Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica - PROFEPT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica - PROFEPT por Assunto "Educação de jovens e adultos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCinedebate no PROEJA(2020) Santos, Josiane Ferreira dosA obra cinematográfica é um instrumento pedagógico que pode contribuir com o processo de formação crítica dos estudantes. O Proeja tem em seu Documento Base (2007) um compromisso assumido com a formação politécnica, em que a arte deve ser contemplada no currículo no sentido de fomentar a compreensão e análise crítica da realidade na qual o estudante trabalhador está inserido. Iniciativas como a Lei 13006/14 reforçam tal importância ao instituir a obrigatoriedade da exibição do cinema nacional nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições, possibilidades e limites do uso do filme em sala de aula, buscando evidenciar em que sentido a arte cinematográfica na educação profissional contribui para a formação de estudantes trabalhadores. Para tanto, a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender como tem ocorrido o acesso de um grupo de estudantes do Proeja do IFSP Campus Sertãozinho ao cinema dentro e fora da escola. A partir da exibição do longa-metragem nacional ?Que horas ela volta?? foi realizado um cinedebate, onde os alunos expressaram suas compreensões da experiência. Este cinedebate, enquanto instrumento pedagógico, constitui o produto desenvolvido e analisado por este estudo. Tendo como aporte teórico central autores da escola de Frankfurt e a literatura nacional e específica sobre cinema na escola, conclui-se que o cinema nacional com temática social crítica proporcionou momentos de reflexão e contribuiu para a ampliação do repertório artístico e cultural dos estudantes. Indica-se, portanto, ações que ultrapassem os esforços individuais e ofereçam substantivo acesso à arte na educação profissional de jovens e adultos como proposta de política pública permanente na garantia da educação básica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.
- ItemEnsino médio integrado: uma proposta para agregar o ensino do gênero memórias literárias a uma reflexão sobre o trabalho na modalidade PROEJA(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-11-30) Figueiredo, Ana Carolina Steffen; Reis, Márcio José dosA dissertação foi escrita a partir de uma pesquisa em ensino na área de educação profissional e tecnológica. O objetivo central da pesquisa foi a criação e aplicação de um produto educacional (PE) para contribuir com o ensino na área de educação profissional, realizada em um curso de ensino médio integrado (EMI), na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA). Outros objetivos foram: pesquisar como o mundo do trabalho é abordado nas diferentes disciplinas pelos professores e fornecer elementos que favoreçam agregar a história de vida dos sujeitos ao ensino na modalidade de educação de jovens e adultos. O PE criado foi intitulado Educação para o trabalho e memórias literárias: uma sequência didática para alunos do PROEJA e consiste em um material educativo que apresenta uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero textual memórias literárias amalgamadas ao desenvolvimento de reflexões sobre o trabalho, destinado aos professores de Língua Portuguesa dos cursos de EMI na modalidade PROEJA. Os objetivos do PE podem ser apontados de acordo com as duas partes que compõem o material. Os objetivos da primeira parte são: ofertar uma proposta de SD aos professores que tem como objetivo ensinar aos estudantes de EMI na modalidade PROEJA o conceito do gênero memórias literárias ao mesmo tempo em que introduz a compreensão do trabalho de acordo com os pressupostos teóricos da EPT. O objetivo da segunda parte é apresentar aos professores um texto sintético com teorias que explicam o conceito de trabalho em EPT que a SD pretende iniciar nos estudantes. Para alcançar os objetivos pretendidos pela pesquisa, o procedimento utilizado para o desenvolvimento foi pesquisa-ação. A abordagem do problema de pesquisa foi qualitativa e o tipo de pesquisa desenvolvido foi descritivo. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de hermenêutica dialética, de Minayo. Como resultado conclui-se que a pesquisa atingiu os objetivos esperados, pois a partir do que foi observado nas rodas de conversas e nas manifestações, o gênero textual memórias literárias tornou-se conhecido dos estudantes, os estudantes refletiram sobre o trabalho e trouxeram para sala de aula suas vivências.
- ItemAs necessidades informacionais dos alunos do PROEJA(2019) Silva, Gisele Machado daEsta dissertação apresenta o processo de elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional intitulado ?Revista PROEJA: um guia para não se perder na escola?. O objetivo principal da pesquisa foi favorecer o atendimento das necessidades informacionais de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no espaço escolar referente ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus de Sertãozinho. Os resultados sugerem que, embora o produto tenha sido avaliado de maneira satisfatória, é recomendável que seu uso seja combinado com ações de acolhimento e que sua leitura seja acompanhada pelos docentes para aprendizagens mais efetivas. Confirma-se também a importância da valorização do atributo humano e do diálogo nos processos de comunicação da escola, principalmente em se tratando de alunos do PROEJA, nos quais ainda pesam preconceitos sociais nos contextos escolares. A avaliação participativa desse material educativo assinala sua aprovação, pois, de modo geral, os docentes, técnicos administrativos e alunos usuários, participantes da pesquisa, manifestaram pareceres positivos em relação a sua qualidade, adequação e funcionalidade.
- ItemPermanência e êxito dos egressos do PROEJA no Câmpus Sertãozinho do IFSP(2020) Leite, Karina Priscila Aparecida PintoBuscou-se, com este estudo, a compreensão dos fatores que contribuíram para a implantação do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Câmpus Sertãozinho e para a permanência e êxito dos estudantes deste curso. A investigação iniciou-se por meio de pesquisa documental, que identificou uma relação da implantação do PROEJA com a implantação do próprio Câmpus Sertãozinho, visto que, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio foi, também, o primeiro curso ofertado pelo Câmpus, em 1996. Por essa razão, foram selecionados e entrevistados, servidores e membros da comunidade, que além de terem participado da implantação do PROEJA, também tiveram participação na implantação do próprio câmpus, objetivando, além da investigação sobre os fatores para permanência e êxito, o resgate histórico deste processo. O produto educacional desenvolvido a partir da investigação documental e das entrevistas, que foram gravadas, foi um documentário pautado no contexto histórico em que se deu a criação do Curso Técnico em Mecânica Integrado a Ensino Médio no Câmpus Sertãozinho, tendo como procedimento metodológico a História Oral. As memórias e relatos das entrevistas, foram contextualizadas por uma abordagem histórica realizada por estudiosos da área social que, também, atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como resultado da pesquisa, há o apontamento para a existência de múltiplos fatores que influenciam para o êxito ou para o fracasso do aluno. Compreender os fatores de permanência e êxito por meio dos egressos, possibilitou desvencilhar desses alunos o estigma do fracasso escolar a eles incessantemente relacionado. Os relatos dos egressos investigados demonstram que suas desistências ao longo da vida escolar, em verdade, representam meras vírgulas, sempre seguidas de novas batalhas e difíceis conquistas.
- ItemAs tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos(2019) Fernandes, Andreza de SouzaO objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente na modalidade Jovens e Adultos ? PROEJA, tornarem-se usuários autônomos e conscientes das tecnologias digitais ao interagirem com a internet ? as tecnologias da comunicação e informação - de forma arguta. Buscamos apresentar ferramentas para que o aluno pudessem desenvolver maior autonomia, emancipação e cidadania em sua trajetória acadêmica e social e operassem com a tecnologia de forma crítica e consciente, facultando o acesso ao conhecimento, à cultura e às demandas necessárias para trabalhar e produzir sua existência social, tornando-o sujeito de sua história. Os resultados obtidos com a aplicação do produto educacional demonstraram que os estudantes, ainda que de forma incipiente, despertaram para a necessidade de se tornarem usuários conscientes ao interagirem com as tecnologias digitais para que possam constituir-se cidadãos críticos e participantes do seu tempo.