Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutomação residencial baseado na tecnologia de prototipagem Arduino(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-01) Souza, Luan Patrick de; Prando, Eduardo de Pieri; Prando, Eduardo de PieriEste trabalho tem como propósito utilizar um dispositivo móvel com acesso a internet, para automatizar objetos nas residências, tendo como base o Arduino, que no caso fará a comunicação entre o dispositivo móvel, e os ambientes que serão automatizados, tudo isso basta o dispositivo estar conectado à mesma rede WIFI. Com a constante evolução tecnológica, muitas pessoas buscam diversas formas de melhorar a qualidade de vida. A automação residencial vem se popularizando em meio a sociedade, a busca pelo conforto e pela praticidade em atividades rotineiras se tornou o ponto mais importante para tal aplicabilidade. Um fator crucial para o progresso da humanidade é o avanço da tecnologia. A acessibilidade que é proporcionada por ela pode mudar a vida de muitas pessoas. A automação tem a necessidade de propiciar a essas pessoas uma maior autonomia em suas atividades cotidianas e tem auxiliado o crescimento do mercado de sistemas para a automação residencial. A domótica é uma área do conhecimento, voltada para o desenvolvimento de soluções de automação residencial, para disponibilizar aos usuários, maior conforto e segurança, além disto a domótica tem uma outra aplicação que no caso é prover acessibilidades aos portadores de necessidades especiais.
- ItemBragAccess: locais acessiveis para pessoas com deficiência em Bragança Paulista(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-06-27) Fonseca, Kaique Oliveira Tsimitakis; Ghislandi, Karen Stephanie de Oliveira; Oliveira Junior, Osvaldo Gonçalves de; Giancolli, Ana Paula MüllerApós as duas grandes guerras mundiais as pessoas com deficiência começaram a seraceitas como cidadãos da sociedade. Isto demonstrou que houve uma grande evolução.Em seguida, começaram as lutas que vão desde a forma de se pronunciarem até aosdireitos de acessibilidade e muitos outros, que atualmente é comum para as pessoascom deficiência, pois em 2015 foi instituída a constituição da pessoa com deficiênciaonde é possível encontrar inúmeras leis que os asseguram. Porém, mesmo existindoessas leis ainda encontram muitas dificuldades principalmente em acessibilidade. Deuns anos para cá o uso da tecnologia está cada vez mais presente na sociedade e temajudado em muitas tarefas, na saúde e até mesmo em um melhor convívio entre aspessoas. A aplicação proposta irá apresentar locais e suas possíveis acessibilidades,separadas entre atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica eprogramática na cidade de Bragança Paulista e os dados serão armazenados em umbanco de dados.Palavras-chave: acessibilidade; cidadão; constituição; deficiência; legislação; socie-dade.
- ItemDesenvolvimento de assistente virtual como recurso de acessibilidade ao computador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Araújo, Heitor Gonçalves Mateus; Rodrigues, Luciene Cavalcanti; Rodrigues, Luciene CavalcantiA tecnologia vem causando um grande impacto na inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais na sociedade, auxiliando-os em diversas situações. Atualmente já existem ferramentas que utilizam tecnologias de reconhecimento e síntese de voz e conseguem contornar obstáculos impostos por deficiências ou limitações visuais substituindo a forma de interação convencional entre usuário e máquina. Assistentes Virtuais (AV) são Interfaces de Usuário de Voz (IUV) que interagem com seus usuários através da fala. Esse tipo de tecnologia pode se tornar um excelente recurso de acessibilidade ao computador por utilizar uma forma de interação que não necessita de sentido visual ou tátil. Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um AV que atue como recurso de acessibilidade ao computador, mesmo que seja disponibilizando recursos simples. Ao decorrer do trabalho, tais objetivos iniciais foram concluídos através de APIs de reconhecimento de texto, síntese de voz e aprendizado de máquina.
- ItemPlataforma de Aplicação e Gerenciamento de Avaliações para Inclusão de Deficientes Auditivos no Ambiente Escolar(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-16) Lino, Luís Guilherme Marques; Faleiro Filho, Luiz Carlos Burgos; Santiago, Paulo Passos; Lubatchewsky, Stephanie Benites; Coletto, Carlos JairO Include é uma aplicação web que auxilia na confecção e aplicação de avaliações para alunos deficientes auditivos. Sua principal função é de proporcionar uma plataforma onde um docente possa montar provas que sejam aplicadas de maneira inclusiva com a tradução para Libras. Estas provas podem ter questões elaboradas do zero ou podem ser montadas com questões outrora elaboradas dentro da própria plataforma. Depois do aluno ter submetido sua prova, o docente poderá consultar o desempenho deste aluno de maneira automática dentro da aplicação. A tradução das questões para Libras será feita por um intérprete fluente no idioma que submeterá vídeos dos enunciados e alternativas de cada questão de forma que o aluno que estiver sendo avaliado poderá consultar esta tradução quando achar necessário. Desta forma, os alunos com deficiência auditiva poderão responder às avaliações ao mesmo tempo que um aluno ouvinte, através de uma interface amigável e simples de usar. O público-alvo da aplicação são docentes e discentes de instituições públicas e privadas brasileiras, podendo ser utilizado por alunos portadores de deficiência auditiva ou não. Por ser um trabalho acadêmico, o custo de desenvolvimento do Include é nulo. Com este projeto pretende-se otimizar o processo avaliativo dos alunos com deficiência auditiva hoje utilizado em Instituições de Ensino, propiciando ao aluno um estímulo à sua capacidade de interpretação da prova e criando um ambiente inclusivo.
- ItemProjeto de um protótipo de teclado musical acessível utilizando sistemas embarcados(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Barbosa Júnior, Roberto Venancio; Romano, Breno Lisi; Silva, Everton Rafael da; Scarcelli, Ricardo de Oliveira CamargoEm um mundo onde a música permeia diversos âmbitos da vida cotidiana, novos interesses por aprender um instrumento são constantes. Porém, um dos empecilhos que podem vir a surgir é o preço do instrumento. Com isto em mente, este trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo expansível de teclado musical, utilizando sistemas embarcados com base em Arduino, que seja de baixo custo. Foi desenvolvido uma estação base, nomeado projeto físico, que é composto pelas teclas e a estrutura que guarda o Arduino, e também o circuito que fora criado para este. Com este trabalho foi possível concluir este protótipo de 12 teclas, demonstrado através de quatro experimentos para apresentar seu comportamento em diferentes situações de complexidade.