Práticas para o Ensino Fundamental I
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Navegando Práticas para o Ensino Fundamental I por Autor "Batista, Ana Carla"
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- ItemPedagogia hospitalar: as estratégias que norteiam a prática pedagógica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-07) Pimentel, Patrícia; Silva, Diego; Piovezan, Patrícia; Batista, Ana Carla; Parro, Maria CláudiaEste trabalho teve como objetivo traçar um panorama a respeito da pedagogia hospitalar no Brasil e as estratégias adotadas no país para atuação com alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I (anos iniciais) em classe hospitalar. Para tanto, foi utilizada abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a revisão bibliográfica de diversos autores sobre o tema Pedagogia Hospitalar, estudo da Base Nacional Comum Currícular, desde o ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I, bem como estudo de documentos. A educação está presente em nossas vidas desde infância e acompanha-nos em diversas situações de nossa vida, mesmo que este momento seja a hospitalização. A Pedagogia Hospitalar surgiu da necessidade histórica de adaptar crianças hospitalizadas a uma nova forma de educação para que, quando internadas, não sofressem com a hostilidade do ambiente hospitalar, mas que fossem vistas como ser em constante desenvolvimento que necessita de acompanhamento físico, social, psicológico e cognitivo. Ensinar no ambiente hospitalar não diz respeito apenas a trabalhar conteúdos formais do currículo escolar. Dessa forma, a educação hospitalar é caracterizada como uma proposta inclusiva que insere o hospitalizado no sentido de educar para o mundo, para a vida, para as dificuldades e para a mudança. A classe hospitalar é o espaço educativo que ultrapassa a sala de aula e que tem características próprias de ensino, o que necessita de estratégias específicas na formação do pedagogo. A equipe pedagógica que atua em ambiente hospitalar, deve garantir ao aluno hospitalizado o acesso ao saber, porém o papel da educação no hospital vai além de diretrizes curriculares comuns ao ensino regular, o pedagogo deve propiciar à criança a compreensão do espaço hospitalar, de sua doença e suas vivências nessa nova fase, utilizando-se da sensibilidade, do lúdico, do saber social.