Turismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Turismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnoturismo no Porto (Portugal): Contexto contemporâneo e perspectivas futuras(2024-06-03) Silva, Gabrielle Zitei Verissimo da; Silva, Isabela Campos da; Santos, Aristides Faria Lopes dosNesta investigação, o Enoturismo é compreendido como vetor para o desenvolvimento da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. Buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais elementos são capazes de influenciar o desenvolvimento do Enoturismo no Porto? Para tanto, realizou-se estudo de caso único com o objetivo geral de identificar a influência de elementos capazes de contribuir para o desenvolvimento do Enoturismo no Porto. O objeto de pesquisa adotado foi o segmento turístico do Enoturismo no contexto do Porto, na atualidade. A investigação possui natureza descritiva com a abordagem de tratamento de dados qualitativa. Enquanto técnicas de coleta de dados, foram empregadas a pesquisa bibliográfica (assistemática) e a pesquisa documental. Entre os resultados, destacam-se roteiros de curta duração, com oferta integrada (positivo), potencial para implantação de exposições ou museus nas propriedades (neutro) e a carência de um sistema de reservas online (negativos).
- ItemArqueoturismo no Parque Natural Municipal Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí (Brasil)(2024-06-03) Ribeiro, Daniel Gonçalves; Silva, Juliane Ribeiro da; Santos, Aristides Faria Lopes dosSítios arqueológicos são locais que revelam vestígios da ocupação humana, como cemitérios e abrigos sob rochas, onde podem ser encontradas pinturas rupestres. O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, Nordeste do Brasil, é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1991) e abriga o registro mais antigo da presença do homem na América do Sul. O presente estudo de caso adotou a Unidade de Conservação “Parque Natural Municipal Pedra do Castelo”, situado no município Castelo do Piauí (PI), Brasil. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como a conservação dos sítios arqueológicos de Castelo do Piauí pode fomentar o turismo local? Para tanto, o estudo adotou o objetivo geral de identificar fatores capazes de influenciar a tomada de decisão relacionada à promoção turística na localidade sob análise. Foram empregadas pesquisa bibliográfica e pesquisa documental enquanto técnicas de coleta de dados. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e a abordagem do tratamento dos dados coletados foi qualitativa. Entre os resultados, destaca-se a importância da conservação dos sítios arqueológicos em Castelo do Piauí para o turismo local sustentável, ressaltando a necessidade de envolvimento da comunidade, conscientização e projetos educativos para proteger e valorizar esses locais históricos.
- ItemTurismo cultural: Estudo de caso sobre o Forte do Itapema, Guarujá (SP), Brasil(2024-07-05) Batista, Anelizia Aparecida; Santos, Aristides Faria Lopes dosA “Fortaleza de Itapema” ou “Forte do Itapema” é uma das edificações mais antigas do país e uma das mais importantes fortalezas que integravam a defesa das Vilas de São Vicente e de Santos, desde a metade do século XVI. A edificação localiza-se em uma pedra rochosa em posição estratégica à margem esquerda do Porto de Santos para, então, vigiar a movimentação nesta localidade a fim de evitar ou combater ataques de piratas e de corsários. É o único monumento histórico localizado no distrito de Vicente de Carvalho, no município de Guarujá (SP). Com isso, devido sua importância histórica, o complexo foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Na atualidade, entretanto, o “Forte do Itapema” encontra-se em total estado de abandono, sem hipótese de visitação.