Práticas para o Ensino Fundamental I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Práticas para o Ensino Fundamental I por Autor "Heeren, Marcelo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA intervenção psicomotora como benefício para alunos no Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-08) Silva, Catiane; Silva, Diego; Heeren, Marcelo; Tiggemann, Iara; Lopes Júnior, CarlosA psicomotricidade é uma ciência que vem sendo aprimorada nas últimas décadas. Surgiu na área neurológica com fins medicinais, pois justificava fenômenos clínicos e teve grande êxito ao ser introduzida na educação como apoio para desenvolvimento motor e de caráter. Na atualidade, essa ciência tem sua prática na educação infantil (de zero a cinco anos de idade) dando base ao conteúdo total de sala de aula, sendo o principal pilar da aprendizagem. Entretanto, ao chegar no ensino fundamental I (de seis a dez anos) a abordagem psicomotora é diminuída na rotina do aluno, sobressaindo-se as atividades no papel, com poucas ações interativas e apenas duas horas semanais de educação física. Esta mudança abrupta pode gerar trauma, desinteresse e perda de significado do processo educativo para muitas crianças, o que culmina em dificuldades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a psicomotricidade como intervenção benéfica para alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo teórico queteve sua coleta de dados e pesquisa realizados no prazo de um ano. A sequência de fatos descritos e suas justificativas foram embasados em autores referenciados. Com este trabalho, pretende-se apresentar ao pedagogo a importância acadêmica das atividades e treinos motores, frisar seu apoio no desenvolvimento humano nessa faixa etária, e trazer sugestões de atividades funcionais junto com a teoria na busca de expandir o entendimento sobre o assunto.