Práticas para o Ensino Fundamental I
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Navegando Práticas para o Ensino Fundamental I por Autor "Fróes, Marilda"
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- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemLivros didáticos de ciências do ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-10) Ramos, Nayara; Pereira, Vagner; Prata, Guilherme; Fróes, MarildaEste trabalho apresenta uma análise dos conteúdos de Física nos livros didáticos de Ciências do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental I adotados pela Secretaria Municipal de Educação de Catanduva/SP. Além da classificação dos conteúdos nas diferentes subáreas da Física, as propostas foram classificadas em: conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e evidenciaram a presença significativa da Física de forma interdisciplinar com as demais áreas que compõem as Ciências da Natureza, como a Biologia e a Química. Além disso, a análise constatou a presença de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que são essenciais para a formação cidadã dos alunos. Levando em consideração que o livro didático é, muitas vezes, o principal recurso utilizado pelo professor, as obras analisadas contemplam os conteúdos de Física de forma significativa e satisfatória, tornando assim um recurso útil para a aprendizagem de Ciências. Os conteúdos contidos nas obras analisadas correspondem aos presentes na Base Nacional Comum Curricular, reforçando a sua importância para o Ensino de Ciências e, particularmente, o de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemPrincesas negras de Kiusam de Oliveira: um mergulho no livro Omo Obá(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-30) Oliveira, Jocelma; Fróes, Marilda; Benedini, Larissa; Molinari, Francine“Era uma vez”, assim se iniciam as histórias de princesas que comumentetemosacesso, geralmente a linda moça é apresentada como pura, inocente, claracomooneve, muito bondosa e meiga que sofre inúmeros desafios, mas estásempreàespera pois um lindo príncipe vai encontra-la e salvá-la. A literaturainfantil estárepleta de histórias que povoam o imaginário das crianças desde cedo, noentanto,elas não refletem as características da maior parte do povo brasileiro, ouseja,apresentam uma total ausência de representatividade do negro. Aoestudararepresentação do negro na literatura nos damos conta de como estasedeudeforma estereotipada. A promulgação da Lei Federal 10.639/03 favoreceuapublicação de obras de autores negros que mudaram umpouco estecenário,fortalecendo desta forma a Literatura Negro-brasileira (Cuti, 2010). Opresentetrabalho objetiva analisar a representação de princesas negras no livroOmoObá–Histórias de na obra de Kiusam de Oliveira buscando compreender oqueéaLiteratura Negro-Brasileira e em que ela se diferencia da literatura afro-brasileira,assim como investigar a contribuição das princesas negras na obra deKiusamdeOliveira para a construção de uma auto imagem positiva e combateaoracismodesde a infância. Por acreditar no poder da literatura no desenvolvimentodacriançaé que afirmamos a importância de enegrecer nossas histórias, dando vozatodaapluralidade da infância no Brasil.