presente dissertação objetivou investigar os fundamentos e concepções expostos nos principais documentos que norteiam a atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), apresentando e discutindo o entendimento institucional relativo à tríade que embasa suas ações, quais sejam: educação, ciência e tecnologia. Objetivou, também, estudar como a comunidade acadêmica de um dos campi do IFSP compreende o tratamento dado pelo IFSP aos termos focados nesta investigação, e suas inter-relações, no âmbito institucional perquirido. A justificativa desse estudo baseia-se, primordialmente, no diagnóstico das sociedades industriais e tecnológicas do século XX realizado, especialmente, por teóricos como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Através da análise de documentos oficiais do IFSP e das contribuições de parte da comunidade acadêmica desta instituição, buscou-se expor e compreender quais pressupostos de educação, de ciência e de tecnologia norteiam as ações deste Instituto, bem como as intenções, as finalidades e as contradições manifestadas, e os desdobramentos evocados. Para tanto, foram analisados três dos principais documentos do IFSP: o Estatuto, o Regimento Geral e o atual Plano de Desenvolvimento Institucional. Também foi aplicado um questionário a 96 sujeitos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do campus São José dos Campos do IFSP. Dentre os questionários distribuídos, 86 foram respondidos e devolvidos (54 por membros do segmento discente; 14 por membros do segmento docente; 18 por membros do segmento técnico-administrativo). As análises documentais demonstraram a preponderância, no IFSP, de uma visão de educação regida pela profissionalização e pelo ensino tecnológico, sendo o trabalho destacado como princípio educativo. A ciência é veiculada como instância produtiva, e a investigação empírica é fortemente orientada para o desenvolvimento econômico de caráter industrial. No que tange à tecnologia, destaca-se o discurso do “desenvolvimento social” e do progresso. A análise das repostas contidas nos questionários encontrou abundantes elementos que corroboram os dados encontrados nos documentos do IFSP. Ademais, tais respostas trouxeram, também, contundentes críticas à atual política institucional no que concerne ao tratamento da educação, da ciência e da tecnologia.
- ItemUm teatro de metamorfoses: Philippe Genty entre o humano e o inanimado(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018-06-27) D’ávila, Flávia Ruchdeschel; Cintra, Wagner Francisco Araújo; Silva, Agnaldo Valente Germano da; Pereira, Dalmir Rogério; Piragibe, Mario Ferreira; Machado, Vinicius TorresA presente pesquisa se estrutura por dois eixos principais. O primeiro se orienta pela análise dos processos de transformações das dramaturgias da companhia Philippe Genty, especialmente a partir da década de 1980. Esse momento foi marcado por mudanças nos processos criativos do grupo, desencadeadas com a inserção do humano na cena como parceiro de jogo do inanimado; com a investigação do corpo, do movimento e de suportes expressivos como o papel e o plástico; com a ressignificação artística de ideias psicanalíticas, possibilitando à Genty desenvolver dramaturgias fincadas na memória, no sonho e nas suas experiências de vida; além do desenvolvimento de novas técnicas cênicas e de novas relações de Philippe Genty e Mary Underwood com as suas criações. O segundo eixo se norteia pelas mudanças acarretadas, a partir de então, na poética da Companhia, que passou a se orientar, cada vez mais, pelos jogos de ilusões capazes de tornar visivelmente possíveis situações insólitas, e pelas dicotomias que nascem do encontro entre o humano e o inumano. O teatro gentyniano desenvolveu-se na direção de um teatro de constantes metamorfoses visuais, que desafia as convenções espaciais, gravitacionais e volumétricas e que amiudadamente coloca o espectador diante de encadeamentos de imagens incomuns e impossíveis.
- ItemUma trilogia na encruzilhada: a narrativa africana de Antonio Olinto(Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2021) Novais, Luís Henrique da Silva; Ávila, MyriamNeste trabalho considera-se a hipótese de que, ao longo do tempo, a crítica tem obliterado, ao tratar da trilogia Alma da África de Antonio Olinto, questões pertinentes à fatura de uma linguagem artística potente, capaz de sustentar as respectivas tramas dos romances, garantindo-lhes sentido de unidade, em um nível mais profundo que aquele verificado imediatamente na superfície das histórias que compõem a trilogia Alma da África. Embora o tema do retorno de afro-brasileiros à África seja inescapável, pois se trata de ponto fundamental na trilogia, entende-se que é metodologicamente necessário evitar o diapasão entre essa temática e os processos de que o escritor se vale para elaborar uma linguagem narrativa particular. Nesse sentido é que se investigaram os mecanismos que formalizam uma exigência interna da linguagem romanesca, promovendo o desdobramento do romance olintiano em trilogia. Destaca-se, nesse contexto, a operação da dobra (DELEUZE, 1991), elemento importante para que fossem formulados teoricamente os contornos da noção de expansão e de transbordamento da linguagem do romance. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira(2017) e Risério (2012), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fundamentais para a elaboração da trilogia. Por meio da figura da figura de Exu e da espacialidade dos mercados de Keto, por exemplo, foi verificada uma economia narrativa pautada pelos sentidos de ambivalência e de impureza, também identificados nos processos de negociação cultural entre África, Europa e Brasil. Assim, indica-se a indissociabilidade entre o plano formal e os sentidos mais amplos que o literário pode alcançar.