Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Campus "SERTÃOZINHO"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral : proposta de formação de professore(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-09-17) Freitas, Selma Amaral de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa, de natureza qualitativa – vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) –, parte das seguintes questões: como professores concebem o ensino de literatura e leitura no Ensino Médio Integrado? Que lugar ocupa o ensino da leitura de romances, na sala de aula, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa? Qual a relevância da leitura de romances na promoção de uma formação humanizadora e integral? Como um produto educacional, baseado em atividades voltadas para uma formação humanizadora, poderia subsidiar o docente no ensino da leitura do romance na sala de aula? Na tentativa de responder a esses questionamentos e com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o ensino de literatura e o papel da leitura de romances no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, realizou-se uma coleta de dados, por meio de entrevista narrativa a professores de Língua Portuguesa de cinco câmpus do Instituto Federal São Paulo, em que se constatou que não somente a leitura de romances, mas, também, a leitura literária tem sido deixada à margem nas aulas de literatura, que têm se dedicado à historiografia e aos movimentos de época. A teoria que embasa a pesquisa parte de concepções e legislações que defendem o caráter humanizador sobre o qual deve fundar-se a Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio Integrado, além da compreensão a respeito dos conceitos de literatura e a reflexão acerca da leitura de romances como um direito humano a ser garantido aos estudantes. Após análise dos dados, elaborou-se um Produto Educacional configurado como uma proposta de formação de professores com foco na leitura de romances e constituído de sugestões de atividades de leitura e análise do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto – baseada no dialogismo bakhtiniano e no letramento literário – como um modelo didático a ser desenvolvido em sala de aula. A aplicação da proposta de formação de professores ocorreu por meio de um curso de extensão EaD, oferecido a docentes e licenciandos de Língua Portuguesa e outras áreas, vinculado ao IFSP, por meio da plataforma Moodle. Como resultado, constatouse que o curso supre a carência da formação inicial em modelos de leitura de romances durante as aulas, além de ter promovido um espaço para a discussão entre os pares durante a imersão nas atividades propostas. Observou-se, após a coleta, análise dos dados e a aplicação do Produto Educacional, que os romances não ocupam centralidade nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, os docentes entendem a necessidade da introdução desse gênero nas aulas por ser um meio de promover a formação humanizadora e integral dos estudantes.
- ItemDesenvolvimento de vídeos como recurso didático para o ensino de lógica de programação aplicado na EJA com foco na formação omnilateral(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-08-31) Nascimento, Eliezer Ricardo do; Duarte Filho, Nemésio FreitasHistoricamente a educação profissional teve sua finalidade voltada à qualificação de mão de obra, em detrimento da formação científico-tecnológica e os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. A proposta do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada à Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Sertãozinho, busca a formação técnico-científica, e tem como objetivo formar trabalhadores para além do mercado de trabalho. O curso enfrenta vários desafios tais como: evasão, desmotivação, ausências, entre outros. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas, estimulantes e com formação científica, reconhecendo o conhecimento social e do trabalho, o uso da tecnologia é uma alternativa relevante. Desta forma, o presente trabalho, foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar vídeos didáticos para uso na disciplina de Lógica de Programação, com o uso de uma didática que associe vídeos aos conceitos de algoritmo em uma perspectiva omnilateral, relacionando a área técnica com algumas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de algumas competências do curso Técnico em Mecânica e o cotidiano do público da Educação de Jovens e Adultos – EJA, proporcionando um recurso educacional complementar à formação dos alunos. Os vídeos utilizados expressam situações do cotidiano e do trabalho destes alunos, evidenciando algoritmos para resolução de problemas. A pesquisa é classificada como qualitativa, de natureza aplicada, fazendo uso de alguns recursos quantitativos, com objetivo explicativo, aplicando o procedimento em estudo de caso e utilizando uma revisão bibliográfica. Para validação, o Produto educacional foi aplicado no segundo ano do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada EJA, e, de forma complementar, foi aplicado um questionário aos docentes da área de tecnologia, e assim concluindo a coleta de dados através de formulário on-line. Os resultados obtidos permitiram considerar que o produto educacional pode motivar os alunos e auxiliar na compreensão dos conceitos básicos da Lógica de Programação em um contexto omnilateral.
- ItemEnsino de empreendedorismo na educação profissional e tecnológica: proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-05-28) Prado, Camilo Oliveira; Dias, André LuísA aprendizagem baseada em empreendedorismo é proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cujos alunos têm entre 14 e 18 anos de idade. Adotando-se como referencial teórico o conceito de educação profissional e tecnológica, realiza-se uma análise da legislação federal de empreendedorismo, uma revisão bibliográfica de ensino de empreendedorismo e uma classificação de livros didáticos de empreendedorismo. Um dos resultados aponta que a legislação, a pesquisa acadêmica e os materiais didáticos de empreendedorismo tratam o empreendedorismo como uma atividade prática da vida adulta e fomentam um ensino de empreendedorismo que têm como público predominante o estudante universitário; outro resultado consiste na descoberta de experiências marginais a esse modelo de ensino de empreendedorismo. Os resultados são explorados para o desenvolvimento e validação de um produto educacional em formato de ebook, cuja proposta, chamada aprendizagem baseada em empreendedorismo, transforma o empreendedorismo em fonte de ferramentas de ensino e aprendizagem das matérias escolares. A avaliação do ebook por professores de cursos técnicos integrados ao ensino médio permite sustentar que a aprendizagem baseada em empreendedorismo é plausível na prática, inaugura oportunidades de pesquisa, contribui para o aperfeiçoamento da educação profissional e tecnológica e serve como conceito explicativo de experiências de ensino de empreendedorismo alternativas ao modelo dominante nas universidades.
- ItemInclusão de surdos na educação profissional e tecnológica por meio de vídeo instrucional(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-05) Souza, Keller Batista de; Gouveia, Riama CoelhoA comunidade surda nos últimos anos tem travado uma luta pelo direito à oferta de uma educação que contemple suas necessidades linguísticas e culturais. Apesar das leis que garantem a inclusão linguística do aluno surdo em escolas inclusivas, na prática o aluno surdo sofre com a falta de recursos pedagógicos e preparação por parte das escolas em suas necessidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, teve como objetivo geral contribuir para a efetiva inclusão do aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica - EPT por meio de um vídeo instrucional. Para atingir o objetivo geral, o presente estudo teve como objetivo específico desenvolver um estudo de caso sobre os benefícios da produção de um vídeo de introdução à HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto") elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, e avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. No processo de pesquisa foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados a docentes da EPT e entrevista com alunos surdos; os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram a falta de adequação das instituições de ensino envolvidas na pesquisa para a recepção dos estudantes surdos, especialmente no que trata dos recursos didáticos destinados a esse público e, por outro lado, demonstraram que as técnicas visuoespaciais empregadas no vídeo favoreceram a inclusão do estudante surdo na educação profissional e tecnológica, contribuindo tanto para a aprendizagem dos conteúdos específicos quanto para o desenvolvimento de sua autonomia.
- ItemProjeto integrador sobre educação financeira : contribuições para uma formação integral no ensino médio integrad(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-08) Machado, Susiany Mirela; Gouveia, Riama Coelho; Gouveia, Riama CoelhoGrande parte do tempo de um jovem se passa na escola, tornando-se esta um local fundamental de aprendizagem e desenvolvimento individual e coletivo. Ao questionar sobre a formação oferecida nesses ambientes, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, nota-se que a ênfase principal mantém-se em formar mão de obra operacional para o mercado de trabalho, havendo um empobrecimento de conteúdos e temas de formação geral em favor de uma profissionalização instrumental. Contrapondo essa corrente, controlada pelo mercado capitalista, existe uma proposta de educação profissional de nível médio com a concepção de formação humana integral, baseando-se em todas as dimensões da vida para o processo educativo. Inclusa na perspectiva desta proposta, no contexto do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), o objetivo da pesquisa foi verificar de que forma o desenvolvimento de um Projeto Integrador sobre Educação Financeira, tratando especificamente do sistema imobiliário vigente, pode contribuir para a formação integral de estudantes do ensino médio integrado. A metodologia de pesquisa empregada durante as fases de desenvolvimento e validação do produto educacional foi baseada em elemento da pesquisa-ação, que visa à solução de um problema a partir da ação participativa dos envolvidos no processo. Neste caso, o problema detectado foi a dificuldade que os jovens recém-saídos do ensino médio, e mesmo os adultos de maneira geral, encontram na administração de suas vidas financeiras, não conseguindo mobilizar os conhecimentos matemáticos, históricos e sociais discutidos na escola para a solução de questões da vida cotidiana. Foram, então, desenvolvidas um conjunto de atividades envolvendo professores de matemática, história, sociologia, geografia e especialistas em economia e educação financeira, utilizando de recursos didático-pedagógicos variados, visando a abordagem interdisciplinar do tema e o envolvimento direto e ativo dos estudantes no desenvolvimento do processo ao simularem uma composição familiar com objetivo de organização dos seus recursos financeiros a partir do controle orçamentário. Os resultados obtidos a partir dos questionários aplicados, da observação da pesquisadora, e dos materiais produzidos pelos estudantes, demonstram que o produto contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante o projeto, nas diferentes áreas do conhecimento, e para a formação integral, principalmente no desenvolvimento da capacidade de inter-relação dos vários assuntos relacionados à temática, e pode ser a uma possibilidade de atividade pedagógica contextualizada e interdisciplinar, que ofereçam aos estudantes um maior controle e conhecimento de suas ações em sociedade. Como resultado adicional o projeto contribuiu para a reflexão sobre interdisciplinaridade entre os professores envolvidos, constituindo-se em processo de formação dos docentes e motivação para o desenvolvimento de futuros projetos.
- ItemProposta de ensino reflexiva para o ensino médio integrado sobre o direito ao trabalho(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-24) Oliveira, Sirlei Aparecida Machado de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroO presente trabalho apresenta e discute um produto educacional configurado como uma proposta de ensino reflexiva sobre o direito ao trabalho, destinada ao Ensino Médio Integrado, que relaciona conteúdos de disciplinas do núcleo comum, a saber: Sociologia, Língua Portuguesa e Geografia, à disciplina técnica Gestão Organizacional de Produção e de Pessoas, visando, desta forma, contribuir para efetivação de um ensino, de fato, integrado. A temática norteadora foi o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Almeja-se, com esse produto, que professores vislumbrem caminhos para a integração, favorecedora de uma formação integral aos estudantes, a qual, por sua vez, lhes permita estabelecer relações entre os conteúdos que, tradicionalmente, são explorados de forma segmentada. Partiu-se da hipótese de que a integração não ocorre de forma sistemática e contínua no Ensino Médio Integrado (EMI), a qual foi comprovada pelo relato dos docentes que avaliaram tal proposta didático-pedagógica. Constatou-se que não há abordagem interdisciplinar do tema “direito ao trabalho” nos PPCs e na prática dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos câmpus dos professores participantes da pesquisa. A pertinência do tema e a forma de sua abordagem puderam colaborar para a reflexão dos docentes acerca de uma formação politécnica, aproximando o tema aos saberes dos estudantes e concorrendo para a superação do dualismo histórico da educação profissional.