Navegando por Autor "Menin, Olavo Henrique"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA contribuição do ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação omnilateral no ensino médio integradoMaestro, Rosana Cristina Cancian
- ItemAnais do VII Congresso de Pós-Graduação do IFSP: VII CONPOG: de 21 e 22 de junho de 2024(2024-06-21) Adami, Paulo Sérgio; Menin, Olavo Henrique; Martinez, Alexandre S.; Ozaki, Adalton Masalu; Silva, Francismeire Neves da; Silva, Isabel Cristina da; Negreiros, Miriam Vidal de; Berenguel, Orlando Leonardo; Moura, Suzana Cristina Andrade; VII Congresso de Pós-Graduação do IFSP: VII CONPOG: de 21 e 22 de junho de 2024Prezadas leitoras e prezados leitores, é com grande satisfação que a Comissão Organizadora realiza a publicação dos Anais do 7º Congresso de Pós-Graduação do IFSP. O Conpog é um evento científico multidisciplinar promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP e tem por objetivo primordial o compartilhamento de experiências entre nossa comunidade acadêmica e de outras instituições de ensino vinculadas à pós-graduação. Nesta edição foram aceitas pesquisas em nível de pós-graduação, já concluídas ou em andamento, em todas as áreas do conhecimento. A edição de 2024 foi realizada em parceria com o IFSP Câmpus São Paulo nos dias 21 e 22 de junho, e possibilitou a interlocução entre discentes e pesquisadoras(es) dos cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu do IFSP e de outras instituições de ensino, contribuindo para o avanço da divulgação do conhecimento gerado na pós-graduação. Os trabalhos foram apreciados pelo comitê científico do evento constituído por mestras, mestres, doutoras e doutores com ampla experiência e com pesquisas em nível de pós-graduação. Foram 130 pesquisas enviadas para avaliação, resultando em 85 trabalhos aprovados e 75 trabalhos apresentados no decorrer do evento. A diversidade de temas propiciou a organização das apresentações em quatro eixos temáticos: Engenharias; Tecnologia e Gestão Estratégica; Educação e Ensino e Ciência, Tecnologia e Sociedade. Este formato foi decisivo para viabilizar e garantir a troca de pesquisas entre as(os) participantes do evento e para fortalecer a interação entre os temas apresentados. Além das pesquisas apresentadas pelos estudantes de pós-graduação de vários Câmpus do Instituto Federal de São Paulo, contamos com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por docentes e estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), FATEC Campus São Carlos, Centro Paula Souza, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Universidade Paulista (UNIP) e Universidad Nacional Mayor de San Marcos,Lima, Peru. A equipe organizadora agradece às mediadoras e aos mediadores dos painéis, às servidoras e aos servidores docentes, técnico-administrativos e, sobretudo, a participação de discentes do Instituto Federal de São Paulo e das demais instituições de ensino pela apresentação de suas pesquisas, o que assegurou um enriquecimento significativo do evento.Que a leitura dos Anais desperte ainda mais o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento científico!
- ItemDesenho técnico mecânico: utilização de massa de modelar na aprendizagem das vistas ortogonais visando à formação politécnica no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 27/07/2020) Damião, Marcelo Santos; Menin, Olavo HenriqueAtualmente, o mundo do trabalho necessita de profissionais que, além das capacidades tecnológicas e científicas, tenham também domínio em comunicação, cultura, moral e envolvimento social, isto é, ter formação politécnica. É notório que, ao ingressar no Ensino Médio Integrado, os alunos matriculados na disciplina de Desenho Técnico apresentem dificuldades na interpretação de vistas ortogonais, principalmente devido à pouca habilidade de visualização espacial desenvolvida no ensino fundamental, podendo prejudicá-lo em sua formação politécnica plena. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com a formação politécnica do estudante, um dos pilares da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), aprimorando sua habilidade para desenhar e interpretar desenhos técnicos. Para isso, desenvolveu-se um Produto Educacional constituído por uma sequência didática sobre as vistas ortogonais, que envolve a manipulação de massa de modelar combinada com o uso de softwares de desenho técnico. Para avaliar o produto, a sequência foi aplicada na disciplina de Desenho Assistido por Computador (DAC) do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Avaré. Os dados foram coletados por meios de questionários e das atividades desenvolvidas pelos estudantes e trabalhados quanti-qualitativamente à luz das teorias cognitivas de ensino-aprendizagem, em consonância com o intenso uso de habilidades cognitivas complexas exigidas no desenho técnico. Por fim, a análise dos resultados constatou a relevância da sequência didática, pois fortaleceu, por exemplo: autonomia, autoconfiança, criatividade, a crítica e a compreensão da importância do desenho técnico mecânico tanto para sua vida profissional com pessoal. Assim, nossa proposta de Produto Educacional é viável para o Ensino Médio Integrado, não somente para a aprendizagem das vistas ortogonais no desenho técnico mecânico, como também contribuir para a formação politécnica do aluno.
- ItemO uso da música em EPT: uma oficina pedagógica no ensino médio integradoOLIVEIRA, Edgar Flávio de
- ItemSequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral(IFSP, 17/08/2020) Araújo, Paola Eduarda de; Menin, Olavo HenriqueAs arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidas por artrópodes hematófagos durante o repasto sanguíneo. Doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya são arboviroses que possuem em comum o mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti - e são consideradas um grande problema de saúde pública no mundo, podendo discutido dentro do escopo de temas sociocientíficos. Apesar de haver investimentos do governo em campanhas de combate ao vetor, estas acabam se tornando ineficientes por não sensibilizarem adequadamente a população. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar, acompanhar e analisar os efeitos de uma sequência didática possuindo como princípio pedagógico a pesquisa. Tal pesquisa foi aplicada aos alunos do 4º ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio ? Química do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Sertãozinho, com o intuito de contribuir para a sensibilização, a cidadania e prática social deste aluno, além de contribuir para a sua criticidade e formação integral. Os dados coletados foram trabalhados quanti-qualitativamente e as análises dos resultados constataram que a proposta da sequência didática foi significativa tornando esse produto educacional um instrumento importante para permitir o contato do aluno com o tema desenvolvido, da teoria com a prática e contribuir, deste modo, para a sua criticidade, interação com sua comunidade e participação social, podendo ser utilizado por diferentes disciplinas que buscam contribuir para a formação integral dos alunos.