Navegando por Autor "Amo, Gabriela"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutismo na escola: a perspectiva dos profissionais da educação que não atuam em sala de aula(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-19) Oliveira, Sheilla; Lopes Junior, Carlos; Amo, Gabriela; Xavier, RicardoO presente trabalho tem como objetivo apresentar o atendimento ao autista no ambiente escolar na perspectiva de profissionais da educação fora da sala de aula a partir de um relato de experiência. As informações usadas para análise foram obtidas a partir de pesquisa bibliográfica bem como da observação in loco e da prática. Neste trabalho foram abordadas questões sobre a escola e sua função na formação do aluno como cidadão, desde a definição de autismo à legislação com destaque ao atendimento educacional especializado, a inclusão no ambiente escolar e ainda os aspectos da educação especial e inclusiva. Os resultados demonstraram que têm ocorrido avanços neste cenário nas últimas décadas, mas ainda se trata de um processo lento e dotado de percalços. O atendimento a autistas em sala de aula está distante do objetivo que se tem por inclusão por diversos motivos, que foram citados ao longo do trabalho, sendo os principais a qualificação dos profissionais da educação, a dificuldade no diagnóstico, ausência de recurso e de informação, entre outras. Além de que, existe uma falta de informação por parte da sociedade e até mesmo dos profissionais da educação sobre o autismo e de como proceder, o que muitas vezes leva a retrocessos e também a falta de políticas públicas que efetivem esse processo. Embora existam leis que garantem direitos básicos como salas de recursos multifuncionais, adaptações às necessidades, acessibilidade e etc. Até o momento não são observados na prática ou muitas vezes são insuficientes. Com isso, é possível concluir que há muito o que ser feito para que a inclusão seja implementada de fato e, a necessidade de formação e qualificação dos docentes e demais profissionais da educação, para que o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista seja efetivo, eficaz e sobretudo inclusivo e acolhedor.
- ItemExpressão heteróloga e caracterização de xilanase de Myceliophthora heterothallica F.2.1.4(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018-12-13) Amo, Gabriela; Bonilla Rodriguez, Gustavo; Ferreira, Henrique; Souza, Fátima; Polizeli, Maria de Lourdes; Martins, EduardoXilanases são enzimas que apresentam diversificada aplicação industrial, justificando-se a busca por organismos produtores, bem como efetuar sua caracterização bioquímica e testes de aplicação. A expressão heteróloga destas proteínas é uma ferramenta interessante, pois pode permitir a produção enzimática em larga escala e com uso de meios de cultura simples e de baixo custo. Neste trabalho, um gene codificador de xilanase, pertencente à família GH11, do fungo termofílico Myceliophthora heterothallica foi isolado via RT-PCR e expresso heterologamente em Escherichia coli e Pichia pastoris. Foi feita uma caracterização bioquímica das enzimas recombinantes purificadas, que apresentaram massa molecular próxima a 25 kDa. A temperatura e pH ótimos da enzima expressa em E. coli foram 55 °C e 6,0, respectivamente. A xilanase recombinante expressa em P. pastoris, por sua vez, apresentou temperatura ótima de 70 °C e pH ótimo de 6,5. Ambas apresentaram estabilidade em amplo intervalo de pH, porém, diferiram consideravelmente quanto à termoestabilidade, a qual foi superior na enzima expressa em sistema eucarioto. Do ponto de vista industrial, as enzimas possuem características interessantes, tais como elevada especificidade pelo substrato xilana e tolerância a diversos íons e reagentes. Também foi executada uma análise do transcriptoma de M. heterothallica, de modo que diversas sequências codificadoras de enzimas lignocelulolíticas, além de xilanases, foram identificadas. Esses dados certamente contribuirão para estudos futuros de clonagem e expressão heteróloga de enzimas degradadoras de biomassa vegetal.
- ItemSentipensar e agir a partir da construção de um jardim sensorial(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2024-04-26) Peres, Mariana; Calefi, Paulo; Amo, Gabriela; Silva, SolonildoSentipensar e agir a educação sob o paradigma ecossistêmico revela a complexidade da vida em suas infinitas redes de interações. Sentipensar e agir a Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado requer entender a formação integral como um processo de ensino e aprendizagem comprometido com o desenvolvimento do ser humano em suas multidimensionalidades, no sentido de formar o estudante na sua integralidade física, mental, cultural, política e científico-tecnológica. Em um cenário atualmente desafiador quanto às questões socioemocionais dos estudantes de ensino médio e a partir dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica referentes à formação integral e à aprendizagem integrada, foi elaborado e aplicado um produto educacional para levar a educação para além das salas de aula, desemparedando e verdejando o aprender com a criação e cultivo de um jardim sensorial. A partir da pesquisa qualitativa no intuito de investigar, a partir da Análise de Livre Interpretação, a prática educativa baseada na estratégia do sentipensar e agir por meio da visão ecossistêmica aplicada junto aos estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Catanduva do IFSP, conclui-se que as atividades oportunizadas propiciaram a aprendizagem integrada contribuindo para a formação integral dos estudantes.