Licenciatura em Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras por Autor "Rodrigues, Cristiane Nascimento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlice no País das Maravilhas: uma sequência didática para alunos autistas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Garcia, Hevilyn Karolaine de Lima; Fonseca, Thainá Freitas da; Rodrigues, Cristiane NascimentoLevando em consideração todos os estereótipos sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA) e a literatura da área sobre o ensino de pessoas com autismo, buscamos contribuir para o ensino e a aprendizagem da disciplina literatura para crianças com autismo. Isso será feito propondo uma sequência didática composta por diversas atividades que podem auxiliar os professores em sala de aula. Estes serão adaptados ao que se sabe sobre o ensino de leitura e/ou literatura para pessoas com autismo para facilitar a inclusão do público-alvo nas escolas. Pois, este estudo aborda a complexa jornada da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto educacional, destacando os desafios enfrentados pelos pais, tutores e comunidade escolar. Explora-se a falta de recursos e orientações mais precisas para a inclusão efetiva desses alunos, enfatizando a necessidade de reflexão e adaptação por parte dos educadores. O objetivo principal é propor estratégias para o ensino de literatura adaptado às necessidades dos alunos autistas, utilizando como exemplo, a obra Alice no País das Maravilhas, que escolhemos devido à sua relevância pedagógica para possibilitar uma atividade adaptada, levando em consideração a adequação ao nível de ensino e aos objetivos educacionais para a inclusão de alunos com TEA. Destacando também a importância da literatura em sala de aula, utilizando os recursos visuais e cinestésicos da obra para estimular a imaginação dos alunos, além de seguir as normas e diretrizes curriculares. Essa abordagem promove uma experiência de aprendizagem significativa, enriquecendo o conteúdo de literatura e contribuindo para a formação dos estudantes. Portanto, este trabalho visa ampliar o ramo de pesquisa acadêmica voltado para a educação inclusiva, oferecendo recomendações para promover uma experiência de aprendizagem inclusiva e significativa. Sendo assim, são analisadas estratégias gerais de ensino e adaptação de atividades para alunos com TEA, visando o seu bem-estar e desenvolvimento pedagógico. O estudo baseia-se em referências teóricas e práticas, com ênfase na importância da literatura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento para estudantes autistas. Na sequência didática para o professor, explora-se o conteúdo da aula de literatura com metodologias diversificadas para atender todos os alunos de maneira lúdica e eficiente, deixando-os confortáveis para participar da aula coletivamente, mas caso haja intercorrências no momento de aplicação das atividades, há outro método exemplificado para que o aluno participe, ou seja, as atividades desta sequência de ensino podem ser realizadas de forma oral ou escrita, para incluir cada aluno com suas necessidades
- ItemEnsino de Literatura para surdos: Uma proposta de sequência didática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Oliveira, Ariana Aparecida de; Silva, Gabrielle Primo; Rodrigues, Cristiane NascimentoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal estudar como é possível incluir, cada vez mais, o aluno surdo adolescente nas aulas de Língua Portuguesa e suas literaturas. Assim, buscou-se entender a história da inserção escolar desse indivíduo com necessidades de maior inclusão, suas especificidades como pessoa e aluno e o que a literatura da área diz sobre o ensino de Literatura para esse público-alvo. A partir das reflexões obtidas por meio da leitura de diversos textos teóricos e práticos sobre a Educação Inclusiva e o ensino para surdos, elaboramos uma Sequência Didática (SD) que propõe o trabalho com a leitura do livro Teto para dois, de Beth O’leary. Montada para alunos do Ensino Médio, a sequência sugere que o professor trabalhe a leitura e a produção dos gêneros textuais “romance”, “bilhete”, “anúncio” e “SMS”. A SD pode ser modificada de acordo com as necessidades do aluno e o docente pode aplicá-la sem a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras.