Práticas para o Ensino Fundamental I
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Navegando Práticas para o Ensino Fundamental I por Autor "Mazote, Maria Célia"
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- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino fundamental I: uma revisão de literatura(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-09) Sizinando, Mirla; Pereira, Vagner; Mazote, Maria Célia; Basconi, TatianeAs Tecnologias da Informação e Comunicação permeiam todos os espaços sociais e fazem parte da vida dos estudantes estando diretamente presente no ambiente escolar. O professor passa a ser atuante direto de transformação, o estudo e a pesquisa o auxiliará no processo de formação permanente que lhe servirá de base para a utilização das mídias em suas aulas visando à aprendizagem de seus alunos. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão dos aspectos positivos e negativos do uso das mídias em sala de aula a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. O principal objetivo deste estudo é pesquisar e analisar a presença e aplicação das TICs na área educacional apontando os pontos positivos e negativos de seu uso no ensino fundamental I. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu no ano de 2018 sendo realizada por meio de busca no Portal de Periódicos da CAPES cruzando-se os termos “Tecnologias da Informação e Comunicação” AND “Ensino fundamental” e “TICs” AND “Ensino fundamental”. Para análise foram selecionados 9 artigos e 1 capítulo de livro referente aos últimos 10 anos que relacionava o uso das TICs no Ensino Fundamental I, assim como documentos que regem e norteiam o Ensino Fundamental I como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1997) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica (DCNs) (BRASIL, 2013) e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, N/D). O trabalho apresenta como resultado a importância das TICs no campo educacional e suas contribuições para a melhoria da qualidade do ensino desde que alguns desafios sejam superados, tais como a necessidade de investimentos do governo e adequada formação acadêmica dos professores, assim como a implantação nos currículos escolares da utilização das TICs como conteúdos, infraestrutura e suporte teórico, técnico e prático, capacitação continuada do corpo docente e planejamento das aulas. Uma vez superados esses desafios, acredita-se que o uso das TICs na educação deva gerar muito mais aspectos positivos do que negativos. O estudo também mostrou a necessidade de mais estudos experimentais com o uso das TICs no Ensino Fundamental I para que se sustentem a hipótese de haver melhorias na aprendizagem e desempenho dos alunos pelo uso dos recursos tecnológicos.