Navegando por Autor "Herrera, Cristhiano da Costa"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise comparativa de métodos de PVD na produção de revestimentos superficiais de alta qualidade: um estudo detalhado dos processos de evaporação e Sputtering(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-15) Mascai, Fábio Augusto Amaral; Gianelli, Bruno Fernando; Herrera, Cristhiano da Costa; Silva, Edmilson Antonio daA Deposição Física de Vapor (Physical Vapor Deposition -PVD) é uma técnica amplamente utilizada para a aplicação de revestimentos finos em uma variedade de substratos. Este estudo visa explorar osdiversos tipos de reatores de PVD e sua influência na qualidadee desempenho dos revestimentos produzidos.Nessepresente trabalhamos, analisamosdiferentes métodossendo eles, Evaporatione Sputtering, identificando suas características, forma de trabalho e impacto nas propriedades dos filmes depositados,vantagens e desvantagens.Considerados como os parâmetrosrelacionados apressão, temperatura, taxa de deposição, e composição do vapor,durante o processo,impactamno resultadofinal. Ao final da pesquisa, foipossível destacar as melhoresopçõesdependendo da sua aplicação.
- ItemAnálise das fontes de energia do Brasil no contexto dos veículos elétricos e de combustão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-06) Guerra, Claudinei; Herrera, Cristhiano da CostaEste trabalho explora a relação entre a utilização de carros elétricos e carros a combustão no Brasil. O Brasil,como muitos países em desenvolvimento, está em uma encruzilhada energética. A dependência de combustíveis fósseis, especialmente para transporte, é uma grande preocupação ambiental e econômica.Oscarros elétricos, que são alimentados por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis, oferecem uma alternativa promissora. Eles são mais eficientes, produzem menos emissões de gasesde efeito estufa e podem ser alimentados por energia renovável. No entanto, a adoção de carros elétricos no Brasil tem sido lenta devido a vários desafios. Estes incluem o alto custo dos veículos elétricos, a falta de infraestrutura de recarga e a falta de políticas governamentais de incentivo.Por outro lado, os carros a combustão, que funcionam com gasolina, diesel ou etanol, são atualmente maioriano Brasil. Embora sejam menos eficientes e mais poluentes do que os carros elétricos, eles são mais acessíveis e têm uma infraestrutura de abastecimento bem estabelecida.O trabalhoanalisa essas questões em detalhes, explorando as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de veículos. Em última análise, o trabalhoconclui que, embora os carros elétricos tenham um grande potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufae melhorar a segurança energética do Brasil, são necessárias políticas robustas e investimentos significativos para superar os desafios à sua adoção.
- ItemAs vantagens da baterias de lítio: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-06) Alves, Libni Momberg; Herrera, Cristhiano da Costa; Goulart, Pedro Roberto; Rodrigues, Weliton do CarmoAs baterias de composição de Lítio podem contribuir com a melhoria de eficiência energética e por isso foi o objeto desse estudo. O objetivo é mostrar as principais características da bateria de Lítio em relação às demais baterias, explanar sobre o Sistema de Gerenciamento da bateria (BMS) que se torna necessário quando feita a utilização das células de íons de Lítio. Realizando um comparativo com a bateria de Chumbo numa aplicação para armazenamento de energia solar em termos de capacidade de armazenamento de energia, tempo de garantia, quantidade de ciclos, peso e custos percebeu-se que a bateria de Lítio se saiu superior em todos os aspectos, exceto no custo e comprovando a viabilidade e o vasto campo ainda a ser explorado com o uso dessa tecnologia.
- ItemControle de vazão em canais microfluídicos através de pressão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 26/09/2014) Herrera, Cristhiano da Costa; Mori, Ricardo NaokiEste trabalho mostra os resultados obtidos no desenvolvimento de três circuitos microfluídicos, com a finalidade de se obter um controle de vazão em malha aberta, que permitam desenvolver algumas aplicações práticas que dependam deste controle. A vazão gerada é obtida por diferença de pressão entre a entrada e a saída do sistema. Pulsos laser ultracurtos, de poucas dezenas de femtossegundos, foram utilizados para usinagem de microcanais em vidro óptico borosilicato (BK7) na construção dos circuitos microfluídicos. O primeiro sistema é composto de um substrato de vidro BK7 contendo microcanais, por onde circulam os líquidos e o controle de vazão desses líquidos é feito através da movimentação dos êmbolos de seringas contendo os líquidos, acopladas aos microcanais por finas mangueiras. A movimentação desses êmbolos é feita por eixos com deslocamentos micrométricos acoplados a motores de passo através de um sistema de polias e correias dentadas. O segundo sistema é composto de um substrato de vidro BK7 contendo microcanais, por onde circulam os líquidos e o controle de vazão desses líquidos é feito por uma eletroválvula pneumática acoplada na entrada do sistema que permite ou não a passagem de ar pressurizado provocando a movimentação dos fluidos. O terceiro sistema é composto de dois substratos de vidro BK7 contendo microcanais usinados a laser, onde o primeiro deles, por onde circulam os líquidos é aqui denominado de “circuito base” e o segundo que possibilita o controle do fluxo desses líquidos é denominado “circuito de controle”. Entre os dois substratos é utilizada um fina película de polidimetilsiloxano (PDMS), um polímero de baixo custo bastante flexível, cuja movimentação é controlada por uma eletroválvula pneumática acoplada ao circuito de controle permitindo ou não a movimentação dos líquidos pressurizados contidos no circuito base. O controle dos motores de passo do primeiro sistema, bem como da eletroválvula dos sistemas com ar pressurizado são feitos utilizando uma placa microcontrolada do Arduino.
- ItemDesenvolvimento de um robô cartesiano industrial acionado por eletropneumática ou CLP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-30) Santos, Arthur Rodrigues dos; Dias, Jefferson Aparecido; Herrera, Cristhiano da Costa; Oliveira, Wlademir Reginaldo deA automação pode ser considerada um dos pilares da indústria no mundo moderno. O robô industrial é uma das tecnologias mais utilizadas atualmente; capaz de executar tarefas complexas com alto nível de precisão. Por conta disso, existe uma crescente demanda por profissionais que sejam qualificados para lidar com este tipo de equipamento, e em um mercado extremamente competitivo, é imprescindível que instituições de ensino ofereçam aos discentes o conhecimento para que possam solucionar os mais diversos problemas nesta área. O objetivo deste trabalho é aproximar os discentes matriculados no IFSP -Campus Itapetinga no tema de automação e robótica industrial, através da utilização deste robô cartesiano em um sistema onde o aluno executará o conteúdo teórico aprendido em sala de aula para fixação dos conceitos adquiridos. Para isto, o desenvolvimento do robô foi realizado através dos softwares SolidWorks, FluidSim-P, EZOPCe SimaticManagerS7-300, utilizados para o desenho tridimensional do projeto, criação e simulação dos diagramas pneumáticos e eletropneumáticos, comunicação entre softwares e para a programação do CLP em linguagem ladder, respectivamente.
- ItemEficiência energética no consumo de ar comprimido em sistemas pneumáticos industriais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Vieira, Otávio Augusto Pinto; Herrera, Cristhiano da Costa; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Oliveira, Wlademir Reginaldo deA eficiência energética dentro de um sistema de ar comprimido gera muitos benefícios em uma unidade fabril, como a redução do uso de recursos ambientais e redução de custos tão importantes nos dias atuais. Entre as inúmeras maneiras de melhorar a eficiência energética algumas serão abordados nesse trabalho, como a redução de orifícios que realizam sopros e ciclos contínuos ou intermitentes que permitiu uma redução no consumo acima de 50% nos equipamentos modificados. Outro método utilizado para melhoria foi a redução da pressão de trabalho em um equipamento sem acarretar modificações na velocidade e no tempo de ciclo da máquina que possibilitou uma redução no consumo acima de 25% e, por último, a substituição de geradores de vácuo que funcionam a partir do efeito Venturi por bombas de vácuo para aplicações locais que permitiram uma redução na energia consumida acima de 45%. A partir destas ações, o consumo de ar comprimido foi reduzido propiciando uma melhor eficiência energética.
- ItemEstudo de um motor PSI 2.4L bicombustível de uma empilhadeira Yale GP070VX e análise de falha(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-16) Monteiro, Wallasse Gleison Romão; Santos, Rafael dos; Herrera, Cristhiano da Costa; Gianelli, Bruno FernandoEste trabalho teve como objetivo investigar a causa da falha de um motor de empilhadeira movido a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), um tipo de motor amplamente utilizado devido à sua eficiência e menor impacto ambiental. A falha ocorreu após apenas 204 horas de uso. A importância deste estudo está na necessidade de melhorar a operação, manutenção e confiabilidade desses motores, essenciais para a continuidade das operações de movimentação de cargas. A investigação incluiu uma análise detalhada das condições do motor, abrangendo inspeção visual de componentes, medição de alinhamentos e avaliação dos níveis de lubrificação. Foram identificadas três anomalias principais: baixo nível de óleo, correia desajustada e uma anormalidade na polia do comando de válvulas, que não se movimentava corretamente e apresentava desgaste. Embora a causa-raiz da falha não tenha sido determinada com precisão, o estudo ressaltou a importância da manutenção preventiva, como a verificação regular do nível de óleo e o ajuste adequado da correia. Este trabalho contribui para o avanço do conhecimento técnico na área e oferece insights valiosos para a indústria que utiliza empilhadeiras movidas a GLP.
- ItemInfluência do ângulo de inclinação dos painéis fotovoltaicos na geração de energia elétrica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-07) Vaz, Diego Rochel; Herrera, Cristhiano da Costa; Carvalho, Fabio de Oliveira; Varasquim, Francisco Mateus Faria de AlmeidaA energia solar é uma forma de energia renovável que vem sendo utilizada atualmente, mas que ainda possui margem para melhorar a eficiência na transformação da energia solar em energia elétrica. Um dos parâmetros importantes na eficiência dos sistemas fotovoltaicos é o ângulo de inclinação de um painel solar. Este trabalho tem o objetivo de gerar uma análise observando a geração de energia elétrica em um painel solar nos ângulos de inclinação de 0°, 23,6° e 50°. Os ensaios foram realizados em novembro com auxílio de dois multímetros responsáveis por registrar variações de corrente e tensão conforme o módulo variava sua angulação, os resultados apresentados apontam que o ângulo de 50° e 23,6° são mais eficientes na geração de energia elétrica do que o ângulo de 0° para os horários ensaiados. Com a realização dos testes, outra constatação foi que as nuvens têm impacto significativo na quantidade de energia elétrica gerada pelo painel e o tipo de radiação que incide sobre a placa também apresenta efeitos sobre a geração de energia elétrica.
- ItemManutenção preventiva em frota: controle e procedimentos para revisões em veículos do ciclo Otto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-03) Fogaça, Marcus Vinicius Seabra; Herrera, Cristhiano da Costa; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno FernandoNo cenário atual com a competividade entre as empresas, os conceitos de manutenção tendem a ser estudados e aplicados com a finalidade de utilizar de forma eficiente seus conceitos, uma vez que afetam diretamente os custos das empresas. No controle dos veículos da frota da empresa a gestão da manutenção preventiva é importante pois reduz os custos com as manutenções corretivas e diminui a quantidade de paradas inesperadas permitindo a disponibilidade integral da frota de veículos. Os veículos funcionando corretamente, contribuem com a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes, como a emissão de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), entre outros... Esses gases em geral são gerados na combustão incompleta do combustível. Com os veículos revisados e regulados, a emissão desses gases é reduzida e permite a minimização do consumo de combustível. O presente trabalho, visa o desenvolvimento, estruturação e controle para uma gestão de manutenção preventiva, utilizando planilhas para controle, checklist de manutenção preventiva, e procedimentos bem definidos e estruturados.
- ItemProjeto de uma unidade hidráulica para uma prensa de conformação de pastilhas de freio(IFSP, 2021-12-02) Nascimento, Luiz Paulo; Herrera, Cristhiano da Costa; Santos, Rafael dos; Dias, Jefferson AparecidoEste trabalho se refere ao projeto de uma unidade hidráulica para aplicação em uma prensa de conformação de pastilhas de freio. O objetivo é servir como um manual básico de dimensionamento de unidades hidráulicas para técnicos que possuem conhecimento básico em hidráulica industrial e seus componentes. Inicialmente foram abordados os princípios físicos que regem os componentes e sistemas hidráulicos, em seguida, uma descrição dos principais componentes hidráulicos e suas aplicações, configuração de um sistema para a aplicação apresentada, dimensionamento e seleção de componentes, comparação de orçamentos entre os principais fornecedores do mercado e a conclusão com consolidação e verificação das instruções baseadas na prática.