Navegando por Autor "La Luna, Alexandre"
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- ItemA responsabilização do indíviduo no fracaso escolar durante o ensino fundamental: anos iniciais(2024-06-26) Vieira, Ludmila Pantano; La Luna, AlexandreSegundo o UNICEF, atualmente o fracasso escolar é um tema complexo e que se dá pela combinação de três fatores: reprovação, abandono e distorção da idade-série. Esses fatores, somados ou isoladamente, acabam afetando mais alguns grupos específicos: meninos, povos indígenas, negros e pessoas com deficiência. No ano de 2019, considerando escolas municipais e estaduais do Brasil, só a região sudeste teve 138.084 estudantes reprovados, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, o que equivale a 3,1% dos estudantes da região. A proposta central desta pesquisa é conhecer a relação entre o fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e o sistema educacional. Serão analisados os conceitos de fracasso escolar através de abordagens individualizadoras e reducionistas, que atribuem a culpa do fracasso exclusivamente ao indivíduo, com foco principal no estudante, negligenciando o impacto dos métodos de ensino adotados e suas possíveis consequências nesses casos. Será feita uma revisão bibliográfica sobre a temática para se conhecer, desde o conceito de fracasso escolar e as variáveis envolvidas dentro e fora da escola e o papel dos agentes educacionais na mediação diante dessa problemática. Assim, pretende-se ir além de uma visão simplista que coloca toda a responsabilidade no estudante, investigando como o sistema escolar pode influenciar e contribuir para o fracasso. É essencial compreender a complexidade desse problema para propor abordagens mais abrangentes e efetivas, que levem em consideração não apenas o indivíduo, mas também o ambiente educacional e as práticas pedagógicas adotadas.
- ItemUtilização de rede social como ambiente virtual de aprendizagem de temas biológicos para alunos de ensino médio em Sorocaba-SP(Universidade de São Paulo (USP), 2023-09-20) La Luna, Alexandre; Ferreira, Rita de Cássia CaféO projeto Adote é uma plataforma que vem, desde 2013, utilizando a rede social Facebook para ensinar tópicos de microbiologia a alunos de graduação do ICB-USP. Em 2019, a metodologia “Adote um Microrganismo" passou a ser aplicada a alunos do 2o ano do ensino médio integrado ao técnico em administração de empresas do Instituto Federal de São Paulo, campus Sorocaba, como parte deste trabalho de pós-doutorado. Durante a realização do "Adote um Microrganismo" os alunos foram distribuídos em grupos que adotaram diferentes microrganismos: vírus, bactérias, fungos, protozoários ou arqueias. Após a criação dos grupos e, em paralelo às aulas teóricas previstas no plano de ensino, os alunos responderam a desafios propostos pelo professor da turma, postados semanalmente em grupos fechados do Facebook. Os três primeiros desafios continham temas gerais de Microbiologia e eram iguais para todos os grupos. Já os três últimos desafios eram diferentes e específicos para cada microrganismo adotado. A partir das respostas dos alunos, iniciava-se uma discussão nos grupos do Facebook, com o intuito de aprofundar as temáticas trabalhadas, bem como realizar a correção de eventuais erros conceituais. Essa discussão era mediada por alunos de graduação e pós-graduação que haviam atuado no Adote anteriormente e tinham a supervisão do professor da turma. Ao término do período de postagens e discussões, os alunos prepararam a apresentação de seminários e/ou um material de divulgação voltado ao público leigo, a fim de compartilhar os conceitos aprendidos durante a realização do Adote. Como parte do projeto, ainda houve um curso de difusão para os alunos conhecerem na prática os temas discutidos no Facebook e que pudessem ser observados a partir de visitas guiadas a laboratórios do ICB-USP. Foram aplicados questionários anônimos para que os alunos pudessem indicar o que sabiam sobre o microrganismo estudado antes, durante e após o projeto. Os dados demonstraram uma significativa aquisição de vocabulário científico após o término do projeto, com ganhos mantidos inclusive decorridos cinco meses do projeto. Também foram apontadas vantagens do Adote quanto à manutenção da rede de amigos e da continuidade dos estudos, principalmente quando se deu a suspensão das aulas devido à pandemia de Covid19 em 2020, mostrando ser um grande aliado no auxílio no ensino remoto. O projeto Adote se mostrou ainda um importante meio de aproximação entre o mundo da Universidade e da escola pública, com ganhos paratodos os envolvidos.