Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Autor "Magrini, Luciano Aparecido"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA integração das TDIC á educação matemática um estudo sobre o uso de ferramentas digitais e metodologias ativas no ensino e aprendizagem de matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 27/07/2018) Schmitt, Cristina; Magrini, Luciano AparecidoEm uma sociedade largamente impactada por influências tecnológicas capazes de promover melhorias de processos em diversas áreas, espera-se que a educação seja também beneficiada. Em um contexto em que o desempenho do Brasil em Matemática na última edição do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) em 2015 se mostrou insuficiente, este trabalho propõe uma análise investigativa das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), bem como de metodologias ativas híbridas de ensino, e seu potencial pedagógico de alterar essa realidade. Através do relato da implementação das mesmas em uma escola da rede particular de São Paulo, pretende-se analisar dificuldades e benefícios encontrados no processo, para que se possa então versar sobre a possibilidade de escalar o projeto para a rede pública, pensando-se no contexto municipal e estadual de São Paulo, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Dentre algumas ferramentas educacionais que serão abordadas, todas gratuitas, a Google for Education e a Khan Academy terão destaque especial e o enfoque pedagógico envolverá metodologias ativas pautadas no ensino híbrido. Para embasar a discussão de escalabilidade do projeto, será feita uma análise documental de questionários submetidos às Secretarias de Educação municipal e estadual de São Paulo, a fim de caracterizar a atual situação da rede pública, com relação ao uso pedagógico das TDIC. O referencial teórico adotado fundamenta-se no TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), que perpassa pelo entendimento das complexas relações entre conteúdo, práticas pedagógicas e tecnologias em sala de aula. As conclusões desta pesquisa apontam para possibilidades de se explorar o uso de tecnologias de maneira escalar na rede pública, desde que tomadas algumas providências de ordem infraestrutural, operacional e formativa