Navegando por Autor "Pena, Caio"
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- ItemA colaboração do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-01) Godoi, Bianca; Pena, Caio; Lopes Junior, Carlos; Pereira, VagnerPretende-se com este trabalho mostrar que o xadrez pode atuar como mediador desenvolvendo capacidades motoras e também cognitivas durante as aulas do ensino fundamental I. Utilizando o xadrez podemos trabalhar o raciocínio lógico dos discentes e consequentemente permitindo que os mesmos venham a ter melhores resultados em seus estudos. O xadrez é considerado um dos jogos mais antigos e populares no mundo todo. Dentro das escolas o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é um jogo que estimula o jogador na tomada de decisões lógicas, facilitando assim o ensino dos conteúdos escolares e desenvolvendo a capacidade de avaliar as atitudes a serem realizadas. A parceria entre o aluno e o jogo devem caminhar em paralelo, e cabe ao professor encontrar ferramentas adequadas para que o interesse não seja perdido. Na matemática o xadrez é capaz de desenvolver no aluno a sua capacidade de reflexão, estimulando e motivando a descobrir novas jogadas, consequentemente aprendendo sempre mais. O xadrez utiliza as noções de espaço de aritmética (valor das peças e noções de troca), análise combinatória, cálculo de possibilidades e estatística. Alguns autores reforçam o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento dos estudantes ainda crianças. Este trabalho utilizou o método analítico descritivo baseado apenas em pesquisas bibliográficas.
- ItemLimitantes para parâmetro crítico para o modelo do sapo em árvores(Universidade de São Paulo (USP), 2024-07-18) Pena, Caio; Gallo, Alexsandro; Gava, Renato; Rodríguez, Pablo; Coletti , Cristian; Machado, FábioConsideramos o modelo do sapo com tempo de vida, em árvores infinitas. Neste modelo, sapos (partículas), quando acordados, realizam um passeio aleatório simétrico na árvore, acordando todos os sapos adormecidos dos sítios visitados, até morrerem. Consideramos variações do modelo, mudando a estrutura da árvore (orientada ou não, aleatória ou não) e a distribuição de sobrevida. Nestes modelos, a probabilidade de sobrevida de uma sapo é controlada por um parâmetro p ∈ [0,1], e existe um valor crítico pc tal que, se p < pc, então apenas finitos sapos são acordados com probabilidade 1, enquanto se p > pc, infinitos sapos são acordados com probabilidade positiva. A tese está dedicada à obtenção de limitantes inferiores e/ou superiores para este parâmetro crítico em função de constantes estruturantes dos modelos considerados.
- ItemUma reflexão sobre o ensino da língua inglesa e educação bilíngue para o autodesenvolvimento do aluno surdo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Souza, Néia; Molinari, Francine; Pena, Caio; Guilhen, Maria Célia; Benedini, LarissaAs leis que normatizam e regulamentam os planos educacionais sobre questões relativas à Educação Especial têm como embasamento a Constituição Federal de 1988, assim, as propostas educacionais que têm por intuito promover a inclusão escolar de alunos com surdez em escolas e classes inclusivas, vêm sendo elaboradas através do Decreto n. 5626/05 que previa a organização de turmas bilíngues, compostas por alunos surdos e ouvintes, onde as duas línguas, LIBRAS e Português devem ser empregadas no mesmo espaço educacional, assim, o objetivo desta pesquisa está voltado ao ensino da Língua inglesa para crianças surdas com uso do bilinguismo, L1 e L2, visto que esta metodologia pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do aluno e demais estudantes. Assim, define-se o inglês como uma língua franca (ILF). Pouco se tem estudado sobre esta forma do emprego do inglês e sua relação com a aprendizagem, porém vem se consolidando paulatinamente no intuito de ser mais valorizada no contexto escolar durante o ensino e a aprendizagem de língua inglesa dos aprendizes surdos, sendo esta um acréscimo pelo fato de ser uma língua já conhecida pela maioria dos falantes. Segundo alguns autores a língua inglesa, na contemporaneidade, é encontrada em contextos multilíngues, internacionais, na televisão, redes sociais, aplicativos diversos e jogos. Esta variedade pode ser chamada de bilinguismo para dois idiomas e plurilinguismo para três ou mais idiomas, seja para o indivíduo ou para uma comunidade de falantes. Assim o inglês pode estar presente no currículo escolar e o uso da Libras e do Português deve ser constante na sala de aula. Estudos sobre a Língua de Sinais estão cada vez mais bem estruturados e estão surgindo meios educacionais voltados para uma prática inclusiva. A importância do estudo da natureza da língua de sinais como sistema simbólico peculiar para o indivíduo surdo, que, por meio de desígnios de natureza gestual, espacial e visual, melhor traduzem os processos de percepção e obtenção da experiência da criança surda, desprovida da capacidade de escutar os sons da linguagem verbal articulada e aprendê-lapor meio de processos de aquisição próprios a um ouvinte.