Produção Acadêmica e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Acadêmica e Científica por Assunto "Aço - tratamento térmico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da influência da temperatura de revenimento no aço SAE5160 para cutelaria(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-02) Rodrigues, Gabriel Nogueira; Cruz Junior, Eli Jorge da; Silva, Mário Luiz Nunes da; Gianelli, Bruno FernandoO tratamento térmico tem por finalidade a modificação das propriedades mecânicas dos aços por meio do aquecimento e resfriamento controlados, tendo como parâmetros o tempo e temperatura do processo, de modo a promover modificações microestruturais que promovam ao material as propriedades desejadas. Durante o processo de fabricação de lâminas, a etapa de tratamento térmico confere a qualidade e resistência das peças produzidas, tornando imprescindível a cautela na escolha do processo a ser aplicado. O presente estudo teve por finalidade observar as alterações microestruturais ocorridas no aço SAE 5160,quando submetido a diferentes temperaturas de revenimento, bem como a avaliação de sua dureza. Foram empregadas técnicas de microscopia ótica a fim de identificar os microconstituintes formados no processo, os quais mostraram-se como variações morfológicas da martensita ao longo do espaço amostral. Os valores de dureza apresentaram redução conforme o aumento da temperatura de revenimento, cujo fato mostrou-se condizente com as análises metalográficas e comparação com bibliografia.
- ItemEfeito do tratamento térmico pré-soldagem no balanço de fases dos aços inoxidáveis superduplex soldados pelo processo GTAW(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Chiaroti, Victor Hugo Carmanhan; Cruz Junior, Eli Jorge da; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Lemos, Gabriela PereiraNo cenário industrial, tem se mostrado um enorme aumento de estudos ligados a maiores eficiências de processos, ligado a isto, o presente trabalho objetivou a estudar parâmetros de tratamentos térmicos em aços inoxidáveis super duplex, muito utilizado em tubulações de diversas industrias, sejam elas, da área de papel e celulose, petrolífera, indústrias químicas e etc, por ser extremamente resistente a corrosão, principalmente por possuir como característica de composição, em média, 50% de austenita e 50% ferrita. Para o trabalho, foi feito a comparação de diferentes amostras, com tratamento térmico e sem tratamento térmico. Foi utilizado uma tensão de soldagem de 20V, uma corrente de 45A, uma velocidade de 500 mm/min e 15 l/min de gás de Argônio como parâmetro de soldagem em uma solda GTAW. Obteve-se o acréscimo de 10% de austenita para a solda que utilizou tratamento térmico, enquadrando na porcentagem mínima exigida nas literaturas.
- ItemEstudo do efeito do tratamento térmico namicroestrutura e resistência à corrosão do aço inoxidável duplex UNS S31803/32205(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-01) Santos, Beatriz Cassandre dos; Nossa, Tamires de Souza; Cruz Junior, Eli Jorge da; Goulart, Pedro RobertoO Aço inoxidável Duplex é empregado em diversos setores como o de óleo e gás e o petroquímico, pois apresenta características desejáveis como alta resistência à corrosão, boa resistência mecânica e boa soldabilidade. Os metais estão vulneráveis a problemas referentes a corrosão, pois a corrosão interfere em vários fatores, na confiabilidade do metal, suas propriedades mecânicas, físicas e sua aparência. Portanto, a prevenção contra a corrosão é de extrema importância, principalmente em aços utilizados em ambientes salinos, como o aço analisado neste estudo. Os tratamentos térmicos podem ser utilizados como uma estratégia simples e de baixo custo para melhorar a resistência à corrosão dos aços. As propriedades dos aços inoxidáveis duplex estão ligadas, à sua estrutura bifásica formada basicamente por ferrita e austenita. Com o objetivo de melhorar a resistência à corrosão do aço em questão, foi aplicado um tratamento térmico em diferentes temperaturas nas amostras, os efeitos de temperatura e tempo de exposição foram relacionados com as mudanças microestruturais do aço, sua dureza e o potencial e corrente de corrosão foi reportado para cada condição. A superfície das amostras tratadas foi analisada por microscopia óptica, e foram geradas curvas de polarização potenciodinâmicas, podendo-se observar diferenças nos resultados dependendo da temperatura e tempo de exposição.