Ciência da Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciência da Computação por Título
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAplicação das bibliotecas Python em dados da COVID-19 no Estado de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-12) Diniz, Gustavo Pereira; Buzatto, David; Romano, Breno Lisi; Silva, Everton Rafael daEste trabalho tem como propósito empregar a linguagem de programação Python, juntamente com suas bibliotecas, para realizar a coleta, limpeza e apresentação de dados relacionados à infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Os dados a serem analisados incluem números de casos confirmados, recuperados e óbitos, durante o período pandêmico da Covid-19. No contexto brasileiro, tais informações são disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, visando a informação e transparência para a população. A apresentação destes dados em uma tabela online objetiva proporcionar uma visualização mais clara e acessível dessas informações cruciais.
- ItemProjeto de jogo educativo para auxiliar no aprendizado de crianças do ensino infantil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-15) Colósimo, Luís Felipe; Francisco, Luiz Angelo Valota; Prieto, Gustavo Aurélio; Silva, Roan Simões daNeste trabalho foi apresentado o desenvolvimento e as etapas para a construção de um jogo educativo, utilizando a ferramenta Godot. “Rodolfo o inteligente: em busca da formatura” trata-se de um jogo para jovens do Ensino Infantil entre 5 e 7 anos. Esse projeto foi criado para ser um jogo que possa ser utilizado como ferramenta pedagógica auxiliando nos estudos infantis, visando estimular o jogador a resolver problemas matemáticos e lógicos de maneira lúdica e divertida. Foi apresentado a metodologia utilizada e o passo a passo para o resultado final, isso em forma de etapas de desenvolvimento. Como resultados deste projeto, foi mostrado um protótipo de jogo infantil com quatro desafios, os quais podem ser jogados novamente com questões diferentes. Visou-se estimular o jogador a completar e até refazer alguns desafios para assim melhorar seu raciocínio lógico e matemático.
- ItemProjeto de um protótipo de teclado musical acessível utilizando sistemas embarcados(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Barbosa Júnior, Roberto Venancio; Romano, Breno Lisi; Silva, Everton Rafael da; Scarcelli, Ricardo de Oliveira CamargoEm um mundo onde a música permeia diversos âmbitos da vida cotidiana, novos interesses por aprender um instrumento são constantes. Porém, um dos empecilhos que podem vir a surgir é o preço do instrumento. Com isto em mente, este trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo expansível de teclado musical, utilizando sistemas embarcados com base em Arduino, que seja de baixo custo. Foi desenvolvido uma estação base, nomeado projeto físico, que é composto pelas teclas e a estrutura que guarda o Arduino, e também o circuito que fora criado para este. Com este trabalho foi possível concluir este protótipo de 12 teclas, demonstrado através de quatro experimentos para apresentar seu comportamento em diferentes situações de complexidade.