Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT por Autor "Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral : proposta de formação de professore(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-09-17) Freitas, Selma Amaral de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa, de natureza qualitativa – vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) –, parte das seguintes questões: como professores concebem o ensino de literatura e leitura no Ensino Médio Integrado? Que lugar ocupa o ensino da leitura de romances, na sala de aula, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa? Qual a relevância da leitura de romances na promoção de uma formação humanizadora e integral? Como um produto educacional, baseado em atividades voltadas para uma formação humanizadora, poderia subsidiar o docente no ensino da leitura do romance na sala de aula? Na tentativa de responder a esses questionamentos e com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o ensino de literatura e o papel da leitura de romances no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, realizou-se uma coleta de dados, por meio de entrevista narrativa a professores de Língua Portuguesa de cinco câmpus do Instituto Federal São Paulo, em que se constatou que não somente a leitura de romances, mas, também, a leitura literária tem sido deixada à margem nas aulas de literatura, que têm se dedicado à historiografia e aos movimentos de época. A teoria que embasa a pesquisa parte de concepções e legislações que defendem o caráter humanizador sobre o qual deve fundar-se a Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio Integrado, além da compreensão a respeito dos conceitos de literatura e a reflexão acerca da leitura de romances como um direito humano a ser garantido aos estudantes. Após análise dos dados, elaborou-se um Produto Educacional configurado como uma proposta de formação de professores com foco na leitura de romances e constituído de sugestões de atividades de leitura e análise do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto – baseada no dialogismo bakhtiniano e no letramento literário – como um modelo didático a ser desenvolvido em sala de aula. A aplicação da proposta de formação de professores ocorreu por meio de um curso de extensão EaD, oferecido a docentes e licenciandos de Língua Portuguesa e outras áreas, vinculado ao IFSP, por meio da plataforma Moodle. Como resultado, constatouse que o curso supre a carência da formação inicial em modelos de leitura de romances durante as aulas, além de ter promovido um espaço para a discussão entre os pares durante a imersão nas atividades propostas. Observou-se, após a coleta, análise dos dados e a aplicação do Produto Educacional, que os romances não ocupam centralidade nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, os docentes entendem a necessidade da introdução desse gênero nas aulas por ser um meio de promover a formação humanizadora e integral dos estudantes.
- ItemProposta de ensino reflexiva para o ensino médio integrado sobre o direito ao trabalho(IFSP, 2021-06-24) Oliveira, Sirlei Aparecida Machado de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroO presente trabalho apresenta e discute um produto educacional configurado como uma proposta de ensino reflexiva sobre o direito ao trabalho, destinada ao Ensino Médio Integrado, que relaciona conteúdos de disciplinas do núcleo comum, a saber: Sociologia, Língua Portuguesa e Geografia, à disciplina técnica Gestão Organizacional de Produção e de Pessoas, visando, desta forma, contribuir para efetivação de um ensino, de fato, integrado. A temática norteadora foi o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Almeja-se, com esse produto, que professores vislumbrem caminhos para a integração, favorecedora de uma formação integral aos estudantes, a qual, por sua vez, lhes permita estabelecer relações entre os conteúdos que, tradicionalmente, são explorados de forma segmentada. Partiu-se da hipótese de que a integração não ocorre de forma sistemática e contínua no Ensino Médio Integrado (EMI), a qual foi comprovada pelo relato dos docentes que avaliaram tal proposta didático-pedagógica. Constatou-se que não há abordagem interdisciplinar do tema “direito ao trabalho” nos PPCs e na prática dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos câmpus dos professores participantes da pesquisa. A pertinência do tema e a forma de sua abordagem puderam colaborar para a reflexão dos docentes acerca de uma formação politécnica, aproximando o tema aos saberes dos estudantes e concorrendo para a superação do dualismo histórico da educação profissional.