Logística e Operações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Logística e Operações por Assunto "E-commerce"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAspectos operacionais, logísticos e de gestão do comércio eletrônico: análise dos fatores críticos de sucesso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-06-20) Gonçalves, Nairan CamachoAo longo dos anos os consumidores têm mudado seus hábitos de consumo, e o e commerce está se tornando cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Partindo dessa afirmação verificou-se a oportunidade de pesquisar sobre os fatores mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. Os conceitos utilizados nesse trabalho abordam temas como o gerenciamento de operações e logística, e os fatores críticos de sucesso para e-commerce. Para definir esses conceitos foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. A presente pesquisa é classificada como qualitativa e exploratória, tendo como o intuito auxiliar a empresa estudada a ingressar no e-commerce brasileiro, para tal obteve-se um resultado satisfatório, confirmando as proposições teóricas, além de indicar estudos futuros acerca de índices gerenciais e financeiros, bem como oportunidades de melhoria para a empresa pesquisada.
- ItemFrete no e-commerce: fatores que influenciam a escolha do consumidor de smartphones(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-20) Cruzeta , Igor Jordão; Machado da Silva , Fábio NazarenoA logística desempenha um papel fundamental no funcionamento do varejo virtual: hoje é possível adquirir uma imensa variedade de produtos – sem barreiras geográficas –, através da Internet e recebe-los em casa, com fretes cada vez mais rápidos. Este estudo buscou identificar possíveis fatores que influenciam a escolha do consumidor de smartphones sobre o tipo de frete contratado. Um questionário online do tipo survey levantou o perfil dos consumidores e suas impressões quanto ao custo do frete, tempo de entrega e acompanhamento do pedido. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos estatísticos análise de cluster e regressão logística. Os resultados deste estudo apontam que os fatores comportamentais são os que possuem maior influência na escolha do tipo de frete, já os fatores sociodemográficos não tiveram influência, com exceção da faixa etária. A preferência pela marca do aparelho também foi um fator relevante para a escolha do frete. Verificou-se ainda que, para a escolha do frete, as opções grátis e econômica estão associadas ao comportamento de compra racional do consumidor, enquanto o frete expresso atrai pessoas com comportamento de compra impulsiva. O aumento contínuo das cifras movimentadas pelo e-commerce e a expectativa transferida para os serviços logísticos reforçam a necessidade de se compreender melhor os consumidores e suas escolhas de frete.
- ItemO comportamento do consumidor de compras online do setor vestuário em face à pandemia instaurada pela Covid-19(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Almeida, Danila Amorim de; Zampini, Eugenio de FeliceO mundo passa por um de seus piores momentos com a pandemia instaurada pela Covid-19. O contexto econômico está diretamente afetado e as empresas precisam rever suas estratégias de negócio. Este trabalho busca apresentar o comportamento do consumidor do setor vestuário e identificar se houveram mudanças em seus hábitos de compras, verificando a tendência online. Para tal, utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com 31 questões estruturadas e obteve-se 107 respostas. Constatou-se que uma grande parcela dos pesquisados não tem realizado compras no período, mas a motivação é a necessidade somada ao preço e não a pandemia em si, embora as experiências vivenciadas no período de isolamento social acarretem a expectativas de compras futuras utilizando o método online. Um grande limitador para este modelo é o frete e o maior receio é acerca da modelagem da peça não ser adequada.