Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Assunto "Agregado reciclado"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterização física e mecânica de uma mistura de resíduo de construção civil para aplicação em pavimento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Pavani, Isabela Boldorini; Ramos, Angélica PaivaNo cenário econômico atual de constante desenvolvimento, a geração de resíduo é um problema que cresce com a mesma rapidez. Dentre esses resíduos, há o resíduo da construção civil, o qual compõe uma parcela significativa do montante total. Devido ao grande volume de resíduo produzido, e aos impactos que seu descarte inadequado causa ao meio ambiente, busca-se cada vez mais alternativas para reaproveitá-lo, a fim de diminuir seus efeitos negativos causados na natureza. Portanto, esse trabalho consiste em estudar o agregado reciclado produzido a partir do RCC processado pela empresa Mejan, de modo a definir sua viabilidade em camadas da pavimentação. Para isso foi proposto uma mistura com diferentes porcentagens de RCC, com a qual realizou-se ensaios em laboratório para caracterização física e mecânica. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios para que a mistura possa ser empregada na camada de sub-base de pavimentos flexíveis e contribuíram de forma significativa para pesquisas futuras relacionadas ao tema.
- ItemConcreto permeável com agregado reciclado: caracterização para uso em pavimento permeável(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-12-02) Simões, Mariana Nuccitelli; Trigo, Ana Paula MorenoAtualmente, com a expansão urbana há duas grandes questões preocupantes: a impermeabilização do solo e a geração de resíduos de construção civil (RCC). A compactação do solo e o asfaltamento dificultam a infiltração da água, que podem gerar alagamentos nas áreas mais baixas. Os resíduos gerados, quando dispostos irregularmente, causam obstrução de vias, proliferação de vetores, assoreamento de córregos e rios, etc. O uso de pavimentos de concreto permeável elaborados com agregados de RCC é uma solução inovadora e sustentável para essa problemática. Este trabalho incorpora agregados reciclados na produção de concretos permeáveis para aplicação em pavimentos. Foram realizados ensaios de caracterização de traços de concreto permeável estudados por Furini (2021). A pesquisa tem apoio da empresa Mejan Ambiental, com fornecimento do agregado reciclado. Este trabalho, obteve uma forma sustentável de produção do concreto permeável, além de uma melhor destinação para o resíduo oriundo da construção civil.
- ItemProdução de concretos permeáveis utilizando agregado reciclado de construção civil: caracterização do agregado reciclado e definição do traço de concreto permeável(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-01-04) Furini, Rafaella Cordaro Bucker; Trigo, Ana Paula MorenoAtualmente, com a expansão urbana, há duas grandes questões preocupantes: a impermeabilização do solo e a geração de resíduos de construção civil (RCC). A compactação do solo e o asfaltamento dificultam a infiltração da água, que pode gerar alagamentos nas áreas mais baixas. Os resíduos gerados, quando dispostos irregularmente, causam obstrução de vias, proliferação de vetores, assoreamento de córregos e rios etc. O uso de pavimentos de concreto permeável elaborado com agregados de RCC é uma solução inovadora e sustentável para essa problemática. Sendo assim, este projeto propõe incorporar agregados reciclados na produção de concretos, para posterior aplicação em pavimentos drenantes. Para isso, foi realizada a caracterização dos agregados natural e de RCC, mediante ensaios de granulometria, massas específica e unitária, teor de finos e absorção de água, e estudados e definidos os traços de concreto permeáveis, variando-se a proporção de substituição do pedrisco natural pelo de RCC. Os resultados de análise tátil-visual permitiram definir as porcentagens de substituição, sendo de 50% para o traço rico 1:3,5 e 75% para o médio 1:5,0. As relações água/cimento ótimas foram de 0,55 para o traço 1:3,5 e de 0,65 para o traço 1:5,0, resultando em misturas coesas e drenantes. A pesquisa teve apoio da empresa Mejan Ambiental e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.