Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
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Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Assunto "Convergência"
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- ItemSéries geométricas: a quadratura da parábola de Arquimedes e os livros didáticos do ensino básico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-09-21) Montanha, Marcos Alexandre dos Santos; Luchetta, Valéria Ostete JannisNeste trabalho apresentamos uma possível abordagem para o ensino da convergência das séries geométricas infinitas por meio do texto da Quadratura da Parábola de Arquimedes. Nosso objetivo foi procurar no texto de Arquimedes argumentos que pudessem ser utilizados para a compreensão do conceito de convergência das séries geométricas em substituição ao uso do conceito de limite, normalmente apresentado de forma superficial nos textos dos livros didáticos dedicados ao ensino básico. Para compor nossas análises, realizamos uma pesquisa histórica, do ponto de vista epistemológico, em busca da compreensão do desenvolvimento dos conceitos que envolvem as séries geométricas. Apresentamos também uma descrição da forma como esses conceitos são abordados nos livros didáticos atuais. Além disso, realizamos uma análise das demonstrações dadas por Arquimedes no seu texto sobre a Quadratura da Parábola nas quais se fez uso das séries geométricas. Concluímos, apresentando uma possível abordagem baseada nos argumentos de Arquimedes para a compreensão da convergência da série geométrica infinita presente em um dos exemplos dos livros didáticos analisados.