Navegando por Autor "Castro, Moacir Silva de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação e ambiente: uma análise das obras sobre espaços escolares de 2017 a 2020(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-23) Meneses, Leandro Lopes; Torezin, Flávia Roberta; Castro, Moacir Silva de; Ferraz, Ariane Macedo MeloEste trabalho faz um levantamento das produções acadêmicas sobre espaços escolares publicadas entre os anos de 2017 e 2020 e tem como objetivo, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são os pontos em comum no debate atual envolvendo ambiente escolar da perspectiva de uma educação progressista, surgida a partir do movimento Escola Nova, que considera a experiência do estudante como o centro do processo educativo. Entre diversos elementos que interferem na relação ensino-aprendizagem, esta monografia se aprofunda no tema espaço escolar e busca compreender como esses ambientes são planejados e realizados a favor das práticas educacionais.
- ItemNovo ensino médio: a experiência da implementação na rede pública estadual de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-08-09) Perucci, Ronan César; Castro, Moacir Silva de; Teruzzi, Alessandro Emilio; Santos Júnior, Valdir Donizete dosA Lei nº 13.415/2017 promoveu alterações estruturais na etapa final da educação básica, configurando-a com uma nova arquitetura, conhecida como Novo Ensino Médio (NEM). Partindo da educação enquanto direito fundamental de todas as pessoas, e reconhecidos os desafios históricos enfrentados pelo ensino médio, este estudo se propõe a conhecer as principais alterações promovidas pela referida lei, o processo de implementação do NEM na rede pública estadual paulista e as críticas destinadas a esse novo modelo, de modo a analisar se sua implementação tem apresentado êxito na rede pública do Estado mais rico do país. Considerando o caráter atual e controverso dessa reforma, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos é bastante propício para elucidar a sociedade e ampliar o arcabouço científico sobre o tema, e ainda, contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais. Nessa perspectiva, o presente estudo faz uso da revisão de literatura, de atos legais e normativos, de documentos e pesquisas importantes para a educação brasileira, e de publicações acadêmicas recentes sobre o NEM. Como resultado, mostra que a reforma do ensino médio se encontra descredibilizada e sem avanços na rede pública do Estado de São Paulo, dados a falta de gestão democrática e participativa no seu processo de elaboração, o período pandêmico concomitante ao período de início da implementação, a instabilidade no Ministério da Educação (MEC) durante o último Governo Federal, a redução orçamentária abrupta para a área da educação e a mobilização pela sua revogação por setores da sociedade. Conclui que se faz necessária uma revisão do NEM, com amplo processo de escuta dos diversos setores da sociedade, para que de fato se construa e se institucionalize uma reforma capaz de transformar a realidade do ensino médio no Brasil.
- ItemPolíticas educacionais e formação docente na educação infantil: uma análise do Programa Mesa Educadora para a primeira infância (2008-2017)(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021-04-08) Castro, Moacir Silva de; Ciampi, Helenice; CiampiA pesquisa tem como objeto de estudo as políticas educacionais voltadas para a formação continuada na Educação Infantil. Teve como objetivo investigar uma proposta de formação continuada intitulada “Mesa Educadora para a Primeira Infância”, que visa capacitar docentes e demais profissionais da escola para a melhoria da educação na primeira infância. Pretende-se, a partir da análise de materiais oferecidos pelo referido programa, identificar como as políticas educacionais implantadas no Brasil entre o final do século XX e início do século XXI, tendo o Estado e os organismos internacionais como proponentes, interferem nos processos de formação docente da Educação Infantil. Temos, como hipótese, que o referido Programa opera a serviço da agenda neoliberal implementada nos últimos anos no Brasil. O município de Araçariguama (SP) foi escolhido como universo da pesquisa, pois nele o pesquisador atuou como docente e coordenador pedagógico entre os anos de 2009 e 2017. O recorte temporal da pesquisa vai de 2008 (ano que a proposta teve início no Estado de São Paulo) até 2017 (encerramento da pesquisa de campo em Araçariguama). Os resultados das análises evidenciam que as políticas educacionais para a educação infantil no Brasil, em especial a “Mesa Educadora para a Primeira Infância”, estão mais voltadas para atender orientações de organismos internacionais e interesses econômicos de grandes grupos do que em resolver as urgentes questões da educação infantil e da formação de seus profissionais.
- ItemRevisão do projeto político pedagógico: perspectivas de uma educação escolar quilombola(IFSP, 2023) Lins, Wesley Gomes; Castro, Moacir Silva deEste Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de elaborar um Relato de Experiência, sobre o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Barão de Grajaú - Educação Escolar Quilombola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Comunidade Cajueiro I, localizada no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. A investigação foi construída com uso da metodologia de Análise Documental, constituída pelo Projeto Político Pedagógico da escola, elaborado em 2013 pela comunidade escolar e pelas legislações federais, estaduais e municipais que orientam a gestão de Políticas Públicas de educação para as relações étnico-raciais e para a qualidade da educação escolar quilombola. A constituição de um Grupo Focal, metodologia utilizada para o levantamento de dados e informações em torno da revisão do PPP da escola, favoreceu a elaboração de uma investigação qualitativa com participação ativa da comunidade. As estratégias de escuta com o grupo focal foram desenvolvidas pela equipe de profissionais das organizações sociais Comunidade Educativa CEDAC, a Cidade Escola Aprendiz, pelo investigador e só aplicadas após a validação da gestão escolar. A pesquisa encontrou consonâncias entre as narrativas e reflexões produzidas pelo Grupo Focal com as diretrizes nacionais voltadas para a educação das relações étnico-raciais e quilombola que trouxeram importantes perspectivas da comunidade escolar sobre a revisão do PPP que podem referenciar redes de ensino que gerenciam escolas quilombolas no escopo de suas responsabilidades, bem como organizações sociais que com eles estabelecem parcerias de trabalho.
- ItemUma análise da produção teórica sobre trabalho infantil em periódicos do campo de serviço social brasileiro(IFSP, 2023-08-11) Lima, Tereza Cristina Sousa de; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Castro, Moacir Silva deEste trabalho buscou analisar a abordagem da temática do trabalho infantil nas produções acadêmicas da área de Serviço Social. Para isto, foi realizado um levantamento das revistas do campo, publicadas entre 2010 e 2020 e classificadas como Qualis A1, o mais alto índice segundo o indicador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nivel Superior (CAPES). Observou-se que, ainda que parte destas publicações problematizem as questões estruturais relacionadas a essa forma de violação de direitos, há uma escassez de produção acadêmica sobre o tema. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de ampliar o debate e o enfoque nas pesquisas sobre trabalho infantil no âmbito do Serviço Social. A temática do trabalho infantil é de extrema importância para a prática profissional do serviço social, e a sua abordagem nas pesquisas pode fornecer subsídios valiosos para ações de defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, exigindo maior atenção e aprofundamento em futuras investigações.