Navegando por Autor "D'Almeida, Joice"
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- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemAs concepções sobre o Teorema Fundamental da Aritmética de professores de Matemática da rede pública paulista, sob o olhar da teoria APOS(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021-09-02) D'Almeida, Joice; Bianchini, Barbara Lutaif; Lima, Gabriel Loureiro de; Oliveira, Gerson Pastre de; Paiva, Maria Auxiliadora Vilela; Resende, Marilene RibeiroEsta tese tem por objetivo investigar as concepções e os conhecimentos de professores de Matemática, atuantes na rede estadual paulista a respeito do Teorema Fundamental da Aritmética, que é um tema integrante da Teoria Elementar dos Números. O trabalho, desenvolvido no contexto de uma pesquisa qualitativa, contou com a participação de eis professores de Matemática voluntários e atuantes na rede pública paulista. A fundamentação teórica da pesquisa se deu à luz da teoria APOS, de Ed Dubinsky, que descreve o caminho para a construção de conceitos matemáticos, por meio de mecanismos mentais – interiorização, encapsulação e tematização – e estruturas mentais, também Chamadas de concepções – Ação, Processo, Objeto e Esquema. Elaborou-se uma Decomposição Genética , elemento componente da teoria utilizada, em que se descreveu as possíveis construções mentais que um indivíduo constrói para a compreensão do Teorema Fundamental da Aritmética e de conceitos vinculados a ele. Como teoria auxiliar na análise dos conhecimentos revelados pelos professores, baseou - se no modelo teórico do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática, o MTSK. Para a produção de dados, elaborou - se um documento contendo questões sobre sua formação, sua experiência profissional e seu entendimento sobre a Teoria dos Números, para a caracterização dos participantes e outro, contendo seis questões sobre conceitos relacionados ao Teorema Fundamental da Aritmética , que foram respondidos pelos professores. Posteriormente, realizou - se uma entrevista semiestruturada com cada docente, com intervenção nos registros anteriormente realizados, buscando analisar a compreensão sobre elementos como os conceitos de múltiplo e divisor, sobre a unicidade da decomposição em fatores primos e sobre a utilização desta representação em contextos internos e externos à temática central. Os resultados indicam que alguns dos participantes apresentam dificuldades na definição de múltiplos e divisores e a maioria não reconheceu a unicidade da decomposição em fatores primos. Além disso, para este grupo de docentes, as propriedades provenientes desta representação são pouco consideradas para a decisão sobre a divisibilidade e o ser múltiplo de um número inteiro, sendo as estratégias dominantes a utilização do procedimento da divisão com resto zero e os critérios de divisibilidade. Acredita-se que os resultados aqui divulgados trouxeram uma contribuição importante para o escopo de estudos relacionados ao Teorema Fundamental da Aritmética.
- ItemAs contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-27) Oliveira, Rodrigo Dias de; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Toledo, PedroO presente trabalho investiga as contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia ao ensino de matemática, como historicamente o curso de Licenciatura em Pedagogia foi implantado no Brasil, como também as leis que regem a educação básica no Brasil através de revisão bibliográfica. Por se tratar também de um estudo de caso, este trabalho é composto também por pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com duas docentes atuantes na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Os resultados revelam que as críticas quanto à estrutura do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao ensino de matemática são antigos e constantes, evidenciando que apenas o professor pedagogo não pode ser o único responsável pelo ensino da matemática e que no panorama contemporâneo, a formação continuada que nesse estudo específico, não é ofertada pela rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é essencial para a prática docente e o efetivo aprendizado pelos estudantes.
- ItemEducação financeira: uma discussão sobre o impacto de sua implementação na educação básica(IFSP, 2022-11-22) Dib, Alice Susco; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini PanighelEsta pesquisa tem como objetivo discutir a imprescindibilidade da Educação Financeira como parte integrante da formação escolar, sobretudo no cenário contemporâneo brasileiro que, assim como outros países, teve sua economia afetada significativamente pela pandemia do Covid-19. Tal demanda tem sido cada vez mais constantemente reafirmada quando observados os indicadores nacionais relativos à saúde financeira da população. Para o estudo partiu-se da delineação de conceitos com o fito de demonstrar a causa e efeito da educação financeira na sociedade brasileira através de pesquisas qualitativas e quantitativas, a fim de provar sua importância não somente no âmbito acadêmico, mas também suas implicações em ambiente social, de forma a analisar as suas consequências baseando-se em pesquisa e estudos sobre os efeitos encontrados. Sendo capaz de reproduzir não somente os dados, mas apresentar de acordo com estudos de simulações possíveis cenários, o que possibilitou concluir que há diversos motivadores para a inclusão da educação financeira como parte efetivamente integrante da formação básica, não somente visto sob a perspectiva do desenvolvimento financeiro, mas também como fomento ao pensamento crítico, e maior autonomia financeira no contexto social.
- ItemUm levantamento do conhecimento sobre argumentação e provas matemáticas de estudantes ingressantes na licenciatura em matemática(IFSP, 2022-04-14) Nishi, André Jesus Seiji; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Francisco de; D'Almeida, Joice; Chaves, CheienneO desenvolvimento da capacidade de Argumentação e Prova Matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que ele seja capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação às informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados. Assim, este trabalho consiste em apresentar um levantamento do conhecimento da Argumentação e das Provas Matemáticas elaboradas por alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é analisar o conhecimento sobre Argumentação, Demonstração e Provas Matemáticas, relacionados com o tema dos ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal nos estudantes ingressantes na Licenciatura em Matemática. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo problemas da Geometria Euclidiana relacionados com os ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal. O público-alvo foram os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2020, no campus de Itaquaquecetuba do IFSP. A amostra foi de 29 estudantes. Foi feita uma análise coesitiva e descritiva quantitativa/qualitativa com os dados coletados (respostas dos ingressantes). Essa análise mostrou que os ingressantes no curso possuem dificuldades em construir argumentos válidos. Concluiu-se que aqueles estudantes que fizeram uso dos conceitos e técnicas para Argumentação e Provas Matemáticas conseguiram expressar melhor o desenvolvimento realizado nas resoluções dos exercícios.