Licenciatura em Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras por Autor "Costa, Fabiana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise comparativa entre a grade inicial e a atual do curso de Licenciatura em Letras do IFSP Campus Cubatão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-19) Costa, Fabiana; Silva, Vitoria Queiroz da; Soler, Caroline AlvesEste trabalho tem como objetivo analisar as grades curriculares do curso de Licenciatura em Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFS PCampus Cubatão). Visando verificar as alterações que aconteceram no primeiro projeto pedagógico do curso em comparação com o segundo. Para tanto, apresentaram-se as modificações com ênfase nas matérias que foram acrescentadas e naquelas que foram retiradas, deixando evidente todas as mudanças necessárias para o curso. Ademais, a análise comparativa dessas grades tem como foco observar as áreas da Literatura, Linguística e as disciplinas Pedagógicas, pois foram essas as que sofreram transformações. Atrelado a isso, ao longo do curso, nota-se que a necessidade de aprimorar a compreensão dos discentes era evidente, sobretudo, no que se refere às matérias pedagógicas. Tendo esse contexto em vista, consideremos que a implementação da nova grade curricular facilita o processo de aprendizagem do estudante de licenciatura, tornando-o um profissional que possa assimilar o conteúdo com maior compreensibilidade para conseguir lidar com as adversidades no dia a dia escolar. Assim sendo, a mudança na estrutura das disciplinas do novo currículo tem um impacto importante no curso. Isso acontece porque é necessário a renovação do curso, depois de anos, e com isso, os professores possibilitaram pequenos ajustes que podem resultar em mais mudanças no futuro. A reformulação da grade curricular traz mudanças nas disciplinas com o objetivo de preparar professores analíticos e facilitar a prática pedagógica no curso de Licenciatura em Letras. Logo, visa proporcionar uma formação mais abrangente, buscando atingir a excelência máxima ao compreender todas as diferentes situações que surgem durante o processo de ensino e aprendizagem.