Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Autor "Alves, Cathia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTemas Transversais em produções didáticas de integrantes do Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-11-25) Ávila, Ariadne Beatriz; Bronzatto, Maurício; Bacocina, Eliane Aparecida; Alves, CathiaDurante o ciclo 2020-2022 do Programa de Residência Pedagógica, a partir de uma oficina de formação oferecida a residentes do curso de Letras – subprojeto de língua espanhola da FCL Unesp/Assis, foi desenvolvida, em nível de mestrado, a pesquisa “Formação inicial de professores de língua espanhola no Programa de Residência Pedagógica da FCL Unesp/Assis: a construção de uma docência crítica” (ÁVILA, 2022). Ao longo da preparação e execução da oficina, momento em que a pesquisa-ação era realizada, o assunto “temas transversais” não figurou como objeto de conhecimento formalmente nomeado no roteiro de atividades. Posteriormente, o ingresso no curso de especialização em Temas Transversais do IFSP Salto trouxe o entendimento de que a construção de uma docência crítica, à medida que apresenta e problematiza contextos históricos, culturais, políticos e geográficos envolvidos no ensino de uma língua, precisa contemplar, mesmo que de forma tácita, questões de interesse social. Com o objetivo de refletirmos sobre a importância de temas transversais no ensino de língua espanhola, retornamos à pesquisa concluída, especificamente às quatro sequências didáticas produzidas pelos residentes à ocasião do encerramento da oficina, e procedemos a uma análise documental, de teor qualitativo, para verificação da presença de temas transversais nas produções e, em caso afirmativo, de como se pensou ou poderia se pensar a abordagem. Sem que recebessem esta designação, temas transversais foram identificados tanto como realidade quanto como possibilidade nas propostas didáticas, numa demonstração de que os licenciandos residentes compreenderam a importância de relacionar linguagem e mundo social quando se trata de ensinar espanhol como língua estrangeira.