Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Autor "Dias, André Luís"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de empreendedorismo na educação profissional e tecnológica: proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-05-28) Prado, Camilo Oliveira; Dias, André LuísA aprendizagem baseada em empreendedorismo é proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cujos alunos têm entre 14 e 18 anos de idade. Adotando-se como referencial teórico o conceito de educação profissional e tecnológica, realiza-se uma análise da legislação federal de empreendedorismo, uma revisão bibliográfica de ensino de empreendedorismo e uma classificação de livros didáticos de empreendedorismo. Um dos resultados aponta que a legislação, a pesquisa acadêmica e os materiais didáticos de empreendedorismo tratam o empreendedorismo como uma atividade prática da vida adulta e fomentam um ensino de empreendedorismo que têm como público predominante o estudante universitário; outro resultado consiste na descoberta de experiências marginais a esse modelo de ensino de empreendedorismo. Os resultados são explorados para o desenvolvimento e validação de um produto educacional em formato de ebook, cuja proposta, chamada aprendizagem baseada em empreendedorismo, transforma o empreendedorismo em fonte de ferramentas de ensino e aprendizagem das matérias escolares. A avaliação do ebook por professores de cursos técnicos integrados ao ensino médio permite sustentar que a aprendizagem baseada em empreendedorismo é plausível na prática, inaugura oportunidades de pesquisa, contribui para o aperfeiçoamento da educação profissional e tecnológica e serve como conceito explicativo de experiências de ensino de empreendedorismo alternativas ao modelo dominante nas universidades.