Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
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Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Publicador "IFSP"
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- ItemInclusão de surdos na educação profissional e tecnológica por meio de vídeo instrucional(IFSP, 2021-01-05) Souza, Keller Batista de; Gouveia, Riama CoelhoA comunidade surda nos últimos anos tem travado uma luta pelo direito à oferta de uma educação que contemple suas necessidades linguísticas e culturais. Apesar das leis que garantem a inclusão linguística do aluno surdo em escolas inclusivas, na prática o aluno surdo sofre com a falta de recursos pedagógicos e preparação por parte das escolas em suas necessidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, teve como objetivo geral contribuir para a efetiva inclusão do aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica - EPT por meio de um vídeo instrucional. Para atingir o objetivo geral, o presente estudo teve como objetivo específico desenvolver um estudo de caso sobre os benefícios da produção de um vídeo de introdução à HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto") elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, e avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. No processo de pesquisa foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados a docentes da EPT e entrevista com alunos surdos; os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram a falta de adequação das instituições de ensino envolvidas na pesquisa para a recepção dos estudantes surdos, especialmente no que trata dos recursos didáticos destinados a esse público e, por outro lado, demonstraram que as técnicas visuoespaciais empregadas no vídeo favoreceram a inclusão do estudante surdo na educação profissional e tecnológica, contribuindo tanto para a aprendizagem dos conteúdos específicos quanto para o desenvolvimento de sua autonomia.
- ItemA integração das TDIC á educação matemática um estudo sobre o uso de ferramentas digitais e metodologias ativas no ensino e aprendizagem de matemática(IFSP, 27/07/2018) Schmitt, Cristina; Magrini, Luciano AparecidoEm uma sociedade largamente impactada por influências tecnológicas capazes de promover melhorias de processos em diversas áreas, espera-se que a educação seja também beneficiada. Em um contexto em que o desempenho do Brasil em Matemática na última edição do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) em 2015 se mostrou insuficiente, este trabalho propõe uma análise investigativa das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), bem como de metodologias ativas híbridas de ensino, e seu potencial pedagógico de alterar essa realidade. Através do relato da implementação das mesmas em uma escola da rede particular de São Paulo, pretende-se analisar dificuldades e benefícios encontrados no processo, para que se possa então versar sobre a possibilidade de escalar o projeto para a rede pública, pensando-se no contexto municipal e estadual de São Paulo, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Dentre algumas ferramentas educacionais que serão abordadas, todas gratuitas, a Google for Education e a Khan Academy terão destaque especial e o enfoque pedagógico envolverá metodologias ativas pautadas no ensino híbrido. Para embasar a discussão de escalabilidade do projeto, será feita uma análise documental de questionários submetidos às Secretarias de Educação municipal e estadual de São Paulo, a fim de caracterizar a atual situação da rede pública, com relação ao uso pedagógico das TDIC. O referencial teórico adotado fundamenta-se no TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), que perpassa pelo entendimento das complexas relações entre conteúdo, práticas pedagógicas e tecnologias em sala de aula. As conclusões desta pesquisa apontam para possibilidades de se explorar o uso de tecnologias de maneira escalar na rede pública, desde que tomadas algumas providências de ordem infraestrutural, operacional e formativa
- ItemO ensino das relações trigonométricas e as fórmulas dos arcos duplo e triplo com enfoque geométrico desenvolvida por François Viète(IFSP, 2023) Petrucio dos Santos, Rosemir; Ostete Jannis Luchetta, Valéria; Marins de Carvalho, Henrique; Vieira de Almeida, MárcioO objetivo desse trabalho é propor uma sequência de atividades destinadas aos professores de matemática, que poderão reproduzir e aplicar em sala de aula, no ensino das relações trigonométricas e no desenvolvimento das fórmulas dos arcos duplo e triplo com enfoque na geometria, para estudantes do 2◦ ano do ensino médio, porém algumas atividades podem ser propostas para estudantes do 9◦ ano do ensino fundamental. Para isso apresentamos e discutimos a história da matemática como recurso didático, passamos pelos fatos históricos que motivaram o surgimento das primeiras tabelas que indicavam relações entre medidas angulares e medidas lineares, como os ângulos centrais e as medidas das cordas, bem como, chegou-se à definição de seno com Johann Müller ou Regiomontanus (1436 – 1476). Além disso, com François Viète (1540 – 1603), temos um enfoque geométrico, que permite construir triângulos retângulos com ângulos duplos, triplos, etc. e assim determinar relações trigonométricas para arcos duplos, triplos, etc., seguido de uma conexão entre a trigonometria e a resolução de equações algébricas.
- ItemO trabalho em grupo como metodologia possível para desenvolver competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(IFSP, 2022-09-10) Cardoso, Beatriz Rossignol Vieira; Silva, Lucas CasanovaNum mundo de mudanças constantes, os professores têm precisado avaliar continuamente suas metodologias de ensino e sua adequação às necessidades e realidades da sua sala de aula, descartando as que não atingem seu público, adequando aquelas que atingem parcialmente e implementando metodologias que alcancem mais alunos. O trabalho em grupo e outras metodologias de ensino colaborativo fazem parte dos diferentes tipos de metodologias que muitos professores utilizam. No entanto, nem sempre o trabalho em grupo atinge seus objetivos de ensino, dados os problemas que surgem em algumas turmas e a dificuldade de administrar algumas atividades. Então por que algumas turmas e/ou alguns grupos trabalham melhor do que outros, elaborando um produto final de melhor qualidade? Por que algumas atividades de trabalho em grupo são mais bem-sucedidas do que outras? É possível elaborar tarefas de trabalho em grupo que resultem em aprendizagem e bons produtos finais em qualquer componente curricular, inclusive Matemática? E isso mesmo em turmas heterogêneas com grande diversidade em todos os sentidos? Elizabeth Cohen e Rachel Lotan respondem a cada uma dessas perguntas, explicando os motivos pelos quais algumas tarefas de trabalho em grupo são um completo fracasso para alguns alunos. Elas também afirmam que é possível elaborar tais tarefas de trabalho em grupo em turmas heterogêneas com bons resultados, tanto no produto final apresentado pelos alunos quanto em outros aspectos. De fato, a metodologia de Trabalho em grupo desenvolvida por elas apresenta os princípios necessários para elaborar tarefas que engajem mais os alunos em turmas heterogêneas em um aprendizado ativo, inclusive aqueles que apresentam dificuldade no componente curricular, sem prejudicar o progresso dos alunos que já possuem níveis adequados de aprendizagem. Além disso, ao compararmos os princípios e possibilidades dessa metodologia com as concepções da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), percebemos que há muitos pontos de acordo. Também, quando analisamos essa metodologia de trabalho em grupo junto a cada uma das competências gerais da BNCC, percebemos que ela permite desenvolver cada uma delas, sem exceção. E visto que permite trabalhar todas as competências gerais, também permite trabalhar as competências socioemocionais que estão incluídas nelas. Para a área de Matemática, o trabalho em grupo de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan permite trabalhar cada uma de suas competências específicas, seja para o Ensino Fundamental, seja para o Ensino Médio. Em vez de precisar desenvolver atividades que trabalhem separadamente as competências específicas da Matemática e as socioemocionais, essa metodologia permite que os alunos trabalhem várias competências socioemocionais enquanto se debruçam sobre tarefas que podem englobar mais de uma habilidade específica desse componente curricular. Portanto, visto que com a implantação da BNCC há a necessidade de proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver não apenas as competências gerais e específicas de seu componente curricular, mas também as competências socioemocionais, esta metodologia apresenta-se como forte aliada do professor para atingir os objetivos de aprendizagem enquanto recupera as defasagens e proporciona oportunidades de aprofundar o conhecimento de seus alunos.
- ItemO uso de mandalas como estratégia para o ensino de simetrias(IFSP, 2020-08-31) Silva, Helaine Pereira da; Carvalho, Henrique Marins deEste trabalho tem por objetivo oferecer aos professores e professoras de Matemática uma proposta de sequência de atividades utilizando Mandalas para estudar simetrias, direcionada ao 7o ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Embasados em princípios da Etnomatemática, apresentamos a importância das Mandalas para a cultura africana e propomos, no ambiente educacional, descobrir a Matemática “escondida” neste objeto, revisitando o desenvolvimento matemático elaborado pelo povo africano que muitas vezes parece inacessível pela presença de uma cultura hegemônica. Partindo das discussões suscitadas por essa pesquisa, indicamos a possibilidade de ensinar simetrias utilizando como estratégia a observação e construção de Mandalas, utilizando como recursos o software Geogebra e o desenho com régua e compasso.
- ItemPensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para pesquisas científicas que contribuam para o aprendizado do que é proposto pela BNCC(IFSP, 2021-03-26) Medeiros, Raquel Guimarães de; Moraes, Gabriela Cotrim deEste trabalho tem como objetivo elencar proposições a partir de autores escolhidos com relação ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico que contribuam para efetivação das indicações propostas na BNCC para a Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta perspectiva traz, a partir de um levantamento bibliográfico, considerações acerca de marcos históricos e pesquisas científicas com relação ao Pensamento Algébrico. Indicando que o trabalho proposto para a Álgebra neste período escolar requer um novo olhar para a metodologia de maneira que esta enfatize a resolução de problemas voltados para padrões e relações, o uso de estratégias pessoais, o compartilhamento e a sistematização de generalizações.
- ItemProjeto integrador sobre educação financeira : contribuições para uma formação integral no ensino médio integrad(IFSP, 2021-01-08) Machado, Susiany Mirela; Gouveia, Riama Coelho; Gouveia, Riama CoelhoGrande parte do tempo de um jovem se passa na escola, tornando-se esta um local fundamental de aprendizagem e desenvolvimento individual e coletivo. Ao questionar sobre a formação oferecida nesses ambientes, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, nota-se que a ênfase principal mantém-se em formar mão de obra operacional para o mercado de trabalho, havendo um empobrecimento de conteúdos e temas de formação geral em favor de uma profissionalização instrumental. Contrapondo essa corrente, controlada pelo mercado capitalista, existe uma proposta de educação profissional de nível médio com a concepção de formação humana integral, baseando-se em todas as dimensões da vida para o processo educativo. Inclusa na perspectiva desta proposta, no contexto do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), o objetivo da pesquisa foi verificar de que forma o desenvolvimento de um Projeto Integrador sobre Educação Financeira, tratando especificamente do sistema imobiliário vigente, pode contribuir para a formação integral de estudantes do ensino médio integrado. A metodologia de pesquisa empregada durante as fases de desenvolvimento e validação do produto educacional foi baseada em elemento da pesquisa-ação, que visa à solução de um problema a partir da ação participativa dos envolvidos no processo. Neste caso, o problema detectado foi a dificuldade que os jovens recém-saídos do ensino médio, e mesmo os adultos de maneira geral, encontram na administração de suas vidas financeiras, não conseguindo mobilizar os conhecimentos matemáticos, históricos e sociais discutidos na escola para a solução de questões da vida cotidiana. Foram, então, desenvolvidas um conjunto de atividades envolvendo professores de matemática, história, sociologia, geografia e especialistas em economia e educação financeira, utilizando de recursos didático-pedagógicos variados, visando a abordagem interdisciplinar do tema e o envolvimento direto e ativo dos estudantes no desenvolvimento do processo ao simularem uma composição familiar com objetivo de organização dos seus recursos financeiros a partir do controle orçamentário. Os resultados obtidos a partir dos questionários aplicados, da observação da pesquisadora, e dos materiais produzidos pelos estudantes, demonstram que o produto contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante o projeto, nas diferentes áreas do conhecimento, e para a formação integral, principalmente no desenvolvimento da capacidade de inter-relação dos vários assuntos relacionados à temática, e pode ser a uma possibilidade de atividade pedagógica contextualizada e interdisciplinar, que ofereçam aos estudantes um maior controle e conhecimento de suas ações em sociedade. Como resultado adicional o projeto contribuiu para a reflexão sobre interdisciplinaridade entre os professores envolvidos, constituindo-se em processo de formação dos docentes e motivação para o desenvolvimento de futuros projetos.
- ItemProposta de ensino reflexiva para o ensino médio integrado sobre o direito ao trabalho(IFSP, 2021-06-24) Oliveira, Sirlei Aparecida Machado de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroO presente trabalho apresenta e discute um produto educacional configurado como uma proposta de ensino reflexiva sobre o direito ao trabalho, destinada ao Ensino Médio Integrado, que relaciona conteúdos de disciplinas do núcleo comum, a saber: Sociologia, Língua Portuguesa e Geografia, à disciplina técnica Gestão Organizacional de Produção e de Pessoas, visando, desta forma, contribuir para efetivação de um ensino, de fato, integrado. A temática norteadora foi o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Almeja-se, com esse produto, que professores vislumbrem caminhos para a integração, favorecedora de uma formação integral aos estudantes, a qual, por sua vez, lhes permita estabelecer relações entre os conteúdos que, tradicionalmente, são explorados de forma segmentada. Partiu-se da hipótese de que a integração não ocorre de forma sistemática e contínua no Ensino Médio Integrado (EMI), a qual foi comprovada pelo relato dos docentes que avaliaram tal proposta didático-pedagógica. Constatou-se que não há abordagem interdisciplinar do tema “direito ao trabalho” nos PPCs e na prática dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos câmpus dos professores participantes da pesquisa. A pertinência do tema e a forma de sua abordagem puderam colaborar para a reflexão dos docentes acerca de uma formação politécnica, aproximando o tema aos saberes dos estudantes e concorrendo para a superação do dualismo histórico da educação profissional.
- ItemSéries geométricas: a quadratura da parábola de Arquimedes e os livros didáticos do ensino básico(IFSP, 2020-09-21) Montanha, Marcos Alexandre dos Santos; Luchetta, Valéria Ostete JannisNeste trabalho apresentamos uma possível abordagem para o ensino da convergência das séries geométricas infinitas por meio do texto da Quadratura da Parábola de Arquimedes. Nosso objetivo foi procurar no texto de Arquimedes argumentos que pudessem ser utilizados para a compreensão do conceito de convergência das séries geométricas em substituição ao uso do conceito de limite, normalmente apresentado de forma superficial nos textos dos livros didáticos dedicados ao ensino básico. Para compor nossas análises, realizamos uma pesquisa histórica, do ponto de vista epistemológico, em busca da compreensão do desenvolvimento dos conceitos que envolvem as séries geométricas. Apresentamos também uma descrição da forma como esses conceitos são abordados nos livros didáticos atuais. Além disso, realizamos uma análise das demonstrações dadas por Arquimedes no seu texto sobre a Quadratura da Parábola nas quais se fez uso das séries geométricas. Concluímos, apresentando uma possível abordagem baseada nos argumentos de Arquimedes para a compreensão da convergência da série geométrica infinita presente em um dos exemplos dos livros didáticos analisados.
- ItemUma proposta de atividades didáticas para o estudo de funções exponenciais baseada na modelagem matemática e em princípios de aprendizagem colaborativa e cooperativa(IFSP, 2020-12-08) Alves, João; Luiz, Mônica Helena RibeiroO presente trabalho propõe uma sequência de atividades a ser desenvolvida junto a alunos da primeira série do Ensino Médio a fim de ensiná-los funções exponenciais. A elaboração dessa sequência esteve pautada na incorporação de princípios de Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa para trabalhos em grupo e em sua integração ao processo de Modelagem Matemática. A inflação foi o tema escolhido como norte tanto por estar presente no dia a dia dos alunos como por se relacionar com a função exponencial no processo de Modelagem Matemática. Em relação aos princípios de Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa, foi realizado um estudo bibliográfico que favorecesse à sua compreensão, destacando ainda as semelhanças e diferenças entre eles. Já os princípios de Modelagem Matemática aplicados neste trabalho estão alinhados com o trabalho de Rodney Carlos Bassanezi (2002). Esperase que a sequência de atividades seja um recurso adicional para o trabalho com funções exponenciais, possibilitando posteriormente um estudo qualitativo quanto aos resultados de sua aplicação.