Mestrado em Automação e Controle de Processos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Automação e Controle de Processos por Assunto "Automação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutomação do sistema de ajuste da tensão de ensaio dielétrico sob influência da variação das condições atmosféricas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 27/08/2014) Pinto, Lucas de Oliveira e Silva; Costa, Eduardo Alves daTodos os equipamentos elétricos aplicados em sistemas de alta tensão são submetidos à testes dielétricos como rotina pelo fabricante e de acordo com as prescrições das normas International Electrotechnical Commission (IEC) 60694 e IEC 60060-1. Estas normas preveem a realização de testes dielétricos os quais consistem na aplicação de significativos gradientes de tensão sobre as partes isolantes do equipamento, no sentido de verificar a qualidade destes materiais e dos processos aplicados na fabricação. A execução destes testes deve ser realizada rigorosamente conforme procedimentos estabelecidos na norma do equipamento completamente montado como na condição de serviço e com as superfícies isolantes limpas. Estes procedimentos requerem ajustes nos valores da intensidade da tensão de ensaio, decorrentes da variação das condições atmosféricas do local de ensaio. Neste trabalho é apresentada a análise da influência das condições atmosféricas na tensão de ensaio dielétrico em equipamentos elétricos.Um sistema automático para ajuste e correção da tensão de ensaio é modelado, sendo apresentada uma aplicação industrial para este sistema. Este sistema consiste de sensores para medição das variáveis de entrada, um controlador de posição formado por um motor de passo acoplado a um variador de tensão para ajuste da variável de saída (tensão de ensaio) a ser aplicada sobre o objeto de teste (painel elétrico trifásico). O sistema de controle foi modelado considerando como variáveis de entrada as grandezas pressão, temperatura e umidade, as quais são utilizadas para cálculo do fator de correção Kt e atuando sobre um motor de passo do regulador de tensão e que ajusta linearmente a variável de saída (tensão de ensaio). O modelo utilizado permite a realização dos testes dielétricos com a aplicação rigorosa dos critérios da norma bem como a realização destes testes de forma uniforme. Com a implementação do controlador automático de tensão de ensaio (CATE) na linha de produção será possível reduzir significativamente os tempos de ensaio, assegurar a homogeneidade e qualidade dos resultados.
- ItemOtimização de uma central de controle de motores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 12/09/2017) Serafin, Vitor Matos; Campo, Alexandre BrincalepeO trabalho apresenta o projeto de automação e controle de uma Central de Controle de Motores (CCM). O sistema desenvolvido é usado para controle do bombeamento de água sob pressão, para a alimentação de trocadores de calor industriais e máquinas termodinâmicas do centro técnico de pesquisa e desenvolvimento de motores diesel (BTC) da Cummins Brasil. A solução apresentada tem como objetivo o uso racional e sustentável dos recursos naturais, para economizar energia elétrica e reduzir o consumo de água do sistema. Estes objetivos podem ser atingidos por meio do controle do ciclo de trabalho (duty cycle) dos diversos motores elétricos da aplicação e do controle do setpoint de pressão e da vazão de água nominal do processo, de acordo com a demanda térmica solicitada pelo sistema. O sistema de controle projetado foi desenvolvido para atender à demanda de refrigeração térmica variável do processo. Ressalta-se que o consumo de água é proveniente, em sua maior parte, do arraste de partículas de água por meio dos ventiladores das torres de refrigeração, evaporação e drenagem do sistema. A planta do processo está descrita neste trabalho, onde ficam evidentes as melhorias implementadas no sistema e os resultados obtidos. Após o processamento dos dados, foi constatada uma redução de 40% no consumo de energia elétrica e de 28.8% em água.
- ItemRenovação de células automatizadas aplicadas à vedação e proteção contra batida de pedras na lataria de veículos.(IFSP, 23/06/2015) Rosa, Railson Borba da; Sousa, João Sinohara da SilvaAs montadoras de automóveis têm tradição em automatizar seus processos buscando maior produtividade, qualidade, flexibilidade e melhorias das condições ergonômicas de operação. Dentre as várias etapas produtivas em uma fábrica desse ramo, as atividades de vedação e de proteção contra batidas de pedras nas carrocerias de veículos são responsáveis pela exposição dos operadores a posturas inadequadas por tempo prolongado. Por isso utiliza-se robôs nessas atividades, buscando, com a evolução das tecnologias e dos recursos disponíveis, minimizar o tempo de operação manual nessas condições. Este trabalho analisa a renovação da automação de três células responsáveis pelos processos de vedação e proteção contra batida de pedra, com aumento de capacidade, flexibilização através da adição de novos modelos, implementação de melhorias ergonômicas e redução de consumo de material.